Onda verde na hotelaria

0
299
Arquitetura busca projetos com sustentabilidade para setor de hotelaria
Arquitetura busca projetos com sustentabilidade para hotéis
O conceito de sustentabilidade foi apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia, em 1972. Aquela foi a primeira grande reunião internacional para discutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente. Desde então, o mundo busca soluções para frear a degradação da natureza sem que isso impeça os avanços da tecnologia. O setor de arquitetura e decoração não ficou de fora e já investe em práticas sustentáveis, principalmente no ramo de hotelaria, uma vez que, muitas empresas dão preferência a hotéis com Selo Verde (certificação ambiental que identifica os produtos que causam menos impacto ao meio ambiente) para realizarem eventos e convenções.
     “Um projeto sustentável tem a proposta de construir com menor impacto ambiental e maiores ganhos sociais, sem que seja inviável economicamente”, ressaltam Patrícia Guerra e Roziane Faleiro, da Faleiro Guerra Arquitetura.
     É claro que, dependendo do tipo de sistema ecologicamente correto adotado pode haver um aumento no custo da obra, o que é compensando posteriormente. Patrícia esclarece que embora o projeto de um edifício verde possa gerar custo inicial relativamente maior do que um edifício convencional, as escolhas sustentáveis podem representar economia de 30% durante o uso e ocupação do imóvel. “Um sistema de aquecimento solar pode ser pago, pela economia que gera, em apenas um ano de uso. O mesmo ocorre com as lâmpadas de LED. Além de gerar economia, a construção sustentável vai se Valorizar”, exemplifica.
     Já que ser sustentável é preservar a natureza, nada melhor para representar um hotel com Selo Verde do que um belo jardim. A utilização do verde proporciona conforto térmico e visual. Uma dica é criar ‘paredes verdes’, recurso simples e de grande resultado estético. Sobre estrutura metálica vertical, é feita uma composição de cachepos e vasos de espécies variadas. O sistema de irrigação simples, facilitando a manutenção”, ensinam as profissionais da Faleiro Guerra Arquitetura. Estela dá outra dica: “É possível utilizar móveis e objetos de material reciclado sem abrir mão da beleza. Há porcelanatos feitos a partir de materiais reciclados, decks e outros revestimentos oriundos de garrafas pets. Esses materiais esbanjam um design moderno e muito bonito, tudo isso sem agredir o meio ambiente”, ensina a arquiteta.
     O hotel Ravena e. Suítes, que está sendo construído em Ravena, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com previsão de inauguração em 2013 é um exemplo dessa no linha arquitetônica. tem sistema de captação de água de chuva, piso permeável, jardinagem com plantas nativas da região (uso de planta frutíferas em 50% da jardinagem), máxima incidência de luz natural, sistema de descarga com economizador de água; reaproveitamento da água do banho para descarga, caixa de retenção de água pluvial, usada para limpeza, jardinagem e descarga