Ninguém tem direito de fazer barulho e incomodar vizinhos

69
11588
Kênio Pereira deu dicas de como comprar imóvel no 1º Encontro Imobiliário do Barreiro
Kênio Pereira deu dicas de como comprar imóvel no 1º Encontro Imobiliário do Barreiro

Kenio - BonecoImagine a situação: um indivíduo, após árduo dia de trabalho, convivendo às vezes com pessoas não muito agradáveis e tentando resolver problemas profissionais, depois de ter “corrido atrás” durante horas até conseguir o dinheiro para pagar as contas e ainda ter enfrentado um congestionamento daqueles ao sair do trabalho, chega à sua casa, local de seu aconchego. Ufa, enfim o doce lar! Este indivíduo afrouxa a gravata, tira os sapatos, senta-se no sofá e, de repente… a esperança de sossego vai embora embalada pela “coleção de decibéis” do aparelho de som do vizinho que insiste em tocar “pérolas da MPB” como “Eu quero tchu, eu quero tcha”, “Que isso novinha?!”, entre outras. Há ainda aquele vizinho egoísta e sem consideração, que de forma abusiva opta por fazer obras e quebrar paredes e pisos de seu apartamento logo no sábado e domingo, por ser seu dia de folga. Esquece que seu vizinho tem o direito de descansar com sua família.

A história pode parecer engraçada, mas é apenas um dos exemplos de drama vivido por muitos que têm sua tranqüilidade perturbada, saúde afetada e propriedade desvalorizada devido ao excesso de ruídos causados pela vizinhança.

A poluição sonora pode provocar estresse, perturbação psicológica, danos auditivos, e causar alterações no metabolismo, problemas circulatórios e digestivos.

Possíveis Soluções (O silêncio dos inocentes)
Se determinada pessoa deseja ouvir um CD ou tocar sua bateria em alto volume, nada melhor que isolar acusticamente sua moradia. Assim, aquele que parece ser surdo e não consegue viver em silêncio, não causará incômodo à vizinhança.

Há pessoas que não suportando mais o barulho e, na tentativa de evitar conflitos, buscam contornar o incômodo tomando remédios para dormir, sacrificando sua qualidade de vida e colocando em risco sua saúde. Alguns mudam de sua moradia, esquecendo-se que a solução mais simples e correta é recorrer ao Poder Judiciário.

Bar e Oficina
Quem abre um estabelecimento que gera barulho, fumaça ou odores obtém um alvará de funcionamento para trabalhar e não para perturbar o sossego, sob pena de ser interditado pela Prefeitura. A lei não autoriza a ninguém fazer barulho durante o dia, sendo que a chamada “Lei do Silêncio” exige um maior rigor de 22:00 às 07:00, pois qualquer barulho perturba o sono. Engana-se quem acha que pode fazer barulho excessivo fora desse horário.

Barulho é crime
O Código Civil proíbe o uso nocivo da propriedade, sendo que ninguém pode usar seu imóvel de forma a perturbar o sossego do vizinho. A Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) prevê em seu art. 54, caput, pena de reclusão de um a quatro anos, e multa para quem: “Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”.

Também a Lei 3.688 – Lei das Contravenções Penais – estipula no art. 42, “prisão simples de 15 dias a três meses ou multa para aquele que perturbar o trabalho ou o sossego alheio com: I – Gritaria ou algazarra; II – exercendo profissão incomoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais; III – Abusar de Instrumentos sonoros ou sinais acústicos e IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de quem tem a guarda”.

Kênio de Souza Pereira
Presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-MG
Representante em MG da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário
Diretor da Caixa Imobiliária Netimóveis (BH-MG)
e-mail. keniopereira@caixaimobiliaria.com.br (tel. 31 – 3225-5599)

  • José Vidal

    NÃO MORO EM APARTAMENTO, MORO EM CASA, TENHO UMA VIZINHA QUE RECENTEMENTE MUDOU-SE PARA CA E TEM CRIANÇAS QUE DIGA-SE DE PASSAGEM MUITO SEM OUVIDOS, OS MESMOSJUNTAM-SE COM OUTRAS CRIANÇAS MAL EDUCADAS DA CASA MAIS ABAIXO DA RUA E FICAM O TEMPO TODO NA FRENTE DO MEU PORTÃO DIA E NOITE GRITANDO, SUJANDO A FRENTE DE MINHA CASA NA QUAL VIVO SEMPRE TENTANDO DEIXAR LIMPA, ELAS VEM PARA A FRENTE E COMEÇAM A JOGAR SUJEIRAS E FAZER BARULHEIRAS, TENHO UM MARAVILHOSO PÉ DE ANGÁ EM FRENTE AO MEU PORTÃO QUE FAZ UMA GOSTOSA SOMBRA PARA PARA QUEM PASSA NA RUA E QUER DA UMA PARADINHA COM O CARRO PARA DESCANSAR, OS PESTINHAS VIVEM EMPULERADO NA MARAVILHOSA ÁRVORE, JA CHAMAMOS A ATENÇÃO DELES VÁRIAS VEZES PARA QUE NÃO SUBAM E NÃO QUEBREM OS GALHOS POIS A FRUTINHAS SERÃO PARA ELES TAMBÉM, MUITAS VEZES A MÃE DELES OUVE AGENTE FALAR E VIRA AS COSTAS COMO SE NADA TIVESSE ACONTECENDO, BOM JA VI QUE DIALOGAR COM ESSA SENHORA NEM PENSAR NÉ! É UM TRANSTORNO, PERGUNTO ENTÃO, O PROPRIETÁRIO DA CASA AO LADO PODE COBRAR DESSES INQUILINOS TENDO EM VISTA QUE A CASA É ALUGADA O RESPEITO COM OS DEMAIS VIZINHOS SOBRE PENA DE SEREM DESPEJADOS? OU QUAL SERÍA UM OUTRO CAMINHO JA QUE ANTERIORMENTE COM OS OUTROS INQUILINOS AO LADO TINHAMOS TRANQUILIDADE

    • Simone

      Jose Vidal ,vc teve algum tipo de resposta estou com esse mesmo problema ja nem sei mas o que fazer???

