Preços de imóveis: descontos chegam a 8,1%

0
464
Segundo a FipeZap, a expectativa sobre o comportamento futuro dos preços de imóveis também é negativa
Segundo a FipeZap, a expectativa sobre o comportamento futuro dos preços de imóveis também é negativa
Média de descontos nos preços de imóveis sobe para 8,1% nos últimos 12 meses

O desconto médio nos preços de imóveis praticado nas transações realizadas nos últimos 12 meses atingiu a marca de 8,1%,  o maior patamar já registrado no histórico de acompanhamento do mercado do Raio-X FipeZap, desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com o Zap Imóveis (veja gráfico abaixo).

O Raio-X FipeZap: Perfil da demanda de imóveis do 3o trimestre de 2015 retrata em números o quadro desafiador que o mercado imobiliário enfrenta atualmente. Entre os destaques, registrou-se que apenas 40% dos respondentes declararam intenção de adquirir um imóvel nos próximos três meses, sendo esse o patamar mais baixo registrado em toda a série histórica da pesquisa, iniciada no 4o trimestre de 2013.

A expectativa sobre o comportamento futuro dos preços de imóveis também foi negativa: 61% dos que pretendem adquirir um imóvel declararam que aguardam uma queda nos preços no próximo ano. Em linha com essa percepção negativa, o desconto médio praticado nas transações realizadas nos últimos 12 meses atingiu a marca de 8,1% o maior patamar já registrado no histórico de acompanhamento do mercado do Raio-X FipeZap.

Muito caros

Em que pese a expectativa de queda de preços, a maior parte dos participantes do mercado imobiliário ainda qualificam os preços atuais como “caros” ou “muito caros”: 76% dos respondentes que pretendem adquirir um imóvel nos próximos meses classificaram suas percepções em uma das duas categorias. Convém notar, entretanto, a tendência de redução dessa parcela no total de respondentes da pesquisa: no final de 2014, eram 88% os que partilhavam dessa percepção.

Apesar dos resultados negativos, o percentual de investidores no mercado imobiliário residencial permaneceu praticamente constante ao longo do terceiro trimestre, respondendo por cerca de 40% no acumulado em 12 meses.

 O Raio-X FipeZap: Perfil da demanda de imóveis, desenvolvido em conjunto pela Fipe e pelo ZAP, é uma pesquisa realizada a cada 3 meses com usuários do ZAP que manifestaram interesse em entrar em contato com algum anunciante de imóveis durante o trimestre de referência.