Materiais de construção: Copa do Mundo afetou vendas do setor

0
409
Vendas de materiais de construção caíram 16,4% em fevereiro, segundo a Abramat
Vendas de materiais de construção caíram 16,4% em fevereiro, segundo a Abramat

Os dias úteis não trabalhados no mês de junho em decorrência da Copa do Mundo afetaram as vendas de materiais de construção no país. Estudos da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) apontam queda de 11% nas vendas comparadas ao mês anterior (maio 2014). Na comparação com o mesmo mês de 2013 houve queda de 13,6%. O acumulado 1º semestre teve queda de 4,6% e dos últimos doze meses retração de 0,9%.

Vendas de materiais de construção caíram 11% em junho em relação a maio, segundo a Abramat
Vendas de materiais de construção caíram 11% em junho em relação a maio, segundo a Abramat

“O déficit está associado, em boa parte, à redução do número de dias úteis devido aos feriados da Copa do Mundo. Consequente houve redução das atividades no setor. Outro fator é comportamento do consumidor, que reduziu o ritmo de reformas e compras no varejo”, afirma Walter Cover, presidente da ABRAMAT.

O executivo acrescenta que para o segundo semestre espera-se uma recuperação e compensação do resultado negativo de junho, com retomada das pequenas obras e reformas que foram adiadas pelas famílias e à melhoria no segmento imobiliário, que apresentou elevação das vendas em final de 2013. “Tendo em vista os resultados acumulados neste primeiro semestre, a previsão de resultado para o ano de 2014, foi revisada para baixo e agora aponta para um crescimento de 2% em relação ao ano passado”, completa Cover.

Os números do estudo da ABRAMAT indicam também que os empregos na indústria tiveram crescimento de 3,2% em relação a junho de 2013. Já em comparação ao mês anterior houve queda de -0,4%.