Dicas para casa ter ambientes integrados

0
162
Uma das boas dicas para casa é integrar os espaços para manter o local bonito, aconchegante e funcional.Foto: Pixabay.com
Uma das boas dicas para casa é integrar os espaços para manter o local bonito, aconchegante e funcional. Foto: Pixabay.com
Entres as dicas para casa, otimizar espaços é fundamental para os moradores

Quer boas dicas para casa? Com a demanda de apartamentos e casas cada vez menores, otimizar o espaço do imóvel tornou-se fundamental para os moradores.

Por esse motivo, é cada vez mais comum os espaços integrados para manter o local bonito, aconchegante e funcional.

Esses ambientes integrados nada mais são do que a união de dois ou mais cômodos no mesmo espaço, dando a impressão de um ambiente maior.

Além disso, os espaços integrados possibilitam mais interação entre as pessoas no local, sem isolamento de pessoas na cozinha ou na varanda.

Dada a necessidade cada vez maior dos moradores por ambientes integrados, veja nesse texto as melhores dicas para deixar sua casa mais flexível e funcional.

1 – Unifique os pisos

A unificação dos pisos é um fator determinante na integração de diferentes cômodos. A razão disso é a sensação maior de amplitude do local, pois o mesmo piso em toda casa dá a impressão de um grande ambiente.

Mas para adotar o mesmo piso em toda casa é preciso atenção, pois alguns revestimentos não são recomendados para certos locais da casa, como pisos de madeira para o banheiro e varanda.

Portanto, escolha materiais como porcelanato, granito e mármore para seu piso, pois eles podem ser colocados em qualquer local da casa.

2 – Ambientes sem paredes

As paredes são as principais adversárias dos ambientes integrados. Isso porque elas fazem a divisão física dos espaços, diminuindo o tamanho total da residência.

Portanto, uma casa integrada não pode ter paredes. Caso sua casa tenha paredes em diferentes cômodos, o recomendável é demolir cada uma delas.

Entretanto, tenha atenção com o tipo de parede que irá ser demolida, pois se ela estiver em uma área estrutural da casa, poderá causar problemas. Evite demolir nesses locais.

3 – Móveis multifuncionais

Outra dica para integrar os ambientes com excelência é a compra de móveis multifuncionais, como sofá-camas, armários que viram mesas e bancos que viram escritórios.

Esses móveis ajudam na otimização do espaço, na funcionalidade de uso e em guardar acessórios e objetos, como porta-retratos e sacolas plásticas personalizadas.

Além de móveis multifuncionais, é possível usar outros objetos para guardar produtos, como uma caixa organizadora e cestos decorativos.

4 – Iluminação

Um ponto fundamental para integração dos ambientes é a iluminação capaz de atingir todos os ambientes da casa. Caso não tenham janelas e esquadrias de alumínio que valorizam a iluminação natural, existem outras opções de luminosidade.

Invista em iluminação direcionada a objetos e acessórios com spots. Outra possibilidade é adotar a iluminação indireta, que é uma luz de ambientação gerada para iluminar outros espaços da casa.

Com uma casa bem iluminada o morador tem a sensação de que o espaço é maior e aconchegante.

Invista na integração dos ambientes

Devido aos espaços cada vez menores nas residências, os ambientes integrados são ideais para otimizar o espaço do local com eficiência.

Uma forma de integrar os ambientes é utilizando o mesmo piso. Com o mesmo revestimento para o chão, é maior a sensação de que o ambiente é maior.

Isso também vale para as paredes, elas são as grandes vilãs da integração, pois ela faz uma divisão física do ambiente. Portanto, se quiser um ambiente integrado, evite paredes.

Outra alternativa para otimizar o espaço é o uso de móveis multifuncionais. Elas são úteis para guardar objetos e na funcionalidade, podendo ser usadas apenas quando necessário.

Iluminação amplia ambientes

Além disso, a iluminação é um ponto fundamental na iluminação dos ambientes. Isso porque elas deixam o local mais espaçoso e funcional, podendo utilizar a iluminação direcionada em spots ou indireta, visando a luminosidade do ambiente.

Portanto, caso queira um ambiente integrado, siga essas dicas para sua casa ficar mais bonita, eficiente e funcional.