Ar condicionado: tudo o que você precisa saber antes da instalação

0
238

Durante o verão, o ar condicionado acaba sendo um dos eletrodomésticos mais utilizados — e amados — da sua casa. Em dias de temperatura alta, principalmente nos estados mais quentes do país, o conforto de um cômodo mais fresquinho é essencial, nem que seja apenas para a hora de dormir. Se você mora em apartamento e quer dar esse upgrade num dos cômodos do imóvel, precisa ficar atento a alguns detalhes, como a política de mudanças na estrutura do seu prédio, a capacidade do aparelho em relação ao tamanho do ambiente e o barulho que ele faz quando está sendo utilizado. Pensando em facilitar esse processo para você, juntamos aqui embaixo todas as dicas necessárias na vida de quem está buscando um ar condicionado para apartamento. Dê uma olhada e descubra tudo o que você precisa saber antes da instalação do produto!

Conheça, primeiro, os modelos de ar condicionado que você pode escolher para o seu apartamento

A primeira coisa a fazer antes de decidir e comprar o aparelho que vai virar seu melhor amigo no verão, você precisa descobrir quais são os modelos recomendados para apartamentos disponíveis no mercado, as vantagens e as funcionalidades de cada um deles. Confere aqui embaixo:

 

Ar Condicionado de Janela: este é o modelo mais tradicional de ar condicionado que você vai encontrar por aí. Ele tem o design retangular e pode ser instalado tanto em janelas grandes que já têm um espaço pré-definido para ele, quanto na parede. No último caso, o processo de instalação vai causar um pouco de transtorno e sujeira, mas é rápido: em um dia você já vai poder utilizar o aparelho.

Imagem | Produto

Ar Condicionado Split: uma das principais vantagens do ar condicionado split é a quantidade consideravelmente baixa de ruído que ele faz enquanto está funcionando. Isso acontece, principalmente, porque ele é dividido em duas partes: a condensadora, que fica do lado de fora e se encarrega do barulho; e a evaporadora, instalada dentro do cômodo. Diferente do modelo de janela, o Split só precisa de um pequeno furo na parede ligando as duas partes e, além disso, está disponível em modelos esteticamente mais elevados do que o tradicional.

Imagem | Produto

 

Ar Condicionado Split Inverter: no que se trata da estrutura, o ar condicionado inverter é idêntico ao split normal. O que diferencia os dois é o funcionamento: a tecnologia Inverter é a responsável por fazer esse aparelho gastar menos energia, já que o compressor da condensadora funciona de forma contínua. Dessa forma, ele evita os picos de luz característicos dos outros modelos de ar condicionado — justamente o que faz com que eles sejam vilões da conta de energia elétrica.

Imagem | Produto

Ar Condicionado Portátil: as principais vantagens do ar condicionado portátil é que ele pode ser levado de um cômodo para o outro e que não precisa de instalação envolvendo quebra quebra de paredes. Basta comprar, ligar na tomada e aproveitar o fresquinho. Um detalhe: cuidado para não confundir estes aparelhos com os climatizadores no momento da compra. Esteticamente eles são bem parecidos, mas na prática, um é feito para diminuir a temperatura de um ambiente e o outro, apenas para refrescar.

Imagem | Produto

Procure saber das regras e condições do seu prédio ou condomínio antes da instalação

 

Diferente das casas, os prédios de apartamentos acabam tendo muitos espaços compartilhados entre os moradores e, por isso, é importante saber escolher corretamente entre os diferentes modelos de ar condicionado antes da instalação, além de se informar sobre as regras estabelecidas pela administração.

 

Alguns lugares, por exemplo, não podem ter instalações desse tipo na parte da frente do prédio por uma questão estética. No caso dos apartamentos alugados, pode ser que o dono não permita que as paredes sejam quebradas — neste caso, o ar condicionado portátil é a melhor opção.

 

Além disso, dependendo do nível de barulho do aparelho escolhido por você, pode ser que os vizinhos se incomodem, sendo necessária a escolha de um mais silencioso. Outro detalhe importante a ser checado antes de quebrar uma parede para instalar o ar condicionado é estrutural: procure saber, na planta, se aquela superfície não é formada por alguma viga, coluna de sustentação do prédio, encanamento ou fiação.

 

Por último, se informe sobre a instalação elétrica do apartamento — principalmente se você estiver se mudando e ainda não conhecer o imóvel tão bem. Em alguns casos, ela não tem capacidade de sustentar um aparelho que demande tanta energia quanto o ar condicionado.

Garanta o funcionamento ideal ficando atento aos BTUs do seu ar condicionado para apartamento

O último detalhe que vai garantir o funcionamento ideal do seu ar condicionado é, justamente, a capacidade de refrigeração que ele tem em relação ao tamanho do cômodo fechado. A unidade que mede isso é o BTU, ou British Thermal Unit/Unidade Térmica Britânica. Você deve calcular uma média de 600 a 800 BTUs por metro quadrado, sendo 600 para os cômodos que ficam na sombra e 800 para os ambientes que recebem incidência direta de sol durante o dia. A Leroy Merlin possui uma calculadora de BTUs de ar condicionado que vai te dar esse número específico, sem que você precise calcular de cabeça. Vale a pena dar uma olhada antes de ir às compras!