Marcenaria exclusiva em projetos de interiores

0
366
Closet iluminado, bancada com rasgos organizadores e cama desenhada para estar no centro mostram as vantagens da marcenaria planejada

Ao executar o Quarto do Rapaz, seu ambiente para a mostra Morar Mais Por Menos 2013, o designer de interiores Marco Dias Reis quis criar um ambiente exclusivo, que tivesse a cara do personagem no qual o quarto se inspira: um jovem moderno, fã de moda, arquitetura e arte. E quando a exclusividade é a palavra de ordem num projeto, a principal decisão é desenhar uma marcenaria especial para o espaço.

A regra vale não somente para ambientes de mostras, mas principalmente para projetos reais: residenciais e comerciais. “Quando você contrata um designer que irá desenhar todas as peças da marcenaria, os móveis irão se adequar às suas necessidades. O planejamento torna o espaço funcional e exclusivo”, garante Marco.

O profissional ratifica sua opinião mostrando como cada detalhe do Quarto do Rapaz se tornou mais eficiente graças à marcenaria especialmente desenhada. “Uma das principais peças do quarto é a bancada de estudos, que foi desenvolvida em carvalho natural. Escolhi essa madeira, pois ela cria um resultado visualmente agradável. Para tornar a bancada mais funcional, desenhei um rasgo para armazenar lápis, postais e cadernos”, explica Marco que, para os outros móveis, escolheu o MDF. “Optei o MDF, por ser uma madeira certificada, que agride menos o ambiente”.

Além de planejar a escolha dos materiais principais, ao contratar uma marcenaria exclusiva, o cliente pode escolher junto com o profissional cada detalhe dos acabamentos. “A cama, por exemplo, foi um modelo desenhado especialmente para ficar no centro do quarto, o que já dá um ar de exclusividade. Para que o móvel fosse agradável ao toque, elegi o linho para o estofamento total que se estende até a cabeceira. Já para a parte de cima da cabeceira, que chega até o teto, escolhi a palha natural que favorece a entrada de luz e dá mais leveza ao espaço”, enumera o designer.

Laca brilhante
O profissional desenhou ainda outros elementos, além dos móveis. “Para as prateleiras, queria um desenho retilíneo e limpo, então optei por um modelo de mão francesa sólido. Para dar um toque colorido, escolhi o revestimento de laca brilhante”, lembra.

Outra vantagem de ter uma marcenaria exclusiva é poder agregar ao móvel funcionalidades que possivelmente não serão encontradas nas peças adquiridas já prontas. “O closet, por exemplo, tem iluminação exclusiva, que dá destaque nas roupas e cria uma luminosidade mais difusa no espaço”, arremata.

Para conhecer o ambiente Quarto do Rapaz, de Marco Dias Reis, visite a mostra Morar Mais 2013, até 29 de setembro, no seguinte endereço: Rua Engenheiro Bady Salum, 315, Mangabeiras, Belo Horizonte – MG.