O Charme do Dip Dye

0
905

Aos poucos, vão surgindo novas ideias para decorar e reformular móveis antigos.

Dip Dye, assim como o Tie Dye, veem do universo da moda. Ambos são muito conhecidos no meio têxtil e, até mesmo, em salões de beleza.

lilianEstas técnicas foram descobertas na década de 60 e 70, com as roupas manchadas, em degradê, muito usadas pelos hippies, e os ombré hairs, hoje conhecidos como “mechas californianas”.

Na moda, o Tie Dye (em inglês, “amarrar” e “tingir”) exibe um tecido manchado.

Já o Dip Dye (em inglês, “imergir” e “tingir”) é semelhante, porém a peça não é amarrada nem torcida e a pintura fica restrita à barra da roupa.

E, como a moda e a decoração andam juntas, o Dipped Furniture, ou Dip Dye, virou tendência! Simplificando, significa apenas colorir um pedaço do móvel, como se tivesse mergulhado uma parte dele na lata de tinta.

Cadeiras brancas com os pés pintados na cor rosa, tendência Dip Dye
Cadeiras brancas com os pés pintados na cor rosa, tendência Dip Dye

Está em voga pintar a “barra” dos móveis e também fazer uma pintura “meio a meio” ou “metade-metade”, sendo que uma parte da pintura é lisa e a outra é envelhecida, natural.

Cadeira em madeira com uma parte da pintura lisa e a outra parte envelhecida
Cadeira em madeira com uma parte da pintura lisa e a outra parte envelhecida

É uma técnica simples, com baixo custo, ideal para móveis em madeira.

Barra do móvel em madeira natural contrastando com a parte de cima, pintada na cor branco
Barra do móvel em madeira natural contrastando com a parte de cima, pintada na cor branco

O primeiro passo é lixar a parte do móvel que vai ser reformulada para remover a tinta e o verniz existentes. É aconselhável fazer a marcação com fita crepe e, então, a nova tinta e o verniz são aplicados. O contraste deve ser bem aparente, realçando uma parte e outra.

O efeito customizado personaliza o móvel, de forma que ele se torne singular. Com a sustentabilidade em voga, móveis que iriam para o lixo ganham cara nova e voltam a fazer parte do décor.

A busca pelo novo traz outras inspirações. É o convite e a época certa para criar, descombinar, inovar e testar todas as possibilidades!

Mobiliário clássico inovado
Mobiliário clássico inovado
Opções de paginações para pintar as cadeiras no estilo Dip Dye
Opções de paginações para pintar as cadeiras no estilo Dip Dye

Lilian Fajardo é arquiteta e designer de interiores, trabalha com projetos residenciais e comerciais.

Apresenta a coluna “Arquitetando” toda quinta-feira às 17:45h, no último bloco do programa “Revista BHNews”, com reprise às 21:45h, na TV BHNEWS, canal 09 (Net), canal 29 (TV Aberta) ou pelo site www.bhnews.tv.br, em tempo real.

(31) 3227-8647 / 9968-8647

lfajardo.arq@gmail.com

www.lilianfajardo.blogspot.com.br

www.facebook.com/lilianfajardoarquitetura

SHARE
Previous articleCasa Cor Minas busca a sustentabilidade
Next articleIMÓVEL NA CIDADE NOVA: ALUGO POR 17 MIL!!!
Lilian Fajardo
Lilian Fajardo é arquiteta, urbanista e designer de interiores. Trabalha com projetos residenciais e comerciais. Apresenta a coluna Arquitetando toda quinta-feira no programa Revista BHNews que começa às 17:30h, com reprise às 21:30h, na BHNews TV, canal 09 da NET ou pelo site www.bhnews.tv.br, em tempo real.