Redes imobiliárias beneficiam os clientes

0
501
O valor do IPTU é um dos custos mais relevantes de um imóvel e sua revisão sempre gera polêmicas decorrentes de falta de conhecimento
O valor do IPTU é um dos custos mais relevantes de um imóvel e sua revisão sempre gera polêmicas decorrentes de falta de conhecimento
Imóvel é promovido com maior eficiência em redes imobiliárias

Kenio - BonecoCom a internet surgiram as redes imobiliárias com a finalidade de incrementar a divulgação dos imóveis administrados e comercializados pela imobiliária que passou a atender melhor seus clientes ao poder contar com a parceria de dezenas de empresas. Os principais beneficiados foram os locadores e vendedores que ao entregarem seus imóveis para sua imobiliária de confiança, que lhes atende de maneira exclusiva, continuam a ter um tratamento especial. Somente a imobiliária escolhida será a responsável pela transação e por todos os contatos com o proprietário, mas esse contará com a vantagem de ter seu imóvel divulgado por uma rede que reúne a força de trabalho de dezenas de imobiliárias, com centenas de corretores em prol da promoção da locação ou venda de forma organizada e segura. As imobiliárias unidas numa rede trocam experiências e informações e assim se fortalecem ao melhorarem a prestação de serviços que gera resultados positivos para seus clientes.

Não se perde energia com a concorrência desorganizada e com as confusões decorrentes de informações desencontradas, com o leilão que desvaloriza o imóvel quando esse é entregue a várias imobiliárias ao mesmo tempo, pois, por serem concorrentes, não há como se entenderem. Se o imóvel está com diversas imobiliárias há perda de controle das visitações, fica difícil saber a razão da demora em locar ou vender e nenhum corretor se preocupa em sanar os defeitos ou com a limpeza que acarreta má impressão ao pretendente. Essa mercadoria é trabalhada como de 2ª classe, pois os imóveis que a imobiliária recebe com exclusividade são tratados como prioridade.  Somente numa rede há parceria que coloca o interesse do proprietário em primeiro lugar.

Ao deixar a intermediação do negócio com uma imobiliária integrante de uma rede, o locador ou o vendedor evita os riscos e os inconvenientes que ocorrem quando entrega seu imóvel para mais de uma imobiliária, tais como:

a)    Divulgação de preços e condições diferentes, pois é difícil o proprietário ter contato com várias imobiliárias avulsas e colocá-las a par de mudanças decorrentes de negociação;

b)    Aumento dos riscos de ocorrer danos no imóvel e não ter como saber a quem responsabilizar diante da falta de controle de acesso, pois não é administrado de forma exclusiva;

c)    Imóvel com placas de diversas imobiliárias indica desespero do proprietário e estimula o pretendente a fazer um leilão para reduzir o preço, contando com a ajuda do corretor que deseja fazer qualquer negócio para não perder o imóvel para o concorrente;

d)    Aumento do risco de inadimplência com a aprovação de cadastro do primeiro que aparecer, pois o proprietário não tem vínculo de confiança com ninguém, já que deixará o imóvel com a imobiliária que ocupá-lo primeiro, mesmo que a fiança seja precária.

e)    Risco de o proprietário responder por uma ação de indenização movida pelo segundo inquilino que não conseguiu tomar posse do imóvel em decorrência da realização da locação em duplicidade;

f)      Possibilidade de o município de Belo Horizonte, nos termos da lei nº 10.893/15, que entrou em vigor em fevereiro de 2016, aplicar multas pesadas e sucessivas por colocar placas em excesso no imóvel. A intermediação realizada por mais de uma imobiliária favorece a poluição visual com a colocação de mais placas que aumentam o risco de golpes e assaltos no edifício. Além disso, o condomínio pode aplicar multas por publicidade nas paredes ou grades da portaria.

Escolher imobiliária requer reflexão

No mercado há muitas imobiliárias e corretores competentes e sérios, ligados à rede ou não. Cabe ao proprietário avaliar que ao entregar as chaves do seu imóvel, especialmente para ser locado, está na realidade concedendo uma procuração, o que se equipara a dar um cheque assinado em branco para a imobiliária. O Código Civil, no artigo 656, estabelece “O mandato pode ser expresso ou tácito, verbal ou escrito”. Dessa forma, é importante o cliente verificar a idoneidade da imobiliária e os valores da diretoria que irá negociar seu patrimônio, analisar e aprovar o cadastro, formular e assinar o contrato e receber os aluguéis por muitos anos. 

A lei nº 6.530/78 (art. 20) e o Código de Ética do Corretor de Imóveis impõem o dever desse profissional trabalhar somente mediante autorização escrita do proprietário. Os artigos 5º e 38 do Decreto 81.178/78, além da Resolução Cofeci 458/95, consagram ser ideal que o proprietário entregue a procuração para intermediação do negócio para apenas uma imobiliária. Esses dispositivos legais proíbem que o corretor anuncie qualquer imóvel que não esteja previamente autorizado por escrito, sendo que o artigo 4º, no inciso VI, determina ser dever do corretor “zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica do negócio”.

O bom senso e a experiência indicam que não se pode cobrar honestidade, seriedade e segurança de um profissional que não respeita as leis. Para evitar aborrecimentos, cabe ao proprietário incumbir a promoção do seu patrimônio apenas a quem merece confiança. Ele deve entender os riscos de dar uma procuração como se estivesse negociando uma mercadoria de um camelô, pois o barato pode sair muito caro.

