Nova técnica reduz tempo de construção de obra

0
1450
Prédios construídos com técnica que reduz o tempo de obra. Foto: Luiz Fernandes

Uma nova técnica usada pela construtora Direcional Engenharia tem reduzido em até 80% o tempo construção, se comparado ao sistema convencional, de tijolos. Na semana passada, a empresa entregou, no Rio de Janeiro, 460 unidades que utilizam o sistema de construção.

A obra é da primeira fase do Bairro Carioca, em Triagem, no Rio de Janeiro. Construído no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida, o empreendimento terá 2.240 unidades que serão destinadas a famílias com renda até R$ 1.600,00, que viviam em situação de risco.

Para atender demandas como essas, que exigem rapidez e qualidade, a construtora desenvolveu modelos próprios de produção, como a adoção de matérias-primas industrializadas e de um método construtivo padronizado. As paredes e lajes, por exemplo, são de concreto, moldadas in loco em formas de alumínio reutilizáveis. Uma unidade de 36 metros quadrados fica pronta em apenas quatro dias.

Em uma área de 125 mil metros quadrados, equivalente a 20 campos de futebol, estão sendo levantados 112 prédios. Cada unidade possui 42 m², com dois quartos. Pioneira no mercado de baixa renda no Brasil, a Direcional Engenharia se consolidou como um dos principais players do segmento.