Quarto de bebê neutro é uma tendência

0
1325
O tipo de mobiliário, iluminação, adornos são exemplos de materiais que podem trazer essa sensação lúdica ao quarto de bebê

No último sábado, o príncipe William e sua esposa, Kate Middleton, apresentaram ao mundo a sua filha Estela Netto - Bonecorecém-nascida.

Assim como ocorreu com seu primogênito, a duquesa de Cambridge dispensou saber o sexo do bebê. Muitas outras mulheres, a exemplo do que ocorreu com Kate, estão preferindo continuar com o mistério até a hora do parto.

Para as mães e pais que preferem essa deliciosa surpresa, o quarto de bebê pode seguir uma linha de decoração mais neutra que não seja pautada diretamente por elementos que vão identificar de imediato o gênero do bebê.

O quarto de bebê, mesmo seguindo uma decoração neutra, esbanja conforto, aconchego e ludicidade. Fotos: Daniel Mansur
O quarto de bebê, mesmo seguindo uma decoração neutra, esbanja conforto, aconchego e ludicidade. Fotos: Daniel Mansur

Engana-se quem acredita que decoração neutra é pautada apenas pelas cores mais suaves como o bege, amarelo, branco. Na verdade, a cor é apenas um dos recursos que pode ser utilizado para decorar o quarto do bebê de forma neutra e, além disso, deixá-lo com uma atmosfera mais infantil. O tipo de mobiliário, iluminação, adornos são alguns outros exemplos de materiais que podem trazer essa sensação lúdica, sem ter que usar as tradicionais cores rosa (para meninas) e azul (para meninos).

Quebrar conceito

Em um de meus projetos, por exemplo, os clientes (mesmo sabendo do sexo do bebê) optaram por fazer uma decoração mais neutra e sofisticada para seu filho. Novamente, quebrando um conceito que algumas pessoas têm de que a decoração neutra é fria e impessoal, eu criei um quarto extremamente acolhedor e confortável tanto para os pais quanto para o bebê.

Para isso, além das paletas de cores que vai do bege ao branco, utilizei no décor muitas texturas naturais: algodão, linho que proporcionam um acolhimento e um conforto muito grande ao quarto. A iluminação cênica uni aconchego com funcionalidade permitindo que algumas áreas – como o trocador do bebê – tenha uma luz um pouco mais intensa para que o pai e a mãe tenha uma segurança maior na troca do bebê e, na área do berço e da poltrona da amamentação, uma iluminação mais confortável ao neném.

Os ursos de pelúcia podem decorar tanto quartos de meninas quanto de meninos
Os ursos de pelúcia podem decorar tanto quartos de meninas quanto de meninos

Para arrematar o espaço, muitos ursinhos foram especificados para o quarto. Sempre lindos, fofos e aconchegantes, os ursos de pelúcia podem decorar tanto quartos de meninas quanto de meninos. Sendo, portanto, um ótimo recurso decorativo para ser utilizado pelos pais que optam por não saber o sexo do bebê antes do nascimento.

Estela Netto é arquiteta formada pela PUC Minas, especialista em História da Cultura e da Arte. Atua no mercado de arquitetura e design com projetos residenciais e comerciais.

Estela Netto Arquitetura & Design
Av. Bandeirantes, 442 / 2º andar, Mangabeiras
(31) 3264-6427
www.estelanetto.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/estela.nettoarquitetura.