Porque escolhemos fazer parte da Netimóveis

A Caixa Imobiliária foi inaugurada em 1971, sendo especializada na administração e venda de imóveis, tendo como diretores Márcio de Souza Pereira e o advogado Kênio de Souza Pereira, o qual subscreve esse artigo. Ao atuarmos no mercado imobiliário há 45 anos constatamos que a decisão de passar a fazer parte da Rede Netimóveis – a primeira a ser criada no Brasil – foi acertada, pois seria ilógico ignorar a evolução tecnológica, a praticidade da internet e o baixo retorno dos anúncios tradicionais.

Aumentamos expressivamente a lucratividade dos nossos clientes que passaram a ter resultados mais céleres no fechamento dos negócios, sendo que ao mesmo tempo são respeitados todos os conceitos das leis que regulamentam a corretagem, em especial, a relação de exclusividade que visa proteger os clientes de situações inseguras.

Não se pode comparar a limitação do site de uma imobiliária isolada com o enorme potencial da Rede Netimóveis que agrega em seu site – em constante desenvolvimento no decorrer de 21 anos – as imobiliárias parceiras que contêm concentram o estoque de imóveis disponíveis de 68 imobiliárias selecionadas. Diante dessa realidade, constata-se que nenhuma locação ou venda de imóveis na Região Metropolitana de Belo Horizonte ocorre sem que o pretendente passe antes pela Netimóveis. Os pretendentes à locação e compra ganham tempo ao concentrarem a busca de imóveis numa imobiliária ligada a rede, evitando os desgastes de pesquisar imóveis em duplicidade, aqueles que estão com diversos corretores com dados desatualizados e incompletos.

São realizadas na Netimóveis mais de 70.000 pesquisas por dia somente pela internet, sem contar com os atendimentos nas 68 empresas, jornais e demais mídias que preferem obter informações com uma rede pioneira. A Netimóveis aluga mais de 600 imóveis por mês e agrega mais de 1000 corretores e atendentes. Nenhuma imobiliária isolada ou grupo de administradoras que o proprietário tenha permitido promover a locação do seu bem, passa perto desse resultado que representa lucro para ele.

Pretendente não tem tempo a perder

O fato de o imóvel ser promovido por uma rede imobiliária evita que o mesmo tenha diversas placas na sua fachada gerando poluição visual e depreciação. Em decorrência da falta de tempo e do grande volume de compromissos vemos que quase ninguém tem recorrido aos jornais para procurar imóveis. As pesquisas indicam que 85% dos pretendentes utilizam a internet para buscar os imóveis, sendo preferível acessar diretamente o site de  uma rede.

Não se mostra prático procurar o imóvel que deseja em dezenas de sites e em diversos jornais, onde a busca é complicada. Para poupar tempo e ter mais facilidade de encontrar o imóvel que precisa basta acessar o site de qualquer imobiliária da Rede Netimóveis e o cliente terá na tela do seu computador o estoque organizado das 68 imobiliárias. 

  A união de dezenas de diretores com décadas de experiência numa rede imobiliária facilita a troca informações, resultando no aprimoramento dos procedimentos que acabam sendo um diferencial para os clientes.

O imóvel disponibilizado numa rede facilita a visitação dos pretendentes, pois as chaves podem ser disponibilizadas numa imobiliária perto da pessoa interessada na locação ou compra, que resida, por exemplo, na Savassi. Dessa forma, a imobiliária que detém o Mandato de Administração ou Autorização de Venda do proprietário, que está localizada na Pampulha ou no Barreiro, poderá enviar as chaves para a imobiliária localizada na Savassi, facilitando, assim, o contato para o pretendente. Esse procedimento é eficiente pelo fato das 68 empresas serem interligadas, unirem forças para agilizar a conclusão da transação.

Há, ainda, a questão das chaves dos imóveis na Netimóveis possuírem sistema de segurança que impede que sejam copiadas, sendo utilizada a biometria para a identificação dos pretendentes, aumentando, assim, o controle de quem acessa o imóvel.

Os proprietários que optam por trabalhar com imobiliárias ligadas em rede experimentam os diferenciais decorrentes da soma de competências e do compartilhamento de benefícios que objetivam a maior satisfação dos clientes que têm obtido resultados melhores.

Kênio de Souza Pereira

Presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-MG 

Diretor da Caixa Imobiliária Netimóveis

Professor da pós-graduação da Escola Superior de Advocacia da OAB-MG

tel. (31) 3225-5599 – e-mail: keniopereira@caixaimobiliaria.com.br

www.keniopereiraadvogados.com.br 

SHARE
Artigo anteriorInadimplência em condomínios diminui em SP
Próximo artigoPreços de aluguéis caem 0,12% em março
Kênio de Souza Pereira Presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-MG Diretor da Caixa Imobiliária Netimóveis – BH-MG Conselheiro da Câmara do Mercado Imobiliário e do SECOVI-MG Representante em MG da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário Árbitro da Câmara Empresarial de Arbitragem de MG (CAMINAS) e-mail: keniopereira@caixaimobiliaria.com.br – tel. (31) 3225-5599.