Reciclar tá na moda!

1
714

Com o tema sustentabilidade cada vez mais em voga, reciclar é quase uma obrigação. É claro que, além da consciência ambiental, a reciclagem exige uma boa dose de boa vontade e criatividade. É preciso acreditar no poder da transformação e fazer todas as suas ideias se tornarem possíveis.

Dicas de como reciclar objetos e reutiliza-los na decoração
Caixas de madeiras para armazenar frutas viram objeto de decoração

Quer um exemplo? Sabe aquelas caixas de madeira que os feirantes usam para armazenar as frutas? Podem virar um lindo objeto de decoração, tanto em sua forma original quanto se reaproveitarmos sua matéria-prima, que é a madeira pinus. Nesse projeto executado por mim, essa madeira foi reutilizada de diversas formas como, por exemplo, para a confecção de gavetas. Nesse caso, foram empregadas algumas corrediças, para facilitar o deslizamento sob um tampo de vidro. A combinação entre a tonalidade amarela do pinus e o vidro deu um toque sofisticado ao espaço.

No mesmo projeto, o pinus foi utilizado também para montagem do banco. Além da sustentabilidade, a peça reforça uma outra tendência: a multifuncionalidade. O banco tem tampo retrátil, podendo ser usado também como baú. Uma excelente escolha para ambientes onde os espaços precisam ser bem aproveitados.

Para dar um toque final no projeto, também lancei mãe de outro recurso de reaproveitamento. Utilizei os retalhos que sobraram da marcenaria para compor um painel de patchwork. O charme da peça ficou por conta do visual disforme, proporcionando uma volumetria especial à parede.

Retalhos que sobraram da marcenaria compõem um painel de patchwork

Estes são apenas alguns exemplos de como a reciclagem tem o poder de dar um visual único e interessante para os ambientes. Aqui, transformamos caixotes de pinus em bancos e gavetas e restos de marcenarias num painel. Na sua casa, os mesmos materiais podem ser utilizados para criar prateleiras, mesas de centro, recipiente para plantação, sapateira, armarinho, porta-toalha… As opções são infinitas. É só deixar a imaginação fluir e acreditar que com a reciclagem, tudo é possível.

No projeto de Marco Dias, o pinus foi utilizado também para montagem do banco. Além da sustentabilidade, a peça reforça a tendência de multifuncionalidade

Marco Dias Reis é designer de Interiores, graduado pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Atua no segmento de decoração desenvolvendo projetos residenciais, comerciais e paisagísticos.

E-mail: contato@marcoreisdesign.com.br
Telefones: 31 8511 5951 / 31 3234 5951
Site: www.marcoreisdesign.com.br
Facebook: www.facebook.com/marcoreisdesign