Sofá: como escolher o melhor e mais bonito

0
749
O sofá é a peça principal do ambiente e, além de bonito, deve ser aconchegante

A escolha de um sofá e a decoração de uma sala não são tão fáceis como imaginamos. Por ser um ambiente versátil, onde recebemos os amigos e a família, assistimos à televisão, brincamos com os filhos, lemos e até tiramos uma soneca, este espaço deve ser confortável e funcional.

Uma boa estrutura influi diretamente na durabilidade do sofá
Uma boa estrutura influi na durabilidade do sofá

O primeiro passo é medir o espaço e desenhar um layout para ver a melhor disposição do mobiliário.

O sofá é a peça principal do ambiente e, além de bonito, deve ser aconchegante. Para isso, devemos levar em consideração a dimensão, a estrutura, o acabamento e a manutenção.

A dimensão depende do espaço e, se este for muito pequeno, prefira o sofá com assento retrátil e braços mais estreitos. A altura do encosto também determina o seu conforto.

Se o sofá for retrátil, evite os tecidos rústicos ou em alto relevo, pois dificultam o deslizamento dos assentos.

Uma boa estrutura influi diretamente na durabilidade do sofá e a mais indicada é a de metal ou madeira maciça, para evitar os indesejados cupins. Os sofás que têm pés costumam ser mais resistentes e os modelos mais duráveis possuem cinco ou seis fileiras de molas para cada assento. O enchimento do sofá deve ser em espuma de poliuretano para evitar deformações. Se a estrutura for boa, você terá o sofá por muitos anos, trocando apenas o revestimento de tempos em tempos para renovar o décor da sala.

A cor neutra é sempre coringa em um sofá
A cor neutra é sempre coringa em um sofá

O couro ecológico é um revestimento com um custo menor que o couro natural, porém o suor humano deteriora este tipo de material. O couro natural é mais durável e mantém a temperatura, não esquentando no verão nem esfriando no inverno. Já os tecidos devem ser impermeabilizados para evitar sujeiras e manchas.

Para proteger o tecido, mantenha o sofá longe da luz solar e afastado da parede.

A manutenção depende do revestimento escolhido. Os sofás de couro são limpos com pano úmido e, na sequência, pano seco. No caso do couro natural, é recomendável passar um hidratante. Já a limpeza dos sofás de camurça é feita a seco e dos sofás de tecido apenas com sabão neutro diluído em água.

Se você tem criança em casa, uma opção são as capas que podem ser lavadas na máquina.

Os tons de marrom e cinza combinam com tudo! Entretanto, as tonalidades de azul acinzentado, verde água e rosa seco estão em voga.

Os sofás de linha reta são atemporais! Porém, o modelo retrô, com as quinas arredondadas e o tecido em veludo, voltou a ser tendência.

Depois que definir o local do sofá, deixe uma circulação de 0,60 a 0,80m até a mesa de centro. A mesa de canto deve estar na mesma altura do braço do sofá ou mais baixa.

A distância do sofá para a TV determina a dimensão da mesma
A distância do sofá para a TV determina a dimensão da mesma

Para calcular a distância correta do sofá até a televisão, basta converter a dimensão da televisão em centímetros, multiplicando o número de polegadas por 2,54 e, em seguida, multiplicando o resultado por 3. Por exemplo, se sua televisão tem 32 polegadas, multiplique 32 por 2,54 e, depois, multiplique o resultado por 3. Seu sofá, então, deve estar distante 2,43m da televisão.

Não se esqueça de experimentar o conforto do sofá antes da compra e boa sorte!

Lilian Fajardo é arquiteta, urbanista e designer de interiores.

Trabalha com projetos residenciais e comerciais. 

Apresenta a coluna “Arquitetando” toda quinta-feira no programa “Revista BHNews” que começa às 17:20h, com reprise às 21:30h, na BHNEWS TV, canal 09 (NET), canal 29 (UHF) ou pelo site www.bhnews.tv.br, em tempo real.

lfajardo.arq@gmail.com

www.lilianfajardo.blogspot.com.br

www.facebook.com/lilianfajardoarquitetura

SHARE
Artigo anteriorCusto de construção civil sobe 0,73% em junho
Próximo artigoReajuste de aluguel: índice começa julho em alta
Lilian Fajardo é arquiteta, urbanista e designer de interiores. Trabalha com projetos residenciais e comerciais. Apresenta a coluna Arquitetando toda quinta-feira no programa Revista BHNews que começa às 17:30h, com reprise às 21:30h, na BHNews TV, canal 09 da NET ou pelo site www.bhnews.tv.br, em tempo real.