Imobiliária: escolha com sabedoria e atenção

0
308
É obrigatória em qualquer tipo de venda de imóvel na planta, que a construtora convoque a assembleia para instalar a Comissão de Representantes
É obrigatória em qualquer tipo de venda de imóvel na planta, que a construtora convoque a assembleia para instalar a Comissão de Representantes

Quando um cardíaco escolhe um médico ele tem como principal motivação a competência e a ética para contratar, já que imobiliária assunto escrito por Kênioestará colocando nas mãos deste profissional a sua vida. Da mesma maneira deve agir o proprietário de um imóvel ao contratar uma imobiliária para administrar seu patrimônio. O mesmo ocorre quando outorgamos uma procuração para um advogado, a qual se assemelha a um cheque em branco, ou seja, tudo que o procurador fizer o dono do imóvel responderá integralmente.

Para entregar um imóvel, que geralmente é obtido após décadas de trabalho, qualquer pessoa inteligente nomeia um procurador por sua honestidade, competência e conhecimento, pois se este não for confiável incorrerá em sérios riscos. Diante da ineficiência do Poder Judiciário e da dificuldade de provar atos dissimulados, a experiência nos orienta a evitar negócios com pessoas complicadas, especialmente numa locação que, em regra, perdura por muitos anos.

Devemos ter cuidado com quem oferece vantagens, pois o picareta é sedutor e sabe que as pessoas são ávidas por descontos, aluguéis adiantados e outras bobagens que são insignificantes diante dos riscos de nomear um procurador espertalhão e não confiável.

Não se iluda com benefícios financeiros provisórios. Pesquise, sendo a internet um meio de apuração. Nos sites “Reclame Aqui”, “Criticar BH” e do TJMG (www.tjmg.jus.br) é possível verificar se existem ações ajuizadas na Justiça Comum e no Juizado Especial de Pequenas Causas por clientes que foram prejudicados, tais como ações de indenização e prestação de contas.

Devem ser ignoradas na pesquisa ações de consignação em pagamento, pois muitas decorrem de inquilinos que agem com intenção de não pagar o aluguel correto ou da recusa de reparação dos danos que causou ao imóvel. Responder por Ação de Execução Fiscal ou por até cinco processos não depõe contra nenhuma empresa, pois isso é comum diante de tantos clientes. Entretanto, uma imobiliária figurar como ré em dezenas de processos é um indício preocupante. Ligue para o autor da ação e veja o que ocorreu.

Propaganda pode enganar
Existem entidades ou organizações que inventam premiações que visam apenas a publicidade, sendo alguns prêmios vendidos ou decorrentes de investimentos financeiros, que não credenciam a empresa premiada pelos seus bons serviços, honestidade e concorrência exemplar. Presenciamos em 2010 a Câmara Municipal de Belo Horizonte premiar as Pomponetes do Galo com o Diploma de Honra ao Mérito, o que chocou as autoridades e celebridades já agraciadas pelo título e gerou manchetes nos jornais.

Portanto, não se deixe enganar pela empresa que tenha premiações vindas de organização que ignora o papel de uma Comissão de Ética e que não se preocupa em comprometer a sua imagem e credibilidade. Só deveria ser premiado quem serve de exemplo a ser seguido e não uma “Imobiliária Dor de Cabeça ou Azar Imóveis”. Mas felizmente, o mercado é sadio, já que mais de 90% das imobiliárias são confiáveis.

Entretanto, há notícia de imobiliária que fez contrato de 5 anos, contra a vontade do locador e que resultou na desvalorização do imóvel e ainda, que não repassa para o locador a multa de atraso que recebe do inquilino. A imobiliária faz jus à multa somente se paga o aluguel em dia.

Confiança é um bem precioso e isso não se compra, se conquista com uma postura de vida.

RÁDIO JUSTIÇA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL- Falarei sobre este tema na minha coluna da Rádio Justiça. Ouça no site www.radiojustica.jus.br (FM 104,7 Brasília). Tire suas dúvidas na BANDNEWS (FM 89,5) toda segunda e sexta-feira, às 13:12 h.

Leia mais sobre imobiliárias. 

Kênio de Souza Pereira
Diretor da Caixa Imobiliária Netimóveis – BH/MG
Presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-MG
Representante em MG da ABAMI – Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário
e-mail: keniopereira@caixaimobiliaria.com.br – tel. (31) 3225-5599.

www.keniopereiraadvogados.com.br.