Iluminação de LED e como tirar proveito na decoração

0
52
No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre como utilizar e tirar maior proveito da iluminação de LED em seu projeto. Fotos: Mão Dupla Comunicação/Divulgação
No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre como utilizar e tirar maior proveito da iluminação de LED em seu projeto. Fotos: Mão Dupla Comunicação/Divulgação
Saiba as opões da iluminação de LED na decoração de sua casa
Nina Abadjieff
Nina Abadjieff

A iluminação de LED é um grande achado. Não há dúvidas que a iluminação é uma das peças mestras na decoração de ambientes, sejam eles residenciais ou comerciais. No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre como utilizar e tirar maior proveito das luzes de LED em seu projeto. 

Seja na cozinha, quarto, sala de TV, ou qualquer outro cômodo da residência, o LED ganhou um espaço mais que especial quando se trata de iluminação. Vemos vários projetos magníficos com este material que hoje é indispensável para deixar os ambientes mais confortáveis e aconchegantes. 

Uma das formas de utilizá-lo é com rasgos de luz, (vãos em que se embutem as lâmpadas e tiras de LED de forma longitudinal) que se vê muito aplicado ao teto, mas que podem também ser utilizados nos pisos. Sim, com um bom tratamento de blindagem, os rasgos dos pisos são também uma ótima escolha na hora de se pensar em iluminação. 

Este tipo de aplicação requer, como dito acima, um maior cuidado na hora de ser instalado, uma vez que o piso pode receber água e outros materiais que podem danificar a parte elétrica. 

Harmonizar feixe e intensidade das lâmpadas

A dica é sempre harmonizar o tamanho do feixe com a intensidade das lâmpadas utilizadas, podendo ainda mesclá-los com spots também de LED, dando uma luminosidade adequada ao que o ambiente exige. Para isto, o arquiteto deve calcular tal luminosidade, para que não fique exagerada e nem fique abaixo do que se precise. 

A iluminação de LED alia a beleza dos feixes com a economia das lâmpadas

Além disso, os rasgos da iluminação de LED no piso ajudam a demarcar o ambiente dando uma sensação de amplitude, como neste projeto, onde buscamos trazer um ar diferente para o quarto, utilizando os balizadores comuns com perfis iluminados com fita de LED, para demarcar o piso e mostrar caminhos.

Ele é específico para piso, e sua luminária é bem democrática, sendo possível utilizá-la de todas as formas e em todos os espaços. Há ainda a possibilidade de trocar a sanca comum por ela, fazendo dela uma arandela, contornando todo o forro de gesso.

Dito isto, opte sempre pela iluminação na hora de decorar o seu apê ou residência, aliando a beleza da iluminação correta, com a economia das lâmpadas de LED.

Nina Abadjieff é designer de interiores formada pelo INAP e arquiteta pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix. Atua no mercado de arquitetura e design com projetos residenciais e comerciais.