Os benefícios das Telhas Ecológicas para quem utiliza

0
4044
As telhas ecológicas são mais leves, oferecem baixa transmissão térmica-acústica
As telhas ecológicas são mais leves, oferecem baixa transmissão térmica-acústica
Telhas ecológicas são fabricadas com fibras naturais ou materiais reciclados

Telhas ecológicas são um grande achado. A preocupação com o meio ambiente faz crescer cada dia mais o aparecimento de produtos feitos com materiais reaproveitados. Sacolas, bolsas, sapatos, cadernos já são bastante procurados e, por que não a telha de casa também ser ecologicamente correta?

As telhas ecológicas são fabricadas com fibras naturais ou de materiais reciclados. Além de ser ecologicamente correta ela substitui com grande vantagem as tradicionais telhas de amianto. Essas telhas podem ser produzidas com materiais como caixas tetra-pak e tubos de pasta de dente, garrafas pet e ainda as feitas com fibras naturais (inclusive papelão) cozidas em betume.

As feitas com caixa tetra-pak e tubos de pasta de dente são feitas em camadas de papelão- alumínio- plástico todos prensados; as de garrafas pet são telhas em formato colonial em plástico; já nas telhas produzidas com resíduos de fibras, são usadas fibras vegetais de madeiras, como pinho e eucalipto, e de não-madeiras, como sisal, bananeira e coco. Fibras de papel reciclado também são usadas na fabricação dessas telhas

Esse tipo de telha possui vários benefícios além de leves, utilizar madeiras mais leves, oferecem baixa transmissão térmica-acústica, mantém o ambiente interno mais ameno. São impermeáveis, não tem umidade, não propagam fungos que é prejudicial a saúde, inquebráveis, mais resistentes a chuva de granizo que as telhas de amianto, atóxica, não pegam fogo e tem vida útil até 25 anos, desde que instaladas conforme suas exigências.

Pesquisa 

Mas, antes de adquirir esse tipo de telhas, deve-se pesquisar uma empresa confiável e se orientar muito bem sobre a instalação. A dona de casa Edna da Silva afirma que comprou telhas ecológicas de papel reciclado, mas elas não duraram muito -“depois uns dois anos que ela foi instalada, meu marido percebeu que ela estava derretendo. Ela ficou mole como um tapete”.

De acordo com Waldete Marques, Diretora da empresa Telhas 100, as telhas feitas de fibra-vegetal, são impermeabilizadas em betume com garantia de 5 anos de impermeabilização. Se o consumidor tiver problema com o produto deve reclamar ao vendedor normalmente, quando o defeito é da telha, o consumidor será reembolsado por novas telhas ou por dinheiro. -“Um dos maiores problemas da telha flexível é a instalação. As empresas sempre vendem as telhas acompanhadas pelo manual de instalação que deve ser seguido à  risca”.

Apesar de serem feitas de produtos recicláveis esse produto não possui qualidade inferior, essa tecnologia é utilizada já há vários anos no continente Europeu e na América do Sul, sendo confeccionadas de acordo com as normas vigentes, visando a qualidade e durabilidade do produto, mas sempre lembrando que a instalação correta é primordial para a garantia de durabilidade do produto.