Imóveis tiveram descontos de 7,2% em 2015

0
381
A pesquisa FipeZap reforça a expectativa de queda futura dos preços dos imóveis
A pesquisa FipeZap reforça a expectativa de queda futura dos preços dos imóveis
Preço de vendas de imóveis foi menor do que o anunciado em 78% das transações do trimestre

Os preços de imóveis tiveram descontos médios de 7,2% em 2015, segundo o Raio-X FipeZap: Perfil da demanda de imóveis. Entre os destaques do último trimestre, registrou-se que o percentual médio de descontos dos últimos 12 meses atingiu o maior patamar da série histórica, fechando o ano de 2015 em 8,8%. Veja quadro abaixo.

Imóveis média de descontos

Os resultados da pesquisa FipeZap reforçaram a expectativa de queda futura dos preços: 58% dos que pretendem adquirir um imóvel declararam que aguardam redução nos preços ao longo de 2016. Essa percepção começa a afetar também as perspectivas de longo prazo do setor. Quando perguntados sobre as expectativas para os próximos 10 anos, apenas 30% dos que pretendem adquirir um imóvel declararam aguardar um crescimento dos preços acima da inflação: o menor patamar já verificado no Raio-X FipeZap.

Apesar disso, a maior parte ainda qualifica os preços atuais como “altos” ou “muito altos”: 78% dos respondentes que pretendem adquirir um imóvel nos próximos meses classificaram suas percepções em uma dessas categorias.

Mesmo diante desses resultados, cabe notar que o percentual de investidores no mercado imobiliário residencial permaneceu praticamente constante ao longo do 4o trimestre de 2015, respondendo por cerca de 40% no acumulado em 12 meses. Já a porcentagem de respondentes que declararam pretensão em adquirir imóveis nos próximos 3 meses elevou-se ligeiramente, passando de 40% na pesquisa anterior para 43% na atual.

O Raio-X FipeZap: Perfil da demanda de imóveis, desenvolvido em conjunto pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e pelo ZAP, é uma pesquisa realizada a cada 3 meses com usuários do ZAP que manifestaram interesse em entrar em contato com algum anunciante de imóveis durante o trimestre de referência. Mais informações: www.fipezap.com.br.