  • ola, boa tarde veio lhe pedi uma orientação ão lado da minha casa, esta tendo uma construção
    e o barulho tem ficado insuportável. e o dia todo porrada para la, porrada para ca, ja falei mais não ta nem ai.
    o qque devo fazer.

  • Leidimar Rodrigues

    Boa noite, venho atraves deste para lhe pedir uma orientação sobre uma vizinha folgada que infelizmente mora no mesmo quintal que eu, ela utilmamente esta se passando por doida, fica xingando todo mundo, há alguns meses atras fazia ameaças de bater e quando saio no quintal não falo com ela e ela fica jogando indiretas para que eu responda para que ela tenha motivos para fazer o maior barraco.

    Um abraço,

    Leidimar

  • Terezinha Sonia dos Reis Ribeiro

    Bom dia, estamos pedindo orientação para resolvermos um problema que a cada dia vem se gravando mais e mais. Em dezembro recebemos um inquilino, jovem de 23 anos que sofre de isquezofrênia e qdo surta quebra todos os vidros das janelas colocando em risco os moradores.Ja pedimos socorro até p o ministério público e nada.
    Por pressão do FAS e do CREAS hoje o pai atende nosso chamado depois de várias chamadas.
    ai vem o Samu, arrombam o apto e levam o menino, ele recebe um medicamento e volta..Por uns dias ele fica calmo, depois vem novo surto e começa tudo de novo.Nós precisamos de ajuda p
    responsabilizar a imobiliária por ter alugado o imóvel s/consulta, pois segundo o corretor responsável ele viu o extrato bancário do inquilino e isto bastou para ele alugar o imóvel , pagando por um ano.
    Agradecemos e aguardamos oirientações

  • Fábio

    Tenho uma irmã q coloca um, som alto, todos os dias e a qualquer hora, o que faço?

  • Izabela Nnes

    Olá! Não moro em apartamento, e sim casa, gostaria de uma orientação sobre que medidas posso tomar na seguinte situação: moro ao lado de uma oficina onde fazem muito barulho mesmo, é perturbador, e também bem próximo de uma academia onde vai de 6 horas da manha ate as 22 horas com musica em volume absurdo. Como eu poderia denunciar?

    Obrigada.

  • menoti

    Prezada Sra. Terezinha,

    O assunto trazido ao nosso conhecimento é bastante complexo, sendo necessária uma assessoria jurídica especializada que adote procedimentos que são técnicos e exigem conhecimento jurídico que impeçam as condutas do condômino antissocial e até mesmo, em medida excepcional, expulse-o do condomínio. Caso queira marcar uma consulta, entrar em contato através do tel:3225-5599. Para entender mais sobre o assunto, veja o link do programa Via Justiça: http://www.youtube.com/watch?v=tcGDC_8WdqU; http://www.youtube.com/watch?v=b9uuSvpckro; http://www.youtube.com/watch?v=jPLpE-ldQ68, no qual falo a respeito.

    Atenciosamente,

    Kênio de Souza Pereira
    keniopereira@caixaimobiliaria.com.br
    Tel: 31-3225-5599

  • Alinne

    Bom dia, gostaria de saber o se tem como eu fazer alguma coisa com o vizinho ao lado da minha casa, que tem uma micro metalúrgica, faz muito barulho as 7:00 am até a noite, incomoda muito, e tem tudo legalizado, posso recorrer pra alguém? obrigada

  • cesar

    vou dizer pra vcs:
    não adianta reclamar
    não adianta denunciar
    não adianta argumentar
    nunca vão parar de fazer barulho
    nunca vão respeitar

    a fiscalização não presta
    não ajuda,
    não cobra,
    não resolve

    pessoas de bem apenas tem que aguentar e esperar que o destino seja favorável

    quem é cidadão de bem , neste pais sem lei e sem vergonha na cara não tem vez, nem direitos , nem proteção.

    pode tentar qualquer órgão fiscalizador, o fim será o mesmo, desrespeito e nada cumprido.

    e cuidado , alguns “fiscais” ainda podem passar seu nome , endereço ou telefone , pros infratores, pois parece que gostam de ver o circo pegar fogo.

    tem que ter fé em Deus que um dia acabe o barulho, é a única coisa que te resta, pq ajuda…vc nunca vai ter e nunca vai conseguir resolver este problema de falta de respeito de vizinhos, bares etc.

    resumindo brasil , povo de merda, sem respeito.

    • Rafael

      Falou tudo, Cesar! Concordo plenamente…

    • margareth

      Concordo com tudo que o Cesar falou, é assim mesmo…tentamos de tudo, nos estressamos indo aqui e ali atrás de soluções, e ninguém resolve nada, é um jogo de empurra…sofre quem tá vivendo o problema, aqui neste país definitivamente as leis não são cumpridas.

    • paula

      Verdade…..a 2 meses dono da casa em frente onde resíduo alugou a casa pra casais festeiros aqui e periferia casas muito juntas hoje já é a terceira noite sem durmi trabalho o dia inteiro e são 6 horas sem durmi….o dono da casa não ta nem ai pra nada.já registrei a ocorrência inúmeras vezes no site da P.M e nunca resolveu nada.

  • claudia rodrigues

    oi eu gostaria de saber o que eu devo fazer o meu vizinho pegou um pedaço do meu terreno fez um muro e falou q se quiser resolver tenho q procurar meus direitos fui falar com o fiscal mais ele me falou q o muro tem q cair para ele resolver, e do meu lado do muro tem um cano q é de passar água da chuva e ele colocou cano de pia ñ aguanto esse vizinho oque devo fazer.
    por favor me ajuda.

    • Kênio de Souza Pereira

      Cara Sra. Cláudia

      Diante do seu relato, fica evidente que seu vizinho está cometendo atos ilegais, gerando danos à sua propriedade, inclusive, invadindo parte de seu terreno. Essa situação acarreta prejuízos em função de parte de seu terreno ter sido invadido. Dessa forma, caberá a ilustre leitora contratar um advogado especializado para postular uma ação visando coibir a conduta ilegal do vizinho. É importante agir rápido, pois a sua inércia poderá ocasionar na perda da parte do terreno para seu vizinho, através da usucapião, ou seja, perderá o direito de reclamar em função da prescrição.

