Vendas de imóveis novos crescem 5,3% até outubro

0
511
Em 12 meses, as vendas de imóveis novos cresceram 5,1%, segundo a Abrainc
Em 12 meses, as vendas de imóveis novos cresceram 5,1%, segundo a Abrainc
Segundo a Abrainc, entre janeiro e outubro, os lançamentos aumentaram 18,0% e vendas de imóveis novos cresceram 5,3% em relação ao mesmo período de 2016 

As vendas de imóveis novos cresceram 5,3% de janeiro a outubro deste ano, segundo informações de empresas associadas à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). A pesquisa é feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para a Abrainc.  Os lançamentos de imóveis novos totalizaram 58.971 unidades entre janeiro e outubro de 2017, alta de 18,0% em relação ao registrado no mesmo período do ano anterior. Na mesma base de comparação, as vendas de imóveis novos totalizaram 87.618 unidades, volume 5,3% superior comercializado no mesmo intervalo em 2016.

Os resultados apresentados até o momento reforçam a trajetória de alta observada nos últimos 12 meses, período em que tanto os lançamentos (78,8 mil unidades) quanto as vendas (107,5 mil unidades) de imóveis novos cresceram – respectivamente, 15,8% e 5,1% em relação ao registrado no período imediatamente anterior.

Por segmento, contudo, ainda há diferenças nas vendas de imóveis dos empreendimentos residenciais de médio e alto padrão (MAP) e dos empreendimentos residenciais vinculados ao programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). De um lado, os lançamentos residenciais de médio e alto padrão recuaram 9,7% nos últimos 12 meses, enquanto as vendas do segmento ainda acumulam queda de 13,6% frente ao período precedente. Por outro lado, o número de lançamentos residenciais do programa MCMV aumentou 25,5% nos últimos 12 meses em relação ao período anterior, tendência positiva acompanhada pelo aumento expressivo no volume de vendas (+29,7%), na mesma base de comparação.

Distratos superam 33% 

Considerando todos os segmentos, foram contabilizados 35,6 mil distratos nos últimos 12 meses, o equivalente a 33,1% das vendas de imóveis novos. No mesmo período, a relação entre distratos e vendas do segmento MAP foi de 45,6% enquanto esse percentual foi de 18,1% entre empreendimentos MCMV. Levando-se em conta a safra de lançamentos mais antiga na série histórica (1o trimestre de 2014), a proporção de distratos entre as unidades vendidas do segmento MAP é de 34,0%, percentual que supera o registrado para a mesma safra de empreendimentos do programa MCMV (20,8%).