“Iluminar é uma Arte”

1
435
Dicas de como Iluminar sua casa com a Arquiteta Letícia Miranda

Iluminar é uma arte. Um bom trabalho de iluminação é capaz de proporcionar harmonia, elegância, criar atmosferas diferentes, valorizar objetos, texturas, formas e muito mais. 

Escolher a iluminação mais adequada para cada ambiente não é tarefa simples. Antes de mais nada, é necessário definir quais as sensações que se quer transmitir por meio da luz.

Definido o objetivo a ser alcançado, é necessária uma análise cuidadosa de elementos como a escolha das cores do teto e paredes, a real necessidade de iluminação do espaço, pé direito e texturas que envolvem o ambiente.foto decorao demolio 3
Atualmente as lâmpadas incandescentes, fluorescentes tubulares, fluorescentes compactas e halógenas são as mais utilizadas na iluminação.

O que poucos sabem é quando e onde se deve usar cada uma delas.

As lâmpadas incandescentes são as mais usadas por apresentarem baixo custo. Sua luz amarelada proporciona aconchego, ideal para ambientes de convívio íntimo; reproduzem as cores do ambiente com muita eficiência. No entanto, apresentam vida útil menor e maior consumo energético.

As lâmpadas fluorescentes tubulares, consideradas as da nova geração, são altamente eficientes e duráveis. Representam uma economia de 80% no consumo e 10 vezes na durabilidade se comparadas à s incandescentes; além disso, aquecem menos o ambiente. Ficam bem em cozinhas, corredores e garagens. Seu custo inicial é alto, pois necessitam de um reator para seu funcionamento e seu descarte deve observar um bom acondicionamento, já que o mercúrio utilizado na sua fabricação pode gerar danos ao meio ambiente.

As lâmpadas fluorescente compactas, possuindo as mesmas características das fluorescentes tubulares, são menores e já trazem um reator incorporado. Mais leves, se adaptam a vários tipo de ambientes. Oferecem luz branca e amarela. Sua desvantagem é o alto custo inicial, que é compensado pelo baixo consumo energético. São as preferidas em ambientes como hall de entrada e escadas.

As lâmpadas halógenas oferecem luz branca e brilhante. São compactas, mais duráveis e mais eficientes que as incandescentes. Ideais para destacar a decoração, criar contraste, realçar cores e texturas.

Cada tipo de lâmpada tem o seu lugar e quando aliadas a outros elementos, podem levar à  sua casa sofisticação, elegância e beleza.

Dica: para criar clima de aconchego, evite iluminação com lâmpadas fluorescentes, pois deixam o ambiente mais frio, transmitindo um ar de impessoalidade.

Letícia Miranda – Arquiteta e urbanista.