O poder da decoração solidária

0
652
O Lar dos Idosos Santa Teresa será o primeiro atendido pela decoração solidária

Em sua primeira edição, projeto  de Decoração solidária irá revitalizar Lar das Idosas Santa Tereza e Santa Terezinha, localizado no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte.

Mais de vinte ambientes distribuídos entre profissionais renomados da área do design, arquitetura e paisagismo, para uma transformação total. Parece até o mote de uma mostra de decoração, mas é mais que isso. Trata-se de decoração solidária, batizado de Décor Solidário, projeto idealizado pela designer de interiores Fabiana Visacro e pela agência Mão Dupla Comunicação, especializada em arquitetura e decoração.

O Lar dos Idosos Santa Teresa será o primeiro atendido pela decoração solidária

Em sua primeira edição, o projeto irá revitalizar o Lar das Idosas Santa Tereza e Santa Terezinha, localizado no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. “Entendemos o design de interiores como uma ferramenta transformadora, que possui o poder de melhorar a autoestima das pessoas, deixá-las mais alegres, tranquilas e bem dispostas, estimular as relações interpessoais e muito mais. Partindo desse princípio, nasceu o decoração solidária, um projeto de reformar um espaço e presentear a pessoas muitos especiais. Neste ano, serão as moradoras do lar que escolhemos”, conta Fabiana Visacro que, além de designer, é também psicóloga.

Com a ideia na cabeça, era preciso encontrar voluntários que também abraçassem a causa. Não foi difícil. Rapidamente, Fabiana reuniu um time de profissionais dispostos a doarem tempo e trabalho na execução e desenvolvimento dos projetos referentes a cada ambiente do lar. “Agora, já temos definidos todos os ambientes que iremos revitalizar e o profissional responsável por cada um. A etapa dos projetos está em desenvolvimento e a próxima fase será a execução de fato. Nosso compromisso é entregar o lar pronto em dezembro, como um presente de Natal”, explica Fabiana.

Trabalhando de forma voluntária, profissionais se unem para dar um lar mais confortável e alegre para as idosas

Como se trata de um projeto que depende inteiramente de doações, nessa fase toda e qualquer ajuda é bem-vinda, inclusive de quem não é profissional da área. “Quem estiver interessado, pode ajudar de várias formas. De repente, oferecendo a mão de obra. Você sabe pintar, trabalhar com madeira, repaginar uma peça antiga? Entre em contato com a gente. Ou, quem sabe, você tem um móvel em casa e não usa mais? Precisaremos também de muitas latas de tinta, de roupas de cama, de plantas, adornos. As necessidades são as mais diversas e por isso contamos com o apoio de lojas e pessoas que, como nós, sentem o desejo de fazer o bem”.

Mais de 20 ambientes serão repaginados por competentes profissionais da área do design, arquitetura e paisagismo

Quem quiser ajudar, poderá entrar com contato pela Fan Page do projeto no Facebook: facebook.com/decorsolidario ou pelo e-mail decorsolidario@gmail.com. “Muitas vezes, especialmente no fim do ano, nos despertamos para o desejo de ajudar alguém e não sabemos exatamente o que fazer. Esta é uma oportunidade”, diz Fabiana Visacro.