Venda e locação com exclusividade: tendência de mercado

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Cássia Ximenes analisa as vantagens da venda e locação de imóveis apenas por uma empresa. Foto: Carlos Olímpia
Cássia Ximenes analisa as vantagens da venda e locação de imóveis apenas por uma empresa. Foto: Carlos Olímpia

Cássia Ximenes *

A venda e locação de um imóvel em uma única imobiliária traz mais segurança

A venda e locação de imóveis por uma única imobiliária traz enormes vantagens. Dizer que um produto é exclusivo sempre foi motivo de orgulho para as marcas e para os compradores. Saber que aquele item está disponível só ali e que você tem o privilégio de adquiri-lo o torna ainda mais especial, não é mesmo? O mesmo vale para os imóveis.

Ter o seu imóvel à venda apenas com a imobiliária de sua confiança traz para o seu bem esse tom da exclusividade, do único, do melhor. Ok, talvez esse argumento seja apenas um apelo de marketing; então, vamos a todas as outras vantagens.

Mais segurança. O imóvel disponível para venda ou aluguel em uma única empresa está mais seguro. Você sabe exatamente com quem está a responsabilidade das chaves, quem poderá acompanhar as visitas, negociar as propostas, entre outros aspectos. Além disso, o contato é facilitado, pois fica concentrado em apenas um consultor.

Mais agilidade. Hoje, com a tendência das imobiliárias em trabalhar com parcerias ou em redes, fechar um contrato de exclusividade é contar com a segurança e praticidade de lidar com apenas uma empresa e o dinamismo de ter muitos profissionais oferecendo o imóvel. De acordo com as pesquisas realizadas pelas entidades que representam o setor, os imóveis ofertados com exclusividade alcançam maior velocidade de venda do que aqueles que têm seu trabalho pulverizado em diversas empresas.

Maior empenho. Sem dúvida alguma, o imóvel com exclusividade é trabalhado com mais afinco pelos consultores e imobiliárias. A empresa escolhida para trabalhar o seu imóvel exclusivamente terá mais segurança e garantias para investir em divulgação, tempo e esforços na venda ou aluguel do bem.

Confiança na venda e locação

Confiabilidade. Quando um imóvel é anunciado por várias empresas, ele acaba ficando banalizado diante dos possíveis compradores. O que vem à mente é sempre a sensação de que o proprietário está desesperado para vender ou que o imóvel tem algum problema e, por isso, não foi vendido ainda. A exclusividade traz mais credibilidade ao produto a ser comercializado.

Tendência

Tendência de mercado. Por fim, percebemos que a captação de imóveis com exclusividade é uma tendência de mercado, seguindo modelos fixados em outros países, como os EUA. Em Belo Horizonte, por exemplo, desde fevereiro de 2016, a Prefeitura determinou, por meio da da Lei 10.893/15, que a divulgação nos imóveis deve obedecer o limite de apenas dois engenhos de publicidade por unidade disponível. Ou seja, mesmo que o imóvel esteja autorizado em várias imobiliárias, no máximo, duas poderão afixar seus adesivos e cartazes. Sendo que, se a primeira imobiliária autorizada colocar dois engenhos, nenhuma outra poderá usar o espaço para a sua propaganda.

É importante que o proprietário, antes de assinar uma autorização com exclusividade para venda ou aluguel do seu imóvel, conheça bem a empresa com quem pretende trabalhar. É necessário se informar sobre seus processos, como a divulgação é trabalhada, além da reputação da imobiliária no mercado e o credenciamento junto ao Secovi da região em que atua.

* Presidente da CMI/Secovi-MG (Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais)