Um brinde à casa nova

0
388

A escolha de uma casa nova passa por uma série de fatores condicionantes que determinam o sucesso do seu investimento. Muitas vezes, o que deveria nos proporcionar uma enorme alegria e satisfação, pois representa a realização de um sonho, acaba se tornando um verdadeiro transtorno e uma grande frustração.

Estela-NettoClaro que a escolha do apartamento ou da casa a comprar passa por uma instância emocional, mas é importante levar em consideração que para que possamos efetuar um bom negócio, devemos considerar algumas características pragmáticas na hora da escolha. O arquiteto é um profissional que poderá ajudá-lo neste processo, seja na compra de um terreno, uma casa ou um apartamento, pois terá conhecimento técnico e distanciamento necessários para prestar uma consultoria isenta e de extrema relevância.

Algumas pessoas passam um grande período de suas vidas economizando para conseguir comprar a casa dos sonhos e idealizam um espaço perfeito. Temos que pensar que para transformar um imóvel na casa dos sonhos é necessário, além de muita fantasia, uma boa parcela de conhecimento técnico e olhar criterioso. Alguns tópicos precisam ser analisados antes de você fechar negócio. Devem-se observar, entre outros fatores: insolação e ventilação, área do imóvel e distribuição dos ambientes, a necessidade de se fazer uma reforma e a relação dele com a cidade.

O primeiro item é de fundamental importância, pois a casa deve ser bastante ventilada e iluminada, a fim de melhorarmos o nosso conforto e economia. A casa muito quente, normalmente com todas as aberturas voltadas para o norte, acaba por transformar-se em um local desagradável e faz com que gastemos mais energia e dinheiro com aparelhos de ar condicionado. Já a falta de ventilação e luz pode trazer prejuízos sérios como umidade e mofo. Aconselha-se que os quartos se posicionem à leste, pois receberão o sol da manhã e que a área de piscina se posicione à norte, pois terá sua extensão banhada pelo sol a maior parte do tempo.

Uma de nossas primeiras perguntas ao corretor é qual a área do imóvel, mas devemos pensar que esta resposta sozinha não quer dizer muita coisa. O imóvel pode ter uma área que atenda as suas necessidades, mas a distribuição interna dos ambientes é totalmente falha, o que acaba por transformar um espaço que poderia ser fluido e flexível em algo determinista e não satisfatório. O tamanho do ambiente deve estar relacionado ao uso que ele receberá, ao número de pessoas que frequentarão este espaço e ao significado que ele possui para a família.

Digamos que o imóvel esteja no local escolhido da cidade e tenha muitas características positivas, mas precisa de uma reforma. É necessário que se contabilize junto ao preço do imóvel o valor estimado da reforma. Sem dúvida é muito melhor poder adaptar a casa às necessidades e anseios estéticos do novo morador, mas o custo pode ser bastante representativo. Imóveis mais antigos, por exemplo, trazem consigo espaços generosos e boa localização, mas devemos averiguar as condições das instalações elétricas e hidráulicas, que acabam por representar uma parcela significativa do investimento na reforma.

Além de reformar e decorar, o arquiteto também pode auxiliar o cliente a escolher a casa nova que melhor se enquadra as suas demandas
Além de reformar e decorar, o arquiteto também pode auxiliar o cliente a escolher o apartamento, casa ou terreno que melhor se enquadra as suas demandas

Avaliar a relação com a cidade exige um pouco mais de tempo e disposição, pois não basta analisarmos o imóvel como se ele fosse uma ilha desconexa da cidade. Comecemos a pensar se o tempo gasto para locomover-se na cidade é algo que nos afeta, nos aborrece. Sendo assim, faz-se necessário analisarmos a distância da casa ao trabalho, da casa aos restaurantes preferidos, da casa à escola dos filhos, por exemplo. Observe se existem padarias, farmácias, transporte coletivo próximos é vá agregando outros itens nesta lista conforme o seu estilo de vida. Locais para caminhada e outros espaços públicos como praças e parques próximos podem valorizar o seu imóvel, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Após tantas colocações técnicas, faz-se necessário trazer à luz do debate o significado da casa em nossas vidas. É lá que iremos viver as nossas alegrias e tristezas, é onde comemoraremos as nossas conquistas e onde nos sentiremos abrigados e protegidos. É fundamental, portanto, que após uma análise detalhada, olhemos para os imóveis visitados com um olhar repleto de afeto, permitindo-nos que nos apaixonemos e escolhamos o novo lar. Unindo o pragmatismo a um olhar mais empírico e sentimental certamente a escolha resultará bem sucedida e nos proporcionará muitas alegrias.

Estela Netto é arquiteta formada pela PUC Minas, especialista em História da Cultura e da Arte. Atua no mercado de arquitetura e design com projetos residenciais e comerciais.
Estela Netto Arquitetura & Design
Av. Bandeirantes, 442 / 2º andar, Mangabeiras
(31) 3264-6427
www.estelanetto.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/estela.nettoarquitetura.