      Atenciosamente,

      Kênio de Souza Pereira
      Presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-MG.
      Diretor da Caixa Imobiliária Netimóveis
      Conselheiro da Câmara do Mercado Imobiliário de MG e do SECOVI-MG Representante em MG da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário Professor do MBA do Mercado Imobiliário da FEAD-MG Árbitro da CAMINAS – Câmara de Arbitragem Empresarial de MG.
      e-mail: keniopereira@caixaimobiliaria.com.br – tel. (31) 3225-5599

  • cintia

    Boa tarde!
    Moro num condomínio fechado residencial, enfrente a minha casa é área de lazer, onde tem um campo de futebol e tem um espaço físico vazio. O síndico nesse espaço, está querendo construir um Quiosque com venda de bebidas alcoolicas e um banheiro. Existe alguma lei que proíba esse ato?

  • Luciana Martins

    Olá, boa noite! Estou tendo problemas com meu vizinho. Ele está fazendo obra na casa dele e acha que tem o direito de por o material de construção dele na minha calçada encostado no meu muro sem me pedir permissão. E a casa dele não tem nem o muro junto ao meu, pois tem um beco dividindo nossas casas. Além de me incomodar, suja meu portão de entrada e garagem e ainda atrapalha meu esposo que precisa passar pela minha calçada pra entrar na nossa garagem. Eu gostaria de saber o que posso e devo fazer em relação a esta questão. Desde já agradeço a atenção!

  • ANDERSON

    OLA , TENHO UM PROBLEMA QUE JÁ SE ARRASTA A UNS 2 ANOS.UM VIZINHO QUE MORA BEM EM FRENTE A MINHA CASA QUE TEM UMA “EMPRESA” DE REFORMAS DE SOFÁ, CADEIRAS ETC.E TODOS OS DIAS A PARTIR DAS 7 DA MANHA ELE ABRE A EMPRESA COMEÇA O INFERNO. E DURANTE VARIAS VEZES AO DIA, USA UMA SERRA PARA CORTAR MADEIRA QUE FAZ UM BARULHO ENSURDECEDOR, SENDO QUE ELE TB UTILIZA PISTOLAS DE GRAMPO PARA PRENDER OS PANOS DOS SOFÁS. UM INFERNO O DIA TODO. NEM EU NEM MINHA FAMÍLIA PODEMOS SEQUER FICAR NA SALA POIS O BARULHO E INSUPORTÁVEL,NÃO PODEMOS RECEBER VISITAS NEM TER UM MOMENTO DE MENOS BARULHO, POIS ISSO E TODO DIA. GOSTARIA DE SABER O QUE POSSO FAZER, POIS HÁ FAZEM 2 ANOS , E O CARA NÃO SE TOCA QUE INCOMODA AS PESSOAS. UM ABSURDO!!

  • Maurilio Pintor

    ola, moro em uma casa a 30 anos,a 1 ano um vizinho do lado começou a mexer com marcenaria, varios tipos de maquinas inclusive uma serra eletrica para cortar troncos de arvore nao sei onde ele consegue isso, o barulho e insuportavel durante quase o dia todo eu e varios vizinhos ja tentamos dialogar nao tem acordo e o mesmo ainda faz ameaças obs:ja tenho um bo contra ele nao sei mais o que fazer onde reclamar ja liguei varias vezes para prefeitura e nao obtive nem um retorno, sem mais obrigado

  • Adriano Luiz

    Infelizmente, o que o Cesar disse é verdade… Não existe respeito algum neste país.
    Moro ao lado de uma igreja evangélica que faz seus encontros durante o dia inteiro, de segunda feira até domingo. Começa as atividades as 6 da manhã até as 22 hrs e nos finais de semana (sexta e sábado) o barulho vira a madrugada. Sem contar o barulho de uma interminável construção dos mesmos. Tentei conversar e não adiantou nada… chamei a polícia e nada foi resolvido. Fui até a prefeitura e não havia nenhum técnico disponível para medir a intensidade do barulho.
    Não temos nenhum momento de descanso. Nos dias de festa da igreja, eles simplesmente colocaram cavaletes na rua, trancando o acesso dos moradores para fazer um show musical.
    Não sou contra a igreja mas sou contra o barulho que faz com que os vidros da minha casa vibrem, tamanho volume!!!!
    Não conseguimos nem vender a casa pois todos sabem do problema que se vive morando aqui.

    • Edna Maria de Castro Rebouças

      Ola Adriano estou com mesmo problema, alias a igreja ao lado da minha casa é frequentada por policiais militares então a policia quando chamada ou nem vem ou simplesmente vem eles conversam e vão embora , o próprio pastor disse pode chamar a policia pois temos policiais aqui. Acredita! Marquei uma audiência na pequenas causas de minha cidade vou levar boletins de ocorrência, protocolos de reclamação na prefeitura e uma abaixo assinado dos outros vizinhos pedindo para que eles tenham que abaixar o volume se funcionar postarei aqui. Infelizmente será somente em janeiro.

  • Kenio

    Prezado Sr. Adriano
    A solução é simples, contrate um advogado especializado na matéria e promova o processo judicial para garantir o seu direito à saúde, pois ninguém é obrigado a suportar barulho em excesso, seja a qualquer hora do dia ou da noite. Sou admirador do trabalho exercido pelas igrejas, as quais são importantes para nossa formação. Entretanto, nenhuma igreja obtém alvará para fazer barulho, não há nenhuma que seja autorizada a incomodar os vizinhos, devendo seu responsável promover as obras de isolamento acústico para que possa exercer sua fé sem acordar a vizinhança e incomodar aqueles que precisam descansar. O problema é que as pessoas que são incomodadas tomam diversas atitudes, as quais todos sabem que não dão resultado. E assim, deixam de promover o processo judicial, o qual é o meio adequado para evitar que sua propriedade seja desvalorizada e a sua saúde prejudicada. Caso deseje tomar providências concretas poderei atende-lo junto com minha equipe, podendo marcar a consulta através do telefone (31) 3225-5599.

