Use flores na decoração da casa

0
484
A primavera está aí e as ruas a ficam enfeitadas de flores. O interior das casas também pode entrar no clima se você usar flores na decoração. Profissionais explicam como aproveitar o melhor da primavera nos ambientes do lar

Aos poucos, muitas cores começam a invadir as cidades. Os dias cinzas, provenientes do inverno, vão cedendo lugar à alegria das flores que declaram: a primavera está chegando! Ipês e azaleias imperam pelas metrópoles e deixam as ruas mais simpáticas. Usar a beleza das flores na decoração da casa pode ser um ótimo complemento. Em diferentes ambientes, elas levam vida e toque único.

No projeto do designer Marco Dias Reis, as flores na decoração foram acopladas nos skyplanters e a irrigação e manutenção são fáceis. Foto: Kleber Schmidt
No projeto do designer Marco Dias Reis, as flores na decoração foram acopladas nos skyplanters e a irrigação e manutenção são fáceis. Foto: Kleber Schmidt

“Quem prioriza o aconchego não pode abrir mão de flores em casa.  Elas remetem ao bem-estar e à harmonia e trazem charme e delicadeza a qualquer espaço”, conta o designer de interiores Marco Dias Reis. O profissional participa da mostra Morar Mais Por Menos 2014 e utilizou em seu ambiente, o Quarto do Casal, algumas flores para imprimir a sensação de acolhimento.

Marco explica como fez uso das flores no quarto: “Elas foram acopladas nos skyplanters, que é um tipo de vaso que fica de cabeça para baixo. O sistema de irrigar é como se fosse de uma vela de filtro. Basta molhar a planta para que a raiz fique sempre úmida e a flor sempre bonita”. Para quem gosta da ideia de ter flores ou plantas no quarto, o designer sugere as samambaias, as orquídeas e os antúrios como boas opções para compor o ambiente.

Cozinha

A cozinha também pode contar com a beleza e simpatia das flores, principalmente na estação mais florida do ano. “Considerando que a cozinha é tida como uma das áreas mais frias da casa, as flores conferem mais alegria e menos rigidez. O uso de flores demonstra carinho, vida que se instala nesse lugar, despertando e aguçando sentidos, como o olfato”, destaca a designer de interiores Fabiana Visacro.

A profissional dá dicas de plantas para enfeitar e deixar a cozinha mais agradável e convidativa. “As ervas são ideais para esse ambiente. Temperos como manjericão, hortelã, alecrim, pimenta e outros trazem muita cor com suas florezinhas discretas e um aroma muito agradável”, instrui Fabiana.

o papel de parede floral pode dar um toque delicado ao lavabo
O papel de parede floral pode dar um toque delicado ao lavabo
Lavabo

 Outro espaço do lar que pode receber plantas e flores é o lavabo. “Um ambiente delicado, mesmo com pequenas dimensões, como o lavabo, pode se tornar imponente e cheio de destaque com as flores e com o frescor da primavera! Elas são uma excelente aposta para trazer mais frescor e charme a esse cantinho da casa”, salienta a designer de interiores Laura Santos.

Ela ensina como explorar a beleza da primavera no lavabo: “Um adorno, um vaso charmoso ou até mesmo um lindo papel de parede floral pode dar aquele toque alegre e delicado ao lavabo”. Quem gostou das dicas dos profissionais já podem colocá-las em prática. Esse é o momento ideal, assim, pode-se curtir ao máximo a primavera e seus encantos.

Leia mais sobre decoração na primavera.