Ladrilho hidráulico e suas possibilidades

0
858
O processo de fabricação do ladrilho hidráulico é todo artesanal
O processo de fabricação do ladrilho hidráulico é todo artesanal
O ladrilho hidráulico é muito usado em pisos e paredes, mas pode ser utilizado em estacionamento e calçada

lilianO ladrilho hidráulico (ou piso hidráulico) é um revestimento artesanal feito à base de cimento que veio para substituir o mármore.

Muitas pessoas confundem o ladrilho hidráulico com o azulejo hidráulico, mas o ladrilho não passa pelo processo de cozimento, já que é comprimido por prensa hidráulica e, por isso, não consome energia nem emite gases pela queima em fornos, sendo considerado um acabamento corretamente ecológico.

A beleza se encontra, exatamente, no caos dos desencontros dos desenhos
A beleza se encontra, exatamente, no caos dos desencontros dos desenhos

O ladrilho hidráulico foi muito utilizado nas décadas de 30 e 40! Os desenhos representam formas geométricas, folhas ou flores.

Agora, com a onda retrofit, voltaram a ser os queridinhos do mercado e dos arquitetos. Para quem não sabe, o termo retrofit é utilizado para designar o processo de modernização de algo já considerado ultrapassado. Então, o ladrilho retornou para a cena da decoração repaginado!

O ladrilho é muito usado em pisos e paredes, mas pode ser utilizado em estacionamento e calçada, pois tem alta resistência e é antiderrapante, oferecendo segurança mesmo quando a superfície está molhada.

A coleção São João, do Marcelo Rosenbaum, forma um painel colorido e contemporâneo
A coleção São João, do Marcelo Rosenbaum, forma um painel colorido e contemporâneo

Por ser um material poroso, é preciso alguns cuidados para que as peças aplicadas no piso não manchem! Antes de assentar o ladrilho hidráulico, o contrapiso deve ser impermeabilizado e, após o assentamento, as peças devem receber uma resina acrílica como proteção.

No decorrer do tempo, se houver necessidade, o ladrilho hidráulico pode ser polido com máquina adequada.

Não há necessidade de rejuntamento, pois, ao contrário da cerâmica, a dilatação é mínima! Geralmente, se usa a “junta seca”, onde uma peça é encostada na outra, sem haver rejuntamento entre elas.

O ladrilho aplicado na parede pode formar um patchwork ou um painel com peças iguais
O ladrilho aplicado na parede pode formar um patchwork ou um painel com peças iguais

Por ser artesanal, o ladrilho hidráulico não precisa estar restrito à decoração rústica! Combina, também, com o décor contemporâneo.

O ladrilho havia saído de cena na era industrial, onde as fábricas passaram a produzir revestimentos em série por um valor mais acessível. A Revolução Industrial democratizou o ato de decorar, já que os acabamentos, restritos apenas aos mais abastados, passou a ser acessível a todos.

Porém, hoje, com a valorização do artesanal e o resgate da estética do passado, as pessoas buscam, cada vez mais, peças personalizadas.

O ladrilho pode ser utilizado para formar um tapete no piso ou delimitar um determinado ambiente
O ladrilho pode ser utilizado para formar um tapete no piso ou delimitar um determinado ambiente

Inicialmente produzido no tamanho 20x20cm, atualmente as variações são inúmeras, desde peças pequenas a formatos maiores, o que possibilita uma liberdade de composição no uso do produto.

Outra vantagem é a durabilidade, já que, bem conservado, pode durar centenas de anos.

A técnica é antiga, mas a proposta é moderna! Uma verdadeira obra de arte.

Lilian Fajardo é arquiteta, urbanista e designer de interiores.

Trabalha com projetos residenciais e comerciais.

Apresenta a coluna “Arquitetando” toda quinta-feira no programa “Revista BHNews” que começa às 17:30h, com reprise às 21:30h, na BHNEWS TV, canal 09 da NET ou pelo site www.bhnews.tv.br, em tempo real.

lfajardo.arq@gmail.com

www.lilianfajardo.blogspot.com

www.facebook.com/dicasdedecor

@lilianfajardooficial

SHARE
Previous articleAtraso de aluguel: ações diminuem em São Paulo
Next articleRevisão de aluguel é garantida a cada 3 anos
Lilian Fajardo

Lilian Fajardo é arquiteta, urbanista e designer de interiores. Trabalha com projetos residenciais e comerciais. Apresenta a coluna Arquitetando toda quinta-feira no programa Revista BHNews que começa às 17:30h, com reprise às 21:30h, na BHNews TV, canal 09 da NET ou pelo site www.bhnews.tv.br, em tempo real.