    Kenio de Souza Pereira

  • nathana

    Olá dr.
    Me mudei para um apartamento inicialmente muito tranquilo…agora iniciaram a construção de um prédio e isso tem me enlouquecido, estou gravida e não tenho paz para descansar em minha casa! Sei q sou pequena perto dessas empreiteiras…mas gostaria de me livrar do problema, pois em breve TB terei um Bebezinho em casa!gostaria de uma sugestão… Pois não vejo solução e me mudar não é viável financeiramente para mim! Obrigada

  • Kenio

    Prezada Sra. Nathy, boa tarde.

    Realmente, qualquer obra de grande porte incomoda muito e que nos tira a tranquilidade. Em Belo Horizonte as construtoras têm de cumprir o horário de 07h01 para iniciar os trabalhos, sendo que neste horário é permitido barulhos mais leves, que não ultrapassem 70 decibéis. Quanto aos ruídos mais fortes, somente são permitidos a partir das 10h até às 17h.
    V.Sa. deve observar se estes horários estão sendo cumpridos, pois caso não estejam, o ideal é procurar por um profissional especializado para que tome as medidas cabíveis para que essa conduta abusiva não permaneça, sendo que mediante uma consultoria jurídica há maneira de minimizar os transtornos. É comum as pessoas acionarem a prefeitura, no caso a Secretária de Meio Ambiente, mas é um procedimento muito moroso, já que têm falta de pessoal, o que torna impossível atender milhares de reclamações de maneira satisfatório. Para quem deseje celeridade, deve provocar o devido processo judicial para ter paz e sossego, mas no caso da obra esse será viável apenas para impedir o barulho nos horários acima citados.

    Somente com uma postura profissional, V.Sa. terá seu direito ao sossego respeitado, evitando assim o prejuízo à sua saúde e de sua família. Agir de forma amadora ou postergar para tomar as devidas providências só aumentará o problema. Em anexo, envio alguns artigos que escrevo sobre como agir diante da perturbação por barulhos.

    V.Sa. poderá ler vários outros artigos de minha autoria nos seguintes jornais/revistas jurídicas ou nos sites nas minhas colunas, entre eles:

    1) Jornal Pampulha (todo sábado 121.000 exemplares gratuitos distribuídos em Belo Horizonte MG) ou no site http://www.otempo.com.br/pampulha/
    2) Jornal Hoje em Dia, toda segunda-feira ou no site http://www.hojeemdia.com.br; link para acesso; http://www.hojeemdia.com.br/m-blogs/mercado-imobili%C3%A1rio- 1.105111
    3) Boletim do Direito Imobiliário do Diário das Leis (revista jurídica de circulação nacional) – quinzenalmente; http://www.diariodasleis.com.br/
    4) Jornal do Síndico – mensalmente
    5) Revista Vox Objetiva – site http://www.voxobjetiva.com.br
    6) Toda semana no Programa Revista Justiça, às 09h30m. e esporadicamente nos Programas Defenda seus Direitos, às 13h ou Folhetim, aos sábados, às 11:50h da Rádio de Supremo Tribunal Federal, em Brasília (104,7 FM) ou pela internet http://www.radiojustica.jus.br/radiojustica/exibirHome!init.action;jsessionid=C29787080D331F9EE284771A0DE33338.spce
    7) Quinzenalmente na Rádio Itatiaia (AM 610 / FM 95,7) no Plantão da Cidade a partir de 16 horas; http://www.itatiaia.com.br
    8) Na coluna Esclareça suas Dúvidas sobre o Mercado Imobiliário, na Rádio BandNews (FM 89,5), toda segunda e sexta-feira, às 13:12 horas.
    9) Na coluna do Portal e-morar – Jornal eletrônico do mercado imobiliário- http://www.emorar.com.br

    Desta forma, caso deseje agendar uma consulta em meu escritório, localizado na Avenida do Contorno, nº 6.920, 1º andar, entre em contato com as minhas secretárias Vera ou Josi, através do tel. (31) 3225-5599.

    Será um prazer atendê-lo juntamente com a minha equipe.

    Atenciosamente,
    Kênio de Souza Pereira
    Presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-MG.

  • marcia

    ola estou com um grande problema com o vizinho pois o mesmo montou uma fabrica para fabricação de caixa de sons, gerando assim um barulho insuportável de serra fita, compressor de ar e motor…..ele inicia os trabalhos as 7.00 hrs da manha e só termina as 20.30 da noite ou seja o barulho fica o dia todo não estou podendo dormir e nem falar ao telefone, assistir televisão não sei o que posso fazer já pedi para a prefeitura vir fazer uma vistoria mas ainda não obtive resposta

  • Filipe Martins

    Boa noite Dr kênio Pereira
    Gostaria de uma informação,moro em um quintal. De familiares separado por lotes,em um desses lotes que fica localizado do lado da minha casa tem uma oficina de lamternagem,eu lido com barulhos cheiros insuportáveis de tinta,gostaria de saber como faço pra denunciar e se posso denúnciar essa oficina ?

  • Jaqueline Fernandes de Oliveira

    Tenho vizinhos muito inconvenientes, moro no segundo andar e todo dia ouço barulhos ate tarde deles arrastando moveis, deixando coisas cair ao chao, batem o pe com força, e etc… fora que o do andar de baixo , vira e mexe coloca som alto, conversas altas e gritos…
    Não sei mais o que fazer, não tenho tido sossego, não consigo dormir, eles nao tao nem ai, e o sindico não aplica o regimento interno para advertí-los, acho que vou ter que me mudar, esta cada dia mais dificil… acordo de madrugada com barulhos incovenienets , me arrenpedi de ter comprado apartamento.

  • wilnara Fernands

    Aki do lado de casa tem uma metarlugica e eu tenho uma criança de colo com 3 meses doda vez quando eles fazem barulho com as maquinas o meu filho de 3 meses começa ah chorar isso pode ter uma metarlugica no meio da cidade onde tem muitas crianças de ate de 0 a 13 anos de idade?

  • laura

    Boa tarde Dr kenio.

