Mercado imobiliário tem retomada dos negócios

0
81
A Bolsa de Valores voltou a ser comparativa ao mercado imobiliário na surpreendente apresentação do presidente da Netimóveis Brasil, Ariano Cavalcanti. Foto: Carlos Olímpia/Divulgação
A Bolsa de Valores voltou a ser comparativa ao mercado imobiliário na surpreendente apresentação do presidente da Netimóveis Brasil, Ariano Cavalcanti. Foto: Carlos Olímpia/Divulgação

* Cássia Ximenes 

No mercado imobiliário, sai a crise econômica e entra a retomada dos negócios 

O mercado imobiliário é cíclico e a roda está girando! A tendência é de retomada dos negócios. Entre palestras e conversas de corredores, passando por painéis e debates, a percepção dos participantes do 19º Conami, Congresso Nacional do Mercado Imobiliário que ocorreu em Salvador (BA), é que a crise está cedendo lugar a uma tendência de reaquecimento do setor.

Câmara Brasileira de Serviços e Comércio Imobiliários presente no 19 Conami - Congresso Nacional do Mercado Imobiliário. Foto: Divulgação Conami
Câmara Brasileira de Serviços e Comércio Imobiliários presente no 19 Conami – Congresso Nacional do Mercado Imobiliário. Foto: Divulgação Conami

Logo na abertura do congresso, o anfitrião do evento e presidente do Secovi-BA, Kelsor Fernandes, deu um conselho aos investidores: “o momento é de aproveitar as oportunidades, pois a tendência daqui pra frente é de subida dos preços de imóveis.” No mesmo tom, a palestra do economista Ricardo Amorim demonstrou que o momento ideal para o investimento em imóveis é agora, nos primeiros ventos que apontam a recuperação do mercado imobiliário. “A operação no mercado imobiliário pode ser comparada à da bolsa de valores: o ideal é comprar com preços ainda em baixa. Estamos no lugar certo, na hora certa e no mercado certo! Mercado imobiliário pra cima e avante”, afirmou o economista em sua apresentação.

Comparação com a Bolsa de Valores

A bolsa de valores voltou a ser comparativa ao mercado imobiliário na surpreendente apresentação do presidente da Netimóveis Brasil, Ariano Cavalcanti, sobre economia colaborativa, em que abordou os impactos do Blockchain para este mercado, que, em síntese, transforma os investimentos imobiliários em ativos líquidos, assim como as ações. Na oportunidade, ele anunciou o lançamento de um novo projeto da rede, chamado BrokerChain, que promete trazer mais transparência e agilidade aos negócios das empresas, que são criteriosamente selecionadas para participar da organização, já presente em seis Estados do Brasil e com perspectivas de um crescimento vertiginoso em 2018.

Os painéis e debates que permearam os três dias de evento demonstraram a necessidade das empresas de se preparem e se adequarem para os novos tempos. Haverá significativas mudanças na legislação trabalhista, novas tecnologia e ferramentas.

Para fechar com chave de ouro, o maestro João Carlos Martins emocionou e motivou todos os presentes com sua lição de superação – ou teimosia, como ele prefere chamar – e de patriotismo. São ingredientes que se juntam para, de fato, virarmos a página da crise e darmos espaço à retomada!

* Jornalista, especialista em negócios imobiliários, empresária e presidente da CMI/Secovi-MG (Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais).