Outono com plantas verdes e folhas no lugar

0
486
Segunda a arquiteta e bióloga Nina Abadjieff, o segredo para mandar as plantas verdes e bonitas mesmo no outono é adubar e fazer a sua limpeza. Fotos: Osvaldo Castro
Segunda a arquiteta e bióloga Nina Abadjieff, o segredo para mandar as plantas verdes e bonitas mesmo no outono é adubar e fazer a sua limpeza. Fotos: Osvaldo Castro
A queda e o ressecamento das folhas são características básicas do Outono. Mas, para quem cultiva plantas em casa e quer mantê-las verdinhas durante o ano todo, alguns truques podem ser colocados em prática

No Outono, a queda das folhas das árvores é comum. O processo é uma estratégia natural para que as árvores gastem menos energia durante o frio e cheguem lindas e saudáveis na Primavera. A natureza é mesmo sábia.

Mas, se nas ruas é charmoso e bucólico ver as folhas caindo, em casa, o que as pessoas buscam é por truques que mantenham as plantas com aspecto vivo e alegre, sem prejudicar a estética dos ambientes e nem as plantas. Mas como amenizar esse processo e manter jardins e vasos bonitos? “Com uma boa adubação e limpeza das plantas”, afirma a arquiteta Nina Abadjieff, que também é bióloga.

De acordo com a profissional, é importante não deixar as folhas na superfície do solo. “O excesso de material orgânico acaba atraindo caramujos e lesmas”, alerta Nina. Então, o melhor a fazer é picar e enterrar as folhas. “Desta maneira, elas atuam como adubo quando começarem a se decompor”, ensina a arquiteta.

No outono, a perda de líquidos pelas plantas é menor, portanto, é importante diminuir a irrigação
No Outono, a perda de líquidos pelas plantas é menor, portanto, é importante diminuir a irrigação
Húmus de minhoca hidrata o solo

Outra maneira de dar aquele plus nos cuidados é usar ainda adubação com húmus de minhoca. “Essa adubação é interessante porque hidrata o solo sem deixar apodrecer as raízes das plantas”, conta Nina. Vale ressaltar que não adianta cuidar da adubação e não ficar de olho em pragas nas folhas. O cuidado deve ser completo.

E como no Outono as temperaturas costumam ser mais amenas, é bom ter atenção especial com a irrigação. “Nesse período, a perda de líquidos é menor. Portanto, diminui-se a irrigação. A dica é molhar as plantas quando a terra estiver seca ou a cada quatro dias, dependendo da espécie”, explica Nina.

Outro processo de grande importância no outono é a poda. A retirada dos galhos e folhas em excesso permite a incidência dos raios solares sobre as plantas. “Para fazer a poda é importante utilizar tesouras bem afiadas para não ferir os galhos. Para o gramado é bom  mantê-lo mais alto para conservar melhor a umidade, proteger a grama do frio e aumentar a resistência contra as pragas”, diz Nina.