    Dr Kenio meu nome e laura eu moro na Bela Vista Bairro central de Sao Paulo e do lado da minha casa ha um metalúrgica que antes funcionava das 07 as 18hs sempre fizeram barulho mas como trabalhava o dia todo nunca me preocupei em reclamar.
    Atualmente eles mudaram o horário de trabalho antes das 5 horas eles ligam as maquinas e finalizam apos as 22:30.horas, quando chego do trabalho as vezes não consigo nem houvir a tv tenho que aumentar o volume por causa do barulho das maquinas, a noite so posso dormir apos 11hs e 12hs… fora o barulho dos funcionários de manha quando chegam na empresa.
    Ha também o problema com os caminhões quando chegam para entregar material pela madrugada.
    As vezes o barulho das maquinas e tao grande que estremesse o chão e paredes ja teve ate rachaduras na barede que e grudada com a metalurgica……Ha também o alarme que dispara a noite e fica restante disparado…
    Quando eles foram fazer reforma na empresa ficavam ate 2 horas da madrugada enchendo laje affff..
    Hoje isso tudo esta me irritando muito, sera que eles possuem autorização para funcionar ate 22:30 horas.?
    Como faço para reclamar? onde reclamo?
    Desde ja agradeço

    Att. Laura

  • paula

    Bom dia Dr.Kenio.
    O local onde moro e periferia casas muito juntas,o dono da casa em frente a minha tem uma casa de 3 andares q ele aluga porem ele naum mora na residência simplesmente aluga e sai.O problema é que sempre aluga casa para pessoas bagunceiras que não respeita os outros vizinhos fazem festas de 6° feira a domingo começa a noite e vai ate amanhecer o dia….muita gritaria música absurdamente alta e ninguém faz nada o que podemos fazer nesses casos.

  • Karla

    Boa noite Dr.

    O que devo fazer com relação às crianças que resolveram fazer barulho na calçada da minha casa?

  • Laila

    Eu tenho um vizinho que arrasta móveis pesados e com rodinhas,não para limpar mas a qualquer horário principalmente de madrugada para me acordar,antes ficava com uma impressora offset e foi processado em 2011 e continua me fazendo assédio psicológico,ele tem 30 anos e não trabalha.

  • Rosana

    Dr Kênio, boa noite! Gostaria que se possível me tirasse uma dúvida, moro um andar abaixo de um inquilino que além de ter um problema nos pés, uma deficiencia, que venho lhe adiantar não estou a essa criticando, pois bem, a mesma anda pela casa fazendo um barulho ensurdecedor, andando pela casa com um calçado que aguça mais ainda o barulho que faz pelo andar, arrasta cadeiras, bancos, tem uma criança de 6 anos que chora muito,o marido chega tarde e por 2 a 3 vezes aciona o alarme do carro lá pelas 2 horas da manhã. Por outro lado tenho 56 anos e minha paciência está se esgotando , tenho tomado remédios para dormir, pois além de não conseguir dormir direito, tem meu marido que teve um AVC e está totalmente debilitado em cima de uma cama, e depende total e integral de mim, estando eu muito cansada e nervosa, ele também se mostra nervoso e não sei mais o que fazer, quando mudaram para cá conversei, mas agora quero tomar medidas mais severas, o que posso fazer para que respeitem o meu sossego e de meu marido doente? Aguardo resposta, obrigada Rosana!

    • davi felipe

      Faça o caso vir ao conhecimento do seu síndico e o mesmo vai tomar as providências de acordo com o regulamento interno do condomínio se o mesmo n ter solução imediata encaminhar o caso para justiça por perturbação do sossego alheio.

  • carlos

    eu to tendo um problema com o vizinho dafrente da minha casa tem dia que vai até trez e meia da manhã, final de semana das 10 da manhã até 6,7 horas da noite já liguei pra policia varias vezes nunca eles vem, então vo pega minha caixa amplificada e vou fazer uma instenção e colocala perto do meu portão e vou fazer barulho também acho que é essa a unica solução toda vez que ele ligar o som alto eu ergo também

    • davi felipe

      Se vc morar em condominio faca isso chegar ao conhecimento do síndico e se o mesmo n ter uma providência de acordo com a conveniência do condomínio leve o caso a justiça.

  • davi felipe

    O que posso fazer sou síndico de um condominio no qual tem uma unidade q mora uma família q e muito barulhenta além disso tem um familiar q e doente e fica fazendo barulho noite e dia com gritos e batendo na porta janela enfim.
    Quando me coloca para advertir a moradora diz q o indivíduo e especial oq posso fazer?
    E muito barulho até de madrugada n sei oq fazer me ajudem.

  • Isabella

    Ola, eu estou com um problema que em frente a minha casa tem um bar, e alem deles funcionarem com musica alta a semana toda, aos domingos eles interditam a rua e botam escola de samba de 13:00 as 18:00; Posso entrar com algum recurso para a proibição disso? Tudo bem que é de dia, porem é domingo

  • Surama

    Dr Kênio, bom dia, moro em uma casa quem tem como um dos vizinho uma serralharia extremamente barulhenta, quando estou em casa, não consigo estudar, ler, ouvir música, assistir…fazer quase nada, pois o barulho incomoda demais e além disso pretendo ter um filho, e já vejo que nessas circunstâncias, não existe possibilidade. Gostaria de uma orientação.

  • cesar

    Dr Kênio, eu moro em uma avenida que nos finais de semana os motoqueiros e carros passam acelerando e com som alto a noite toda e incomoda muito, o que posso fazer?? a PM praticamente não faz nada já liguei várias vezes e não resolve!

  • Lêda

    Venho tendo problemas com um vizinho que tem
    problemas mentais graves, ele grita e chora a todo momento (toda noite e todo o dia sem parar – ele só para quando esta dormindo) . Eu como proprietária do
    prédio e moradora do mesmo quando aluguei o imóvel para a locatária (mãe do rapaz) à dois meses atrás fui comunicada que ela tinha um filho especial, mas não relatou que ele tinha estes problemas mentais . Já conversei com a moradora e ela disse que já levou ele em diversos médicos e não sabem o que ele tem, pois se tratando de um filho especial e que ele também tem
    problema de surdez. Meus outros inquilinos também estão reclamando que não conseguem dormir.
    O que devo fazer neste caso? Posso pedir que
    eles desocupem o imóvel ?

