Imóvel certo: “How I met my apartment?”

0
589
Para que a busca pelo imóvel certo possa ser lembrada como uma etapa tranquila da conquista e realização dos projetos, conheça algumas dicas para facilitar e agilizar esse processo
Para que a busca pelo imóvel certo possa ser lembrada como uma etapa tranquila da conquista e realização dos projetos, conheça algumas dicas para facilitar e agilizar esse processo
Faça que o encontro do imóvel certo seja parte de sua biografia e lembrado como um sucesso

Cássia Ximenes *

Achar o imóvel certo, o apartamento para comprar com localização, preço, tamanho e projetos idealizados e compatíveis com a realidade pode ser mais desgastante do que parece… A fase de busca pode incluir decepções e muito estresse, gerando uma grande ansiedade, como a narrativa da série americana “How I Met Your Mother?”, uma comédia romântica que conquistou os brasileiros. No seriado, o personagem principal, Ted, conta a seus filhos sua longa saga para encontrar a mãe deles. Uma sucessão de tentativas mal sucedidas que faz a história tão conturbada quanto pode ser a saga para encontrar um imóvel.

Para que a busca pelo imóvel dos sonhos possa ser lembrada como uma etapa tranquila da conquista e realização dos projetos, conheça algumas dicas para facilitar e agilizar esse processo:

1) Faça uma escala de prioridades, pelo grau de impacto no seu cotidiano, considerando a localização, espaço interno, vagas de garagem, entre outras.
2) Verifique nos portais de anúncios de imóveis se o valor pretendido está de acordo com as suas possibilidades.
3) Faça visitas virtuais aos imóveis, anote o nome da empresa, o código do imóvel em questão e dê uma nota entre 1 a 5 para classificá-los.
4) Faça um check list com todas as perguntas que considera importante, antes de agendar as visitas.
5) Procure otimizar seu tempo e aumentar a segurança de sua negociação escolhendo uma imobiliária de reputação reconhecida que lhe dê toda a segurança necessária no processo de negociação.

Pontos fortes e fracos

6) A cada visita, anote o endereço do imóvel, data em que visitou e quais os pontos fortes e fracos, de acordo com as prioridades definidas na primeira dica.
7) Escolhido o imóvel, apresse-se a apresentar seu interesse de compra e forma de pagamento a fim de não perder a oportunidade para outro comprador.
8) Verifique a documentação do imóvel e do vendedor, dando especial atenção se ambos estão livres de ônus.
9) Confirme, no contrato, os dados do imóvel, do vendedor, os seus próprios, a data da posse e a forma de pagamento.
10) Assinado o contrato, faça a escritura e registre-a o mais rapidamente possível. Lembre-se de que só é dono quem tem o registro do imóvel!

Felicidade

Os episódios do premiado seriado são divertidos e ótimos para entreter, com uma receita que inclui romance, humor e uma pitada de drama. Desejo que a sua história de “como encontrou seu apartamento” seja parte da sua biografia, lembrada como sucesso, sem ingredientes de terror ou suspense!

* Jornalista, especialista em negócios imobiliários, empresária e presidente da CMI/Secovi-MG (Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais).