A relação entre arquitetura e arte contemporânea

0
1371

Estela-NettoO projeto de interiores abrange áreas de conhecimento que estabelecem interfaces com a arquitetura. São disciplinas correlatas e de grande importância para o bom resultado do trabalho. A antropologia, a engenharia, a sociologia e a história da arte são fundamentais na construção do conceito do projeto. Neste momento nos interessa discutir mais especificamente as relações instituídas entre arte e arquitetura.

Compreender a arte contemporânea e suas manifestações tão díspares exige do arquiteto um denso conhecimento sobre a área, pois a arte passou por uma série de mudanças paradigmáticas que devem ser entendidas. O final da postura mimética é extremamente relevante. A arte já não possui mais a necessidade de estabelecer uma conexão com o mundo real, ou seja, já não é mais fundamental representar algo da natureza, da vida cotidiana, enfim, existe uma possibilidade de transcendência do real. A arte não representa, mas apresenta uma questão.

Gazebo criado pela colunista do Emorar Estela Netto para a Casa Cor Minas 2013
Gazebo criado pela colunista do Emorar Estela Netto para a Casa Cor Minas 2013. Fotos Daniel Mansur

A percepção da obra passava anteriormente pelos sentidos, percepção a estética, portanto, a ideia de beleza era fundamental. Atualmente, a relação com a arte mudou e se somou ao conhecimento a estético, a percepção através da razão, do intelecto. Uma obra de arte pode até ser agradável esteticamente, mas a grande mudança está no fato de ela apresentar uma questão e não mais prestar-se apenas ao deleite estético.

O ready-made, a performance, o minimalismo, a arte cinética, o happening, a instalação não estão colocados na parede para serem apreciados como um objeto estético, mas estabelecem uma relação com o “espectador” totalmente diferente. Exigem certa participação e não mais uma postura passiva diante da arte. Exigem uma interpretação, uma relação dialética.

Além de adornar, dar personalidade ao espaço, a obra de arte induz ao espectador um questionamento
Além de adornar, dar personalidade ao espaço, a obra de arte induz ao espectador um questionamento

Nos projetos residenciais faz-se necessário pensar que a arte pode servir para adornar e conferir personalidade a casa, mas também para suscitar um questionamento. A incorporação de peças de arte contemporâneas nos projetos arquitetônicos pode nos permitir uma fruição pelos conceitos do nosso tempo e conferir muito mais densidade ao projeto.

Estela Netto é arquiteta formada pela PUC Minas, especialista em História da Cultura e da Arte. Atua no mercado de arquitetura e design com projetos residenciais e comerciais.
Estela Netto Arquitetura & Design
Av. Bandeirantes, 442 / 2º andar, Mangabeiras
(31) 3264-6427
www.estelanetto.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/estela.nettoarquitetura.