  • Ana Júlia Silva Cardoso

    Olá,tenho sérios problemas com meus vizinhos,todo final de semana é um verdadeiro inferno ao lado. Eles fazem churrasco na calçada,ligam o som o mais alto possível e fica muita gente,muita gritaria. As vezes vem um outro cara com o carro e para bem em cima da minha calçada e liga o som o mais alto possível,as janelas e portas da minha casa tremem,não consigo ouvir minha tv e nem minhas músicas,chego a passar mal de nervoso,minha pressão sobe e fico muito mal. Já cheguei a conversar com eles mas não adianta,fazem pior. O que eu posso fazer?

  • Rose

    Kênio ,tenho um vizinho que incomoda muito,musica alta o dia todo ,eu faço faculdade a distância logo minhas aulas ,precisa de uma grande concentração e com o barulho do meu vizinho fica dificio,meus filhos são prejudicado com esse barulho pois chegam do colégio e não dar para concentrar nas atividades,ele liga o som de 09:00 da manhã as 18:00H já pedir para ele abaixar o volume pois tem incomodado muito ,mas ele disse que a lei do silêncio é a parti das 22:00 H ,gostaria de saber o que fazer para ter esse sucego na minha casa.

  • Monnyk Gomes

    São 2:55 da manha e tenho um vizinho surdo mudo… Ele faz um barulho esturdecedor a madrugada toda (ao se comunicar)! Isso esta afetando minha saúde pois Nao durmo e fora que minha pressão esta chegando a 18 por 9 isso mesmo! Como consigo ajuda? Sou dona da maradia mas divido o tenheno com um tio que pois a casa dele para alugar para a familia do mudo surdo. Ha uma lei que me ajude com os barulhos?

  • sandro

    boa tarde, tenho uma pergunta à fazer. Moro em uma área TOTALMENTE residencial, porém há uma vizinho que aluga sua casa de 3 dias consecutivos por semana para festas com barulhos ensurdecedores pessoas gritando, certas vezes brigando dentro da propriedade, pessoas alcoolizadas; e com isto perco meus finais de semana, que, poderiam ser de paz e sossego com a família para ficar dentro de um hospital com crises de pressão alta, fortes dores de cabeça quase ao ponto de um acidente cardio vascular. A pergunta é, já pedi e até mesmo IMPLOREI ao proprietário que fossem impostas regras de ultilização da residência para que não agredisse ambas as partes; o que devo fazer neste caso ? ja que o proprietário NÃO faz ABSOLUTAMENTE NADA para contornar este problema????

    • Margarita Morales

      Sandro, tenho uma situação muito parecida, vc conseguiu resolver?

  • Elizabeth

    Boa noite! Tenho uma à fazer. Moramos numa casa e a nossa vizinha do lado vendeu a casa dela para a construção de um prédio. Estou muito preocupada por que meu marido é cardiopata grave e ele diz que não vai resistir em função do barulho e da poeira. Qual medida devo tomar? A construtora tem como pagar um aluguel para nós até o termino da construção ou que medidas devo tomar?

  • Vânia

    Gostaria de saber como garantir os meus direitos diante da seguinte situação: Um vizinho alugou um terreno que ele comprou do tio para um rapaz que montou uma fábrica de gelo, e o barulho é perturbador, e a tal fábrica é colada com o muro da minha casa, chega a fazer a vidraça vibrar, ele liga as máquinas às 6:00 e muitas vezes só desliga às 22:30, de domingo a domingo, mexeu totalmente com o nosso cotidiano, já conversei com o dono duas vezes e ele prometeu diminuir o barulho, ele disse que tinha alvará de funcionamento, eu duvidei, disse a ele que eu duvidava que ele tivesse conseguido autorização para funcionar em área residencial e mostrei os artigos da lei relacionados com a lei do silêncio (número 126, de 10 de maio de 1977) e da perturbação do sossego alheio Art. 42 da Lei das contravenções penais- Decreto_ Perturbação do sossego Alheio. Ele ficou uns dias sem ligar as máquinas,mas hoje a minha filha ouviu ele dizendo que a fábrica vai voltar a funcionar.

  • Ana Claudia

    Bom dia!
    Moro em um apartamento térreo,em um condomínio com só 7 apartamentos. E fico em casa durante o dia por causa de problemas de saúde saúde tive que me afastar do trabalho. E o seguinte todos os dias fica uma menina de 8 anos correndo em volta da minha casa e conversando alto,e mas vezes não estou bem e quero dormir,mas não consigo…Já falei com a mãe dela mais de 20 vezes e também em uma reunião e ela disse que iria continuar deixando a filha a fazer isso…e o sindico do prédio não está nem aí.

  • Kakkau

    Olá !
    Moro em uma casa e há anos sofremos com um vizinho que mora em frente. Eles colocam som automotivo a qualquer hora do dia ou da noite, tem domingo que às 7 h. da manhã já começam a perturbar. Tem final de semana que vai madrugada afora, e é muita gritaria, algazarra e som insuportável. E o pior é que polícia e nem a Semma resolvem, já percebi que eles fazem questão de perturbar só para provocar os vizinhos. Todo dia é a mesma coisa, não temos paz. O que me recomenda fazer nesta situação. Tenho medo de denunciar eles, pois quando saio lá fora eles gritam para mim com deboche e falam vai chama a polícia, chama vamos ver se ela vem.

  • leonardo rosa

    Eu tenho um telefone da net já faz muito tempo mais tem uma empresa que não retirou este numero do saite dele e sempre estão telefonado para mim e eu não quero mais isto que eu devo fazer!

  • valdir alves moreira

    moro em um condominio, tenho como vizinhos no apto acima, vizinhos em regime de república- (4 Rapazes) o que não é permitido pelo regimento interno, mas mesmo assim o síndico permite, eles chegam normalmente sempre apos a meia noite e ficam fazendo festa até 4:00 hs. acompanhado por mulheres que trazem para o apto, já fiz diversas queixas junto ao livro dos moradores, queixa na policia, chamei o 190, vieram , fizeram o boletim de ocorrencia , mas mesmo assim não encontro respaldo através das autoridades e também junto ao proprietário do imóvel para colocar essas pessoas fora do condominio, eles tem o aval do síndico. O que devo fazer, já tenho 65 anos e tudo que eu quero e ter minhas noites de sono para poder descansar.

