Recepção: o cartão de visitas da empresa

0
1503

Estela-NettoA recepção é o cartão de visitas da empresa, por isso deve ser projetada com muito cuidado para provocar o melhor impacto possível. Num dos escritórios que executei, da Construtora Plante, nós não tínhamos muito espaço. Além disso, os visitantes passam pouquíssimo tempo na recepção. Então criei um lounge, com quatro poltronas. Um espaço para que as pessoas tivessem contato com a marca, naquele curto espaço de tempo. Já na Máquina de Vendas, a recepção é um local onde os fornecedores passam um bom tempo, por isso criei um lounge maior e com mais recursos.

Na Construtora Plante, a sala de recepção deu espaço para um confortável lounge
Na Construtora Plante, a sala de recepção deu espaço para um confortável lounge

Como a maioria das recepções é também um local de trabalho, é preciso pensar ainda na organização do espaço. Se houver um balcão de atendimento, não podemos pensar nele somente como uma peça decorativa. Ele tem que ser funcional e abrigar bem todo o material de trabalho da recepcionista, além de cadeira, bolsa, lixeira, gaveteiro, computador. Enfim, tudo isso precisa se contemplado e mantido com descrição. Aliás, este é um dos maiores desafios na hora de projetar esse tipo de ambiente. Isso porque a bancada, que pode ser de marcenaria ou pedra, tem que ser bonita, abrigar todos os itens de trabalho e, ao mesmo tempo, deve deixá-los fora da vista dos visitantes.

Mesa do presidente da empresa
Mesa do presidente da empresa

Sendo o cartão de visitas da empresa, você pode caprichar um pouco mais nos detalhes. Investir mais em mobiliários, luminárias decorativas ou colocar efeitos mais diferentes de iluminação são ótimas ideias. A cor também precisa ser tratada da mesma maneira em todo o projeto, afinal, todas as informações precisam se completar e contar juntas uma história. A pessoa tem que entrar na recepção e sair do escritório e entender que os espaços são únicos e falam todos a mesma língua.

Os tons usados na recepção devem permear todo o projeto corporativo criando assim um linguagem única
Os tons usados na recepção devem permear todo o projeto corporativo criando assim um linguagem única

Estela Netto Arquitetura & Design
Av. Bandeirantes, 442 / 2º andar, Mangabeiras
(31) 3264-6427
www.estelanetto.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/estela.nettoarquitetura.