Vendas de imóveis crescem 3,4% até agosto

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As vendas de imóveis de médio e alto padrão subiram 3,1% no período de janeiro a agosto
As vendas de imóveis de médio e alto padrão subiram 3,1% no período de janeiro a agosto
Unidades lançadas e vendas de imóveis cresceram, respectivamente, 9,0% e 3,4% na comparação com o mesmo período de 2016 

As vendas de imóveis e os lançamentos imobiliários aumentaram, de acordo com informações de empresas associadas à Associação Brasileira de Incorporadoas Imobiliárias (Abrainc). Os dados apontam que os lançamentos de imóveis novos totalizaram 42.058 unidades entre janeiro e agosto de 2017, volume 9,0% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. Na mesma base de comparação, as vendas de imóveis novos totalizaram 68.632 unidades, alta de 3,4% em relação ao volume comercializado no mesmo intervalo em 2016.

Os resultados apresentados até o momento reforçam a trajetória positiva observada nos últimos 12 meses, período em que tanto os lançamentos (73,3 mil unidades) quanto as vendas (105,3 mil unidades) de imóveis novos cresceram – respectivamente, 4,6% e 2,3% em relação ao registrado no período imediatamente anterior.

Pela ótica por segmento, contudo, ainda é possível identificar diferenças no desempenho dos empreendimentos residenciais de médio e alto padrão (MAP) e dos empreendimentos residenciais vinculados ao programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). De um lado, apesar da alta registrada nos lançamentos residenciais de médio e alto padrão (+3,1%) nos últimos 12 meses, as vendas do segmento ainda acumulam queda de 14,3% frente ao período precedente.

Últimos 12 meses

Por outro lado, o número de lançamentos residenciais do programa MCMV aumentou 4,9% nos últimos 12 meses em relação ao período anterior, tendência positiva acompanhada pelo aumento expressivo no volume de vendas (+23,8%), na mesma base de comparação.

Considerando todos os segmentos, foram contabilizados 37,3 mil distratos nos últimos 12 meses, o equivalente a 35,4% das vendas de imóveis novos. No mesmo período, a relação entre distratos e vendas do segmento MAP foi de 45,6% enquanto esse percentual foi de 19,8% entre empreendimentos MCMV. Levando-se em conta a safra de lançamentos mais antiga na série histórica (1o trimestre de 2014), a proporção de distratos entre as unidades vendidas do segmento MAP é de 32,8%, percentual que supera o registrado para a mesma safra de empreendimentos do programa MCMV (20,3%).