  • Adilson Louro

    Dr. Kenio … moro no centro de BH e peço orientação de como resolver um problema em que um Advogado/moleque deixa um cachorro sozinho no apartamento (choramingando e latindo) e arreganha as janelas da área de serviço para que o latido/choro se propague e me incomode diretamente e propositadamente há 2 anos (áreas de serviços são contrapostas a 3 metros uma da outra) … o Sindico é absurdamente omisso e não o adverte embora, nesse tempo todo, eu tenha feito todos os registros no livro de ocorrências do Condomínio (gravei videos e ainda gravo) … ressalto ser uma total negligência por parte desse Advogado/moleque, que não aceita conversar comigo sobre o assunto. Não há dialogo. Esse Advogado/moleque se ausenta as vezes por todo o dia e a noite. Durante a semana, em média, só retorna por volta das 20 ou 21 horas. O que fazer para assegurar meu sossego e saúde mental, posto ser uma tortura ouvir os latidos estridentes desse maldito cachorro … (PS: se ficar alguém com o animal … não há incomodo, o bicho não late e isso é de conhecimento do Advogado/moleque). É proposital a situação criada.

  • Larisda

    Dr Kenio, moro no Paraue Universitário em Franca-SP. O problema são sons muito altos, bebedeiras, gritaria e muito mais. Ligo na polícia, muitas vezes durante à noite e nada se resolve. Moro aqui faz quatro meses, só que meu contrato de aluguel vence em oito meses. Fico sem o que poder fazer pois além de trabalhar o dia inteiro, à noite vou à faculdade e na hora que chego não consigo dormir. Gostaria de saber o que fazer ( acreditando que nada pode ser feito pois quando ligo na delegacia de polícia eles dizem que não podem fazer nada pois o bairro é propício a tais problemas). Não sei a quem recorrer. Me ajude.

    • Maicon Rainer Rocha

      Larisda, também moro no parque Universitário em Franca. NÃO AGUENTO MAIS! Estou ficando louco. Além do som altíssimo quase todos os dias (Isso não é exagero. Quase todos os dias mesmo!) eu ainda tenho um vizinho que fica louco durante a madrugada, quebra a casa inteira e fica gritando por horas durante a madrugada. Eu divido a mesma parede com ele. Eu de um lado e ele do outro. Quando esse indivíduo começa a bater nas paredes meu quarto treme inteiro. Quase saímos na briga várias vezes. A vó da minha esposa mora com a gente. Imagina uma senhora de quase 70 anos passando por isso… E tal qual você, eu estou preso em um contrato de aluguel que me cobrará uma multa alta se eu decidir me mudar de lá. Vou ligar na imobiliária hoje pra saber o que fazer. Não aguento mais.

  • Claudio Heleno

    Dr. Kenio saudações.
    Moro em uma casa com muro comprido e sofro a pelo menos 12 anos com o futebol praticado por crianças e pré adolescentes. Jogam a bola que cai em minha casa e ficam buzinando (as vezes as 22:00) para pedir que procuremos a bola. Já quebraram a sirene cerca de 5 vezes. Já jogaram pedras porque não fomos imediatamente pegar a bola. Certa feita, um deles colocou uma táboa com pregos para furar o pneu do meu carro. Conseguiram furar. Dei uma queixa e os agentes me disseram que é isso mesmo e (absurdo) que eu vou envelhecer mais ainda e, eles vão ficar mais fortes.
    Perdi a paz! Com 66anos tenho escada em casa. Ontem a noite quase quebraram a sirene. Falei na janela que só no dia seguinte. Mais tarde (cerca de 21:30) veio uma senhora que reinvindicava a bola. Expliquei que estava escuro no quintal e ela mesmo sem gritar fez com que vários vizinhos chegassem as portas e janelas colocando-me constrangido. Tenho pressão alta e a mesma subiu. São dezenas de vezes que fatos semelhantes como esse acontecem. Os pais ao invés de explicarem a seus filhos sobre a ilegalidade (ou não?) de se jogar futebol na rua, vem nos perturbar com querelas e questionamentos incômodos. O que devo fazer?

  • Zilma p. Silva

    Eu morro em Goiânia tem uma vizinha que está me deixando doente já tentei conversar com ele a situação ficou pior todos os dias tem som alto o som fica bem ao lados do meu quarto eu trabalho a metade da noite chego em casa de manhã ela liga o som lá pra 10:000hr. Desliga até buscar o filho na escola lá por 12:00 liga de novo aí meu irmão o som não tem hora para ser desligado estou ficando louca..

  • GISLAINE DINIZ

    BOA NOITE DR.KENIO , MORO EM SANTA LUZIA MG. MEUS VIZINHOS QUE MORAM DE PAREDE E MEIA COMIGO TEM 13 FILHOS SENDO ELES 7 MENORES QUE RABISCAM MEU MURO JOGAM LIXO NA MINHA CASA E O PIOR BATEM BOLA O DIA TODO NO MEU PORTÃO JA PEDI , JA CONVERSEI NÃO SEI MAIS O QUE FAZER E O PIOR AS CRIANÇAS SÃO TOTALMENTE ATREVIDAS. NÃO SEI MAIS O QUE FAZER QUERO CHAMAR A POLICIA COMO DEVO AGIR TEM COMO ELES SEREM PROIBIDOS JUDICIALMENTE DE JOGAREM BOLA NA MINHA PORTA. OBRIGADA.

  • Nem

    Olá, boa noite Dr Kênio, Moro em casa, tenho uma vizinha que trabalha a noite, e tem um casal amigo ou parente dela que vem uma vez por semana na casa dela só pra fazer sexo.
    Sexo muito barulhento, me sinto incomodada porque quando estou com visitas não Sei o que fazer,e tenho um filho adolescente é chato, mas não Sei como parar isso.
    Afinal estou dentro da minha casa e tenho que me esconder das visitas, inventar algum passeio com meu marido e filho e ficar até tarde pra não passar pelo constrangimento de ficar ouvindo gritos e gemidos,.

