Imóvel: o que verificar antes de comprar

0
774
A fachada é o cartão de visita da edificação Projeto de reforma: Arquiteta Lilian Fajardo
A fachada é o cartão de visita da edificação Projeto de reforma: Arquiteta Lilian Fajardo
Arquiteto pode ajudar na compra de um imóvel, pois avalia o espaço e conhece o mercado imobiliário

lilianMuita gente fica insegura na hora de escolher um imóvel, dentre tantos outros que estão disponíveis no mercado! E o arquiteto pode auxiliar nesta decisão, pois ele é um avaliador do espaço e conhecedor do mercado imobiliário.

Após a fase da análise de perfil do cliente, suas prioridades e possibilidade financeira, temos que observar a posição do apartamento em relação ao lote para ver a questão de iluminação e ventilação, principalmente nos edifícios que têm 4 unidades por andar, onde cada unidade recebe uma insolação diferente. O melhor imóvel é aquele voltado para o Norte, recebendo sol o dia todo, ou para o Leste, recebendo o sol da manhã. O sol do Oeste proporciona um efeito estufa e a direção Sul raramente incide sol, resultando em um ambiente mais úmido, propenso a ter mofo. Uma dica é visitar o imóvel em dias e horários diferentes para poder avaliar a incidência de luz.

É importante avaliar a altitude do local, pois um lote localizado em um vale tem mais propensões a enchentes e alagamentos, na época de chuva, que um lote situado em um local mais alto.

Outra questão para ficar de olho é quanto às possíveis valorizações ou desvalorizações na região. Por exemplo, a construção de um shopping valoriza os imóveis no entorno, já a construção de uma rodovia ou viaduto desvaloriza as edificações em volta.

Quando o imóvel é usado, temos que verificar não só a conservação dele próprio, mas a conservação do prédio. É imprescindível que seja feita manutenção regularmente, que a pintura esteja em dia, que o jardim seja bem cuidado! Todos estes cuidados influenciam diretamente na propriedade privada.

Quando o imóvel é usado, temos que verificar não só a conservação dele próprio, mas a conservação do prédio
Quando o imóvel é usado, temos que verificar não só a conservação dele próprio, mas a conservação do prédio

Antes de comprar um apartamento, solicite ao síndico do prédio uma cópia da Convenção de Condomínio, que deve estar registrada em cartório, para saber se pode ter animal de estimação, qual o porte deste animal; se a área de lazer pode ser utilizada pelos hóspedes; se há taxa para uso do salão de festas; quais as regras para mudança e reforma; entre outras dúvidas cotidianas. É bom que o interessado saiba todas estas questões para não ter surpresas depois!

O valor do condomínio é um item decisivo e todo mundo busca comodidade! Um prédio que tem portaria 24 horas, elevador social e elevador de serviço, área de lazer completa com piscina, manutenção de jardim e outras regalias, certamente, vai ter um valor de condomínio mais alto. Entretanto, há famílias que preferem pagar um condomínio maior, com todos esses bônus, e abrir mão de uma cota de clube, por exemplo.

Várias questões foram citadas, mas não podemos esquecer de conferir se a documentação está correta! Inclusive, se o imóvel for área privativa ou cobertura, passou por uma reforma e teve ampliação de área líquida, este acréscimo deve ser regularizado na prefeitura do município e no cartório, inclusive com equivalência da área constante no IPTU.

Estamos conversando sobre um bem de consumo de alto valor, que envolve grande quantia em dinheiro, muitas vezes toda a economia que uma família conseguiu juntar em toda a vida e, neste caso, um barato jamais poderá custar caro!

Lilian Fajardo é arquiteta, urbanista e designer de interiores.

Trabalha com projetos residenciais e comerciais.

Apresenta a coluna “Arquitetando” toda quinta-feira no programa “Revista BHNews” que começa às 17:30h, com reprise às 21:30h, na BHNEWS TV, canal 09 da NET ou pelo site www.bhnews.tv.br, em tempo real.

lfajardo.arq@gmail.com

www.lilianfajardo.blogspot.com

www.facebook.com/dicasdedecor

@lilianfajardooficial

SHARE
Previous articleCustos de condomínios em SP aumentam 1,18%
Next articleUsucapião extrajudicial será explicado na OAB-MG
Lilian Fajardo

Lilian Fajardo é arquiteta, urbanista e designer de interiores. Trabalha com projetos residenciais e comerciais. Apresenta a coluna Arquitetando toda quinta-feira no programa Revista BHNews que começa às 17:30h, com reprise às 21:30h, na BHNews TV, canal 09 da NET ou pelo site www.bhnews.tv.br, em tempo real.