Tempo é dinheiro também no Mercado imobiliário! 

0
57
O mercado imobiliário deve ficar atento a expressão Tempo é dinheiro. Foto: Carlos Olímpia/Divulgação
O mercado imobiliário deve ficar atento a expressão Tempo é dinheiro. Foto: Carlos Olímpia/Divulgação
A expressão Tempo é dinheiro vale em qualquer época e qualquer setor
Cássia Ximenes *

Tempo é dinheiro. Esse ditado popular traduz a sabedoria dos grandes empreendedores da atualidade. O tempo é, sem dúvida, o bem mais precioso e desejado do mundo e não pode ser comercializado. E os clientes exigem que cada minuto seja valorizado e otimizado. Mais que agilidade, eles querem a unificação, simplificação e desburocratização dos serviços prestados.

No mercado imobiliário, assistimos a entrada das startups trazendo novas culturas de trabalho para atender essas demandas, fazendo um movimento de reformulação urgente nas empresas tradicionais, que sentem as prementes necessidades de se adaptarem aos novos clientes de um novo tempo que já começou.

Quem procura um imóvel para locar quer encurtar a trajetória do longo processo. De início, o agendamento das visitas, buscar e devolver chaves… Algumas empresas já optam por agendar via app ou WhatsApp e entregar as chaves diretamente no endereço a ser visitado. O contrato de locação já pode ser assinado digitalmente, evitando o “lenga-lenga” do ir e vir aos cartórios para reconhecer firmas. As garantias locatícias, como o seguro fiança e o título de capitalização, são opções ao antigo e ainda muito usado fiador. Está cada vez mais simples contratar uma locação.

Na outra ponta, o proprietário do imóvel tem pressa e quer aumentar a velocidade das negociações, sem abrir mão da segurança. As empresas que já estão utilizando ferramentas mais ágeis, para diminuir o tempo entre a escolha do imóvel e a mudança para ele, ganham terreno na conquista dos clientes.

Blockchain já causa impacto no mercado imobiliário

Na compra e venda, as exigências na etapa da procura do imóvel ideal não fogem à realidade do aluguel. Aqui, a verificação dos documentos e as formas de pagamento já avançaram e tendem a ficar cada vez mais ágeis. O Blockchain já impacta o mercado imobiliário positivamente nos quesitos rapidez e confiança! E promete conquistar mais espaço muito em breve. Já a construção começa a engatinhar rumo ao imediatismo, com protótipos de execução de projetos em impressoras 3D, com sucesso.

Ninguém quer esperar… Todos querem tudo para ontem! Informações completas a tempo e a hora; soluções que antecipem possíveis atrasos às negociações e o uso da tecnologia, da inteligência artificial e de equipe qualificada, treinada e preparada para ajudar a poupar o precioso tempo do nosso cliente.

Agilidade pautada em segurança e confiabilidade. Tudo isso servido com respeito e eficiência. Essa é a receita do sucesso para as empresas imobiliárias que querem atuar no mercado! Conclusão: a sabedoria popular se faz valer!  Tempo é dinheiro em qualquer época, em qualquer setor.

* Jornalista, especialista em negócios imobiliários, empresária e presidente da CMI/Secovi-MG (Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais).