Volta às aulas começa em casa e no quarto

0
588
Papel de parede para setorizar os ambientes e móveis planejados para ajudar na organização e manter o foco das crianças nos estudos
Papel de parede para setorizar os ambientes e móveis planejados para ajudar na organização e manter o foco das crianças nos estudos

Profissionais orientam sobre a importância de se criar em casa ambientes adequados ao estudo antes da volta às aulas. Ter um espaço propício pode ser fator determinante para estimular criatividade, disciplina e organização em crianças e adolescentes.

O início de mais um ano letivo se aproxima e juntamente com a lista de materiais vem a lista de preocupações da família: o melhor colégio, o uniforme, o transporte, o lanche, as atividades extracurriculares e uma infinidade de outros detalhes que irão impactar na vida estudantil. O que nem tudo mundo leva em conta é que boa parte dos momentos de estudos acontecem em casa e ter um ambiente especial para isso é tão importante quanto estar matriculado numa boa escola.

Papel de parede para setorizar os ambientes e móveis planejados para ajudar na organização e manter o foco das crianças nos estudos

Fabiana Visacro, designer de interiores, psicóloga e mãe de duas filhas em idade escolar orienta: “Quando a realidade arquitetônica do quartinho da criança permitir é sempre muito bom setorizar o ambiente em: área de descanso, área de brincar e área de estudar. Isso, além de ajudar os pais na arrumação do espaço, faz com que mentalmente a criança já crie um sentimento de organização”.

Segundo Michele Salvador, proprietária de uma loja de design de interiores, um ótimo recurso para ajudar nessa setorização dos ambientes é o papel de parede. “Além de ser um recurso de fácil aplicação e de um custo benefício excelente, o papel de parede ajuda delimitar os espaços de forma harmônica e sempre agregando ainda mais charme a decoração”.

Para que a área de estudo seja estimulante e confortável, é fundamental considerar também outros detalhes. “É interessante que seja um espaço com boa luminosidade e arejado, para que proporcione prazer em estar ali.  Além disso, é importante considerar o tamanho da criança para avaliar  a altura ideal da escrivaninha e consequentemente da cadeira”, observa Maria Cristina Bahia, dona de uma loja especializada em quartos. Ainda segundo ela, uma das peças que fazem sucesso na loja é a escrivaninha com altura regulável, que acompanha o crescimento da criança.

Segundo a designer Fabiana, que também é psicóloga, setorizar o quarto em: área de brincar, área de descanso e área de estudo é muito importante para as crianças

Além de pensar no conforto e na ergonomia do pequeno estudante, é recomendável criar um espaço que incentive o foco nos estudos. “Em meus projetos gosto de especificar móveis com gavetas para separar objetos que as crianças usam no dia a dia escolar e aqueles que elas usam somente para brincar. Isso é fundamental para não distrair a criança na hora dos estudos. Se materiais como glitter, lantejoula e canetinhas estiverem muito expostos, podem distrair a criança e desviar a atenção dela dos livros”, sugere Fabiana.

Para garantir uma separação eficiente desses objetos, os móveis planejados são uma boa opção. “Além de aproveitar o máximo o ambiente disponível no quarto, os móveis planejados são criados sob medida para atender a necessidade daquela criança. Tudo é pensando e planejado para facilitar a rotina e ajudar no aprendizado dos pequenos”, explica Michele Salvador.

Escrivaninhas e poltronas com altura regulável estão entre os itens mais procurados

As profissionais lembram que criar um ambiente estimulante é a melhor contribuição que os pais podem dar ao filho para ajudar na volta às aulas e favorecer a vontade de estudar no ambiente doméstico.

 Leia mais sobre decoração de quartos de criança.