Iluminação com mobilidade enriquece a decoração

3
320
Os spots possibilitam direcionar a iluminação conforme o desejo do usuário
Os spots possibilitam direcionar a iluminação conforme o desejo do usuário
As vantagens desse tipo de iluminação não se restringem apenas ao conforto

Hoje em dia, a decoração tem que ser multifuncional e se adequar a todas as necessidades dos usuários. Mas as pessoas não buscam apenas praticidade. Elas sentem a necessidade de interação com o ambiente em que vivem, para que, assim, possam extrair o máximo do conforto que este pode oferecer.

Para que a experiência dos clientes com a morada ou estabelecimento comercial seja completa, profissionais de arquitetura e decoração usam diversos recursos, por exemplo, móveis, cores, pisos, revestimentos e adereços. Mas um em especial, pode tornar os espaços mais aconchegantes e mudar o clima do local: a iluminação.

Antes, os projetos luminotécnicos se limitavam a ter pouca ou nenhuma mobilidade. Agora, eles estão cada vez mais integrados com o décor. “Fazer o jogo de luz adequado ao momento torna a ocasião mais agradável”, avaliam as designers de interiores Ana Karina Chaves e Klazina Norden.

Economia de energia

E as vantagens desse tipo de iluminação não se restringem apenas ao conforto. “Economiza-se mais energia, uma vez que se pode controlar a intensidade e a duração da luz por meio da automação. E também o ambiente fica mais belo e sofisticado”, lembram as designers.

Os projetos que preveem uma iluminação com mais mobilidade e com maior interação entre o espaço e os usuários utilizam vários recursos, como automação, luminárias de pé e de mesa, abajures e iluminação de trilho. Eles, quando usados de forma adequada ressaltam o ponto forte do ambiente e criam cenas que além de belas aguçam emoções.

A arquiteta e colunista do Portal emorar Estela Netto ensina como lançar mão dessas soluções: “As luminárias de pé e de mesa devem ser usadas quando houver a necessidade de luz direcionada para leitura, por exemplo, ou quando a intenção for criar um ponto com luz difusa para clarear um canto específico e dar um toque de brilho na decoração. O abajur cai bem em áreas de estudo”.

Iluminação de trilho

Já a iluminação de trilho é algo moderno que valoriza ambientes comerciais e residenciais. É aliada do décor quando a intenção é destacar obras de arte. “Este tipo de iluminação pode ser utilizado diretamente sobre a laje, sem rebaixo de gesso. Pode-se distribuí-la pelo teto do ambiente, sem a necessidade de vários pontos de saída de energia de laje ou rebaixo. Hoje, há modelos exclusivamente com spots e outros que combinam luz indireta fluorescente com spots com lâmpadas halógenas”, explica Estela.

A arquiteta dá uma dica interessante para um upgrade nos espaços usando apenas a luz: “Tenha sempre abajures, eles são coringas. Eles dão uma ‘levantada’ no ambiente e complementam a iluminação com pontos de brilho”.

Nesse projeto, as designers de interiores Ana Karina Chaves e Klazina Norden especificaram spots que possibilitam direcionar a luz
Nesse projeto, as designers de interiores Ana Karina Chaves e Klazina Norden especificaram spots que possibilitam direcionar a luz

Já Ana Karina e Klazina Norden ressaltam algo muito importante. “Deve-se estar atento às especificações da rede elétrica para saber se ela suporta o tipo e quantidade de lâmpadas que serão usadas no projeto. Por isso é necessário contar com ajuda especializada”, afirmam.

Leia mais sobre o assunto.