Persianas ganham espaço em ambientes como cozinha e banheiro

0
1089
Os materiais usados em persianas permitem que elas sejam usadas em ambientes como a cozinha. Fotos: Daniel Mansur

Profissionais de arquitetura e decoração não se cansam de buscar meios para que ambientes residenciais e comerciais sejam mais confortáveis e práticos, levando assim mais qualidade de vida para seus clientes. Por isso, comumente, o setor traz novidades ou propõe novos usos para tradicionais objetos.

Agora, chegou a vez do uso das persianas ser reinventado. Muito usadas em ambientes como quarto e sala, elas – sempre requisitadas pelo poder de vedar ou controlar a incidência de luz com eficiência – ganham espaço, atualmente, em outros cômodos do lar, como banheiro e cozinha.

“As persianas evoluíram bastante, principalmente no que se refere à tecnologia. Isso fez com que elas pudessem ser usadas nesses ambientes, o que antes era impensável. O mercado tem investido bastante e produzido produtos cada vez mais inovadores”, destaca a arquiteta Estela Netto.

Segundo ela, as pessoas, hoje, preferem utilizá-las em mais locais pela facilidade de limpeza e manutenção e variedade de cores. “A persiana de tela solar, feita em parte por fibra de vidro, pode ser limpa com pano úmido e sabão neutro quando ainda está em uso, ou seja, dependurada mesmo. Não é preciso tirá-la da janela para limpá-la”, exemplifica a profissional.

Não é apenas a facilidade das persianas que atrai, mas também a beleza. Com imensa gama de materiais disponíveis, com o passar do tempo, as persianas se tornaram mais requintadas e bonitas. A designer de interiores Iara Santos lembra que, por causa disso, elas tornam o banheiro e cozinha mais charmosa. “Elas deixam esses ambientes mais convidativos, principalmente se tiver estilo mais clássico”.

Persianas do tipo Romana são ideais para banheiros
Persianas do tipo Romana são ideais para banheiros

Iara ensina quais os tipos de persiana caem bem no banheiro e cozinha: “Modelos em alumínio, as do tipo painel ou romanas são ótimas. Elas controlam a entrada de luz, bloqueiam o calor e trazem maior privacidade. Esta flexibilidade, as cortinas não oferecem”.

Estela reitera que o uso de persianas em diversos ambientes é vantajoso. “Acredito que o único ambiente da casa onde a cortina ainda é mais indicada do que a persiana é no quarto, pois a cortina consegue proporcionar maior aconchego. No restante dos espaços, a persiana é sempre mais recomendada. Ela confere praticidade, leveza e modernidade, além de um toque de beleza”.