Vendas de imóveis cresceram 5,2% no trimestre

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Os distratos chegaram a 32,3% das vendas de imóveis novos no período
Os distratos chegaram a 32,3% das vendas de imóveis novos no período
Lançamentos e vendas de imóveis mantêm trajetória de alta no acumulado de 2017 

As vendas de imóveis cresceram 5,2% entre novembro de 2017 e janeiro deste ano, de  acordo com informações de empresas associadas à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). Os lançamentos de imóveis novos totalizaram 68.808 unidades entre janeiro e novembro de 2017, alta de 15,1% em relação ao registrado no mesmo período do ano anterior. Na mesma base de comparação, as vendas de imóveis novos totalizaram 98.138 unidades, volume 5,2% superior ao comercializado no mesmo intervalo em 2016.

Os resultados disponíveis até o penúltimo mês de 2017 reforçam a trajetória positiva observada nos últimos 12 meses, período em que os lançamentos (78,8 mil unidades) e as vendas de imóveis novos (107,9 mil unidades) cresceram – respectivamente, 9,0% e 4,5% em relação ao registrado no período imediatamente anterior.

Pela ótica por segmento, é possível contrastar o desempenho dos empreendimentos residenciais de médio e alto padrão (MAP) e comportamento dos empreendimentos residenciais associados ao programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). De um lado, os lançamentos residenciais de médio e alto padrão recuaram 4,1% nos últimos 12 meses, enquanto as vendas do segmento ainda acumulam queda de 11,0% frente ao período precedente. Por outro lado, o número de lançamentos residenciais do programa MCMV aumentou 16,0% nos últimos 12 meses em relação ao período anterior, tendência acompanhada pela alta expressiva no volume de vendas de imóveis novos (+26,2%), na mesma base de comparação.

Distratos superam 30%

Considerando todos os segmentos, foram contabilizados 34,8 mil distratos nos últimos 12 meses, o equivalente a 32,3% das vendas de imóveis novos. No mesmo período, a relação entre distratos e vendas do segmento MAP foi de 43,8% enquanto esse percentual foi de 17,7% entre empreendimentos MCMV. Levando-se em conta a safra de lançamentos mais antiga na série histórica (1o trimestre de 2014), a proporção de distratos entre as unidades vendidas do segmento MAP é de 33,9%, percentual que supera o registrado para a mesma safra de empreendimentos do programa MCMV (21,0%).