  • bom dia. chega De barulho de visinho e etc.
    Trabalhamos com janelas e portas acusticas, placa de drywal acustico para parede e teto… Entre e contato:11970207575/941964302
    técnico de esquadrias acústicas:Gilmar nunes

  • Jucione Ludwig Nascimento

    Srº Dr. Kênio de Souza Pereira,

    Meu nome é Jucione, sou de Salvador, e, pesquisando na web sobre o assunto barulhos causados por vizinhos, acabei lendo sobre seu artigo.

    Estou tendo um problemão causado por uma vizinha acima de meu apartamento que não cessa de provocar barulhos à noite.

    Soube que a mesma não é proprietária e sim inquilina, que alugou o apartamento, por isso resolvi procurar o síndico para tratar do assunto; o que, o mesmo me aconselhou para fazer a notificação do fato no livro de ocorrências, o que fiz.

    Só que isso não teve nenhum efeito prático de solução, ao contrário parece que agora ela faz por pirraça.

    Solicitei do síndico o número do proprietário, mas o mesmo alega que não tem.

    Como devo proceder judicialmente?

    Certa da resposta, agradeço-lhe antecipadamente.

  • seixasg

    ãOlá, bom dia, tenho um vizinho que pelo fato de seu filho ser menor vive tacando pedra e com uma vara danificando meu telhado, já falei varias vezes com ele, mais sem sucesso, eles nao tem controle seus filhos, passam o dia e a noite na rua perturbando minha casa e com vários galerosos na rua, chegam a perturbar ate as 02:00 da manha na rua, preciso que me diga por quais crimes eles estão enquadrados para que possa ir a delegacia de menores de minha cidade, tendo em vista que os meninos são menores de idade. se poder envier por email, em quais crimes tanto os menores como seus pais estao enquadrados este e meu email seixasg_007@hotmail.com, muito obrigado

  • mariaalves

    Ola boa tarde! eu tenho um casal de vizinhos que adora reunir com os amigos final de semanas para um bate papo e brincadeiras de jogos. Eles conversa muito alto. quero saber que devo fazer ? pois ja reclamei com eles e com sindico do prédio

    .

  • Rodrigo Santos

    Tenho vizinhos que batem o portao do corredor 7 da manha, com criança de adultos que entram e saem berrando, gatos que estao com uma seria doença de pele que é nítida e nao sao tratados (vivem entrando na minha varanda, rasgando meu lixo e de vez em quando pulando na janela). Eles sao inquilinos e os senhorios dizem que o contrato deles esta vencidos e eles tem um contrato verbal com os mesmo. Os senhorios dizem ter alugado a casa para 3 mas estao morando 7 e por nao se pronunciarem sobre isso ficou-se subentendido que estava tudo bem. Já falei varias vezes com os senhorios que dizem que nao podem pedir a casa (mesmo os inquilinos fazendo barulho, trazendo dano ao imóvel, colocando pessoas a mais no imóvel e animais doentes) por ahver crianças e adolescentes no imóvel.

    O que fazer e os senhorios tem razao ? Estou com pressão alta devido a acordar assustado com barulhos de madrugada com briga dos gatos e portao batendo as 7 da manha.

  • Josoé Maurício de Vargas

    Olá tenho um vizinho que estou tendo problemas com som alto as vezes más o problema maior que estamos tendo é que ele tem 4 cachorros 3de grande porte e 1 pequeno, quando ele solta os cachorros eles latem por qualquer coisa o dia inteiro e a noite moro nos fundos da casa dos meus pais. Meus pais são idosos meu pai tem problema de saúde ele usa marcapasso e já teve um AVC a minha mãe é depressiva eu tenho uma filha de 3anos não estamos conseguindo ter sossego, não estamos conseguindo dormir eu tenho que tomar remédio para dormir e usar protetor auricular para poder dormir enfim está um transtorno!!! O que devo fazer neste caso?

  • ANA

    Nunca conheci uma profissão mais inútil que policial. Só se preocupam em correr atrás de traficantes, estes cujos ”serviços” são prestados somente a quem os procuram, ou seja drogados. Toda essa energia gasta a seres que vendem drogas para noiados voluntariamente ao invés de protegerem o povo. Trocam tiros com esses só por adrenalina, não por justiça, pois não se preocupam com as pessoas de bem nos arredores que podem ser alvos. Mais colocam nossas vidas em risco que protegem. Voce pode fazer qualquer denúncia por telefone, seja para reclamar de vizinhos ruidosos na madrugada ou espancamento de marido, eles não vem, só quando voce morre mesmo. Agora fala que na esquina da sua casa tem moleques de 15 anos vendendo maconha, eles não precisam nem estar armados que os policiais chegam com 15 minutos. Pra se livrar de vizinho chato só ameaçando eles fisicamente para quando a peste ligar pra polícia ser deliciosamente ignorado.

  • Aurora da Costa Gonçalves

    Bom Dia,tenho uma vizinha que liga a lavadora de roupas às 04:00 horas da madrugada,e faz um barulho imenso no meu quarto acordando meu bebê ,eu não consigo dormir ,o que eu posso fazer para resolver essa situação?
    Obrigada.

  • toninho

    moro ao lado de um clube em Taubaté e todo dia anoite fica umas crianças gritando sem parar mas gritando demais , ja pedi para não gritarem que não consigo descansar mas é pior parece que gritão mais ainda e os pais não estão nem ai isso até umas 23 horas oque posso fazer

  • rogerio

    ola moro na minha casa faz 6 anos , pois a 1 ano pra ca ando me encomodando por causa , de um cachorro do vizinho . o cachorro esta dentro do patio de porem o patio dele e fechado com tela alanbrada e o cachorro fica quase enfrente minha porta. quando recebo vizita nao posso sentar enfrete da minha casa por causa do cachorro ele nao para de latir . ja conversei com o dono para tirar dali o cao ,mas ele colocou a cazinha bem na diviza para me encomodar nao sei oq faco por favor me ajudem preciso de um conselho?…..