Projeto: um olhar atento ao planejamento da obra

0
1425

Quando se pensa em mercado imobiliário se pensa em obra. A cidade que vai se modificando, criando novos volumes e assumindo formas diferentes. Há, entretanto, que se pensar também em projeto. Antes do gesto, antes da ação. Pode parecer obvio que é necessário o desenvolvimento detalhado e minucioso em projetos de arquitetura, mas isso ainda não é uma realidade homogênea no mercado.

Muitas construtoras já compreenderam a necessidade da contratação de serviços como projeto arquitetônico, o que inclusive é obrigatório por lei, mas ainda não possuem a consciência do quão fundamental pode ser para economia, agilidade nos processos internos e otimização de mão de obra, a contratação de projetos executivos. Eles constituem um arsenal que trabalha a favor da empresa e esse arsenal é composto de:

Detalhamento: especificação de revestimentos, louças, metais, bancadas, iluminação. Decoração de áreas comuns: especificação de mobiliário, marcenaria, acessórios, cortinas, obras de arte.

Montagem de apartamento decorado: espaço que permite que o cliente visualize o apartamento e se sinta dentro de sua futura casa. Fazer da visita ao empreendimento uma experiência sensorial agradável e marcante, que definirá a compra.

A contratação de projetos arquitetônicos gera economia, agilidade nos processos internos e otimização de mão de obra para as construtoras
A contratação de projetos arquitetônicos gera economia, agilidade nos processos internos e otimização de mão de obra para as construtoras

Tudo isso compõe a identidade da empresa. Qual é seu público-alvo, como ela quer se apresentar ao mercado, ao nome de que profissionais ela quer se unir, enfim, esses projetos permitem que a construtora tenha uma fala coerente com o seu cliente, criando mais do que um imóvel, uma marca na cidade. Além disso, facilita os processos, muitas vezes complicados e caros de finalização de obra, acabamentos e compra de materiais.

Pensar em planejamento sempre será econômico e garantirá o sucesso do negócio. Planejamento, em se tratando de mercado imobiliário, é projeto. Projeto bem feito, criado a partir de um conceito desenvolvido em conjunto com a construtora e escritório de arquitetura e eficaz no tocante à qualidade final do empreendimento. Pensar e planejar exaustivamente antes de partir para o canteiro de obras é uma tendência que outros países já adotaram e é, sem dúvida, nosso futuro.

Pensar e planejar exaustivamente antes de partir para o canteiro de obras é uma tendência
Pensar e planejar exaustivamente antes de partir para o canteiro de obras é uma tendência