Tendência em revestimentos

0
1942

Os revestimentos sustentáveis estão em voga! Algumas fábricas utilizam resíduos reciclados de isopor e plástico para fazer seus produtos, outras utilizam garrafas pet após reciclagem e pó de pedras nobres.

lilianUma tendência são os porcelanatos que imitam madeira, mármore, concreto e rochas semi-preciosas, personalizados, com novas referências estéticas e formatos especiais.

A evolução da tecnologia permite a impressão digital em porcelanato com reproduções fiéis dos materiais da natureza.

Os tons mediterrâneos são um luxo!

Revestimentos com porcelanato em tom mediterrâneo que reproduz pedra natural
Porcelanato em tom mediterrâneo que reproduz pedra natural

A moda é simular a ação do tempo nos materiais atuais, imitando madeiras envelhecidas ou de demolição, com manchas e desgastes. Os revestimentos de madeira saem de fábrica com aspecto usado.

Revestimentos com cerâmica de azulejaria retrô
Porcelanato que reproduz madeira envelhecida

Para aqueles que gostam do estilo retrô, as lajotas da vovó estão de volta com cerâmicas de azulejaria que imitam os antigos azulejos hidráulicos.

Revestimentos de cerâmica de azulejaria retrô
Cerâmica de azulejaria retrô

patchwork e os azulejos portugueses também são tendência.

patchwork é uma técnica antiga que costurava retalhos de tecidos acolchoados, feita pelos homens desde quando aprenderam a tecer, há milhares de anos. Esta técnica era utilizada para fazer tapetes e túnicas. Os tapetes eram presentes de casamento muito admirados. Como os tecidos eram considerados preciosidades, o aproveitamento total dos retalhos era feito por agulhas e linhas passadas de mãe para filha. A tradição da época pedia que a moça fizesse 12 colchas de retalhos antes de casar, sendo que a última colcha deveria ter dois anéis de casamento entrelaçados.

A cor e as estampas são elementos que chamam a atenção. Saber combinar as cores e as estampas é um grande passo para obter um trabalho harmônico.

No mercado, podemos encontrar vários modelos de cerâmicas para fazer paredes de patchwork, incluindo estampas geométricas, grafismos, retrôs.

Patchwork de azulejos – colcha de retalhos
Patchwork de azulejos – colcha de retalhos

Em Portugal, os azulejos transcendem para algo mais que um simples elemento decorativo, assumindo um importante suporte para a expressão artística. Através dele podemos conhecer não só a história, mas a mentalidade e o gosto da época.

Palácio Nacional de Sintra, que serviu de residência ao rei, em Lisboa, é um dos melhores e mais originais exemplos desse azulejo.

Já no Brasil, os azulejos portugueses e holandeses foram muito bem recebidos e incorporados à nossa cultura, tanto por suas características decorativas quanto técnicas. Eles são impermeáveis, fáceis de limpar e refletem o sol, garantindo melhor conforto térmico.

Revestimentos com azulejos portugueses
Azulejos portugueses

A casa é um retrato da nossa história, com objetos e revestimentos que trazem recordações. Por isso, cada ambiente é único, com identidade própria. Somos nós refletidos em cada detalhe dos nossos espaços.

E, a melhor maneira para conservar a memória de uma época, é disponibilizá-la à sociedade.

Lilian Fajardo é arquiteta e urbanista, trabalha com projetos comerciais e residenciais.

Apresenta a coluna “Arquitetando” toda quinta-feira às 18:00h, com reprise às 22:00h, na TV BHNEWS, canal 09 (Net), canal 29 (TV Aberta) ou pelo site www.bhnews.tv.br, em tempo real.

(31) 3227-8647 / 9968-8647

lfajardo.arq@gmail.com

www.lilianfajardo.blogspot.com.br

www.facebook.com/lilianfajardoarquitetura