Papel de parede veste os ambientes da casa

0
35
Papel de parede pode ser uma ferramenta e tanto para deixar tudo mais aconchegante e decorado
Papel de parede pode ser uma ferramenta e tanto para deixar tudo mais aconchegante e decorado
Existem vários tipos de materiais de papel de parede. A dica é escolher o que mais combina com o restante do ambiente
Nina Abadjieff
Nina Abadjieff

As opções de papel de parede são muitas. Nada melhor do que dar um ar mais sofisticado a um ambiente ou até mesmo torná-lo mais descolado e descontraído. Existem várias formas de fazê-lo, porém, quando se trata das paredes, os tão conhecidos papéis de parede são peças fundamentais para que o resultado seja o esperado e com uma infinidade de texturas e estilos.

Eles se encaixam perfeitamente em qualquer tipo de ambiente, seja em quartos, salas de estar, salas de TV, home office ou, até mesmo, áreas de circulação, escadas e halls de entrada. É um material que renova o espaço sem gastar muito com reformas e sem fazer bagunça dentro de casa.

Dos florais aos estilos mais lúdicos, eles podem ser uma ferramenta e tanto para deixar tudo mais aconchegante e decorado. Porém, deve-se atentar ao estilo que se pretende usar em cada cômodo da casa, para que não fique exagerado ou, ainda, não se tire pouco proveito do que eles podem oferecer.

Então…como escolher o ideal?

Existem vários tipos do material no mercado, dentre eles o vinílico e o tradicional. A dica é você escolher aquele que mais se identifica e que mais combine com o restante do ambiente.

Neste lavabo foi usado papel de parede em todos os lados. Foto: divulgação
Neste lavabo foi usado papel de parede em todos os lados. Foto: divulgação

O vinílico é um adesivo autocolante, formado de PVC e impresso, ou seja, você pode colocar a imagem que quiser e é de fácil lavagem. Sendo assim, suporta locais com umidade podendo, é claro, ser utilizado também nas áreas secas. Já o tradicional é, de fato, um papel feito de celulose, é mais indicado para áreas secas e é aplicado com cola. Sua limpeza, para não agredir o material, deve ser feita com um pano úmido.

Menos poeira

Para a maioria dos ambientes, os dois tipos se assentam muito bem e qualquer um dos dois é indicado, porém, para áreas íntimas, como os quartos, o papel de parede vinílico é uma boa opção por acumular menos poeira.

Nos quartos infantis, papéis de parede de super-heróis e desenhos animados são uma boa pedida. Isso porque deixa o ambiente mais alegre e descontraído. Já nos outros quartos, as opções florais caem bem com quase toda decoração.

Papel de parede de super-herói. Foto: divulgação
Papel de parede de super-herói. Foto: divulgação

Para as salas é indicado colocar o papel de parede em apenas uma das paredes, pois assim cria-se um destaque para a parede, sem pesar na decoração.

Nas cozinhas, o papel de parede tradicional é menos indicado por ser uma área de grande umidade devendo ser escolhido o vinílico que pode ser utilizado em bancadas, meias paredes e na parede da pia.

Portanto, a escolha dos materiais se dá pela umidade e pelo estilo. Pode variar de residência para residência devendo estar totalmente alinhado com restante da decoração. Assim, o ambiente ganha mais personalidade e aconchego.

Nina Abadjieff é designer de interiores formada pelo INAP e arquiteta pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix. Atua no mercado de arquitetura e design com projetos residenciais e comerciais.

SHARE
Previous articleCusto de construção civil em BH sobe 0,25% em novembro
Nina Abadjieff

Nina Abadjieff é designer de interiores formada pelo INAP e arquiteta pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix. Atua no mercado de arquitetura e design com projetos residenciais e comerciais.