Sala de reunião – o centro das atenções

0
758

Não é exagero afirmar que a sala de reunião é o ambiente mais importante de uma empresa.  Afinal, aquele é o local onde negócios serão fechados, novos planos serão traçados e novas ideias irão surgir. Além disso, é o local onde a empresa recebe clientes, parceiros e fornecedores e, por isso, é um ambiente que precisa reforçar o conceito da marca em cada detalhe.

Estela-NettoPara a criação desse espaço é muito importante entender a imagem que a empresa quer passar. É uma empresa grande e imponente ou luxuosa que vende exclusividade? A partir disso,  trabalhamos com cada recurso que a arquitetura oferece: cores, texturas, mobiliários, decoração, iluminação, detalhamento, marcenaria.

Para a Máquina de Vendas, por exemplo, que é uma empresa gigante, eu escolhi uma mesa enorme, imponente. A ideia era mostrar exatamente o poder e a seriedade daquela empresa. Já a Global é uma empresa que tem a exclusividade como marca. Naquela sala, será reunido um número menor de pessoas. Por isso, é mais luxuosa e intimista.

A imponente sala de reunião demonstra a grandiosidade da Máquina de Vendas. Fotos: Daniel Mansur

No que diz respeito à infraestrutura de uma sala de reunião é importante ressaltar que tudo depende do tipo de negócio que será realizado naquele espaço. Num escritório de advocacia que fizemos, por exemplo, a sala de reunião não podia ter nem televisão para apresentação. Para eles, o importante mesmo era a conversa. No entanto, para esse tipo de ambiente, não se pode abrir mão de uma estrutura mínima, com pontos de eletricidade para carregar computadores e telefones e, claro, mesa e cadeiras.

Na empresa Global, a sala de reunião traduz todo o luxo e sofisticação da marca
Na empresa Global, a sala de reunião traduz todo o luxo e sofisticação da marca

No que diz respeito a esses dois últimos itens, é superimportante entender os objetivos que essa sala de reunião terá.  Para algumas empresas pode ser que seja importante não perder muito tempo em reuniões, então as cadeiras não podem ser tão confortáveis. Em outras, como escritório de advocacia, a solidez da empresa deve ser demonstrada inclusive nas cadeiras especificadas. Diante disso, fica novamente em evidência a importância de uma investigação sobre o foco da empresa e a contratação de um bom profissional que o possa traduzi-lo espacialmente com exatidão.

Estela Netto é arquiteta formada pela PUC Minas, especialista em História da Cultura e da Arte. Atua no mercado de arquitetura e design com projetos residenciais e comerciais.

Estela Netto Arquitetura & Design
Av. Bandeirantes, 442 / 2º andar, Mangabeiras
(31) 3264-6427
www.estelanetto.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/estela.nettoarquitetura.