Preços de imóveis se deterioram no 2º trimestre

0
426
Quase 60% das pessoas acreditam que os preços de imóveis devem cair
Quase 60% das pessoas acreditam que os preços de imóveis devem cair
Quase 60% das pessoas acreditam que os preços de imóveis devem cair nos próximos 12 meses

Os preços de imóveis devem continuar em queda. É o que aponta o Raio-X FipeZap: Perfil da demanda de imóveis do 2o trimestre de 2015. A pesquisa, conduzida conjuntamente pelo site ZAP Imóveis e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), segue mostrando um quadro desafiador para o mercado imobiliário. A percepção geral é de queda de preços no setor: 58% das pessoas que pretendem comprar imóvel nos próximos 12 meses declararam esperar queda de preços dos imóveis nesse período.

Quase 60% das pessoas acreditam que os preços de imóveis devem cair

Consistentemente com essa percepção negativa, o total de investidores no mercado imobiliário residencial caiu novamente ao longo do segundo trimestre, atingindo um total de 37% no acumulado em 12 meses. Essa é a menor participação de investidores da nossa série histórica. A queda ocorreu tanto entre os investidores que pretendem alugar o seu imóvel quanto aos que compram para revendê-lo.

A piora na expectativa de preços de imóveis de curto prazo foi acompanhada por um pequeno aumento no desconto médio praticado nas transações do mercado imobiliário no começo de 2015. No final do segundo trimestre desse ano o desconto médio das operações realizadas nos últimos 12 meses estava em 7,6%, ante uma média histórica de 6,9%.

Em que pese a expectativa de queda de preços futura, a maior parte dos participantes do mercado imobiliário acredita que atualmente os preços estão “caros” ou “muito caros”. Mais de 60% das pessoas que declararam ter comprado imóvel nos últimos meses e 80% dos que pretendem comprar nos próximos meses classificaram suas percepções nessas duas categorias. Os resultados completos da pesquisa são apresentados nas próximas páginas.

O perfil de demanda desenvolvido pela Fipe é uma pesquisa realizada a cada três meses com pessoas interessadas em comprar imóveis  no país. O Raio X é realizado em parceria com a Zap imóveis.