Venda de materiais de construção cai 7,6% em abril

0
498
A indústria de materiais de construção prevê uma queda de 2% nas vendas para este ano
A indústria de materiais de construção prevê uma queda de 2% nas vendas para este ano

Indústria de materiais de construção aponta para uma queda de 2% nas vendas para este ano

As vendas de materiais de construção caíram 7,6% em abril, em comparação ao mesmo mês de 2014, segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT). Na comparação com março deste ano, houve queda de 5,7%.

A indústria de materiais de construção prevê uma queda de 2% nas vendas para este ano

O resultado acumulado no primeiro quadrimestre deste ano apresentou queda de 8,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Já no acumulado dos últimos 12 meses houve uma queda de 7,4%.

“O mercado continua prejudicado pela falta de confiança para investir tanto pelos empresários como pelas famílias. A infraestrutura apresenta forte desaceleração em virtude das dificuldades das grandes empreiteiras para operar em função do episódio da Lava Jato”, afirma o presidente da ABRAMAT, Walter Cover.

O Executivo também acrescenta que, agravado pelas medidas recentes que dificultam a compra de imóveis usados, a ABRAMAT reviu sua previsão de vendas em 2015 de um aumento de 1% para uma queda de 2%. Também informa que é fundamental e urgente o inicio da etapa 3 do Programa Minha Casa, Minha Vida,  do governo federal,  e da realização de acordos de leniência com as grandes empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato, para trazer algum alívio para o setor.

A parcela dos materiais  de construção do Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) apresentou alta de 0,43% em abril, subindo 0,24 ponto percentual em relação ao mês anterior. Veja o Sinapi de abril.