Ignoramos que informação vale muito

0
227
É obrigatória em qualquer tipo de venda de imóvel na planta, que a construtora convoque a assembleia para instalar a Comissão de Representantes
É obrigatória em qualquer tipo de venda de imóvel na planta, que a construtora convoque a assembleia para instalar a Comissão de Representantes

A maioria das pessoas não valoriza o conhecimento e opta por não pagar para um especialista resolver ou orientar sobre a imobiliária assunto escrito por Kêniosolução de um problema. Elas são seduzidas pelos serviços gratuitos ou de menor valor e escolhem o prestador de serviços ou o produto sem considerar a melhor qualidade. Agir buscando o menor preço com a intenção de economizar ou auferir vantagem pode gerar prejuízos imensuráveis.

A falta de cuidado com a informação é evidenciada com a postura das pessoas lerem sem compreender o alcance dos documentos que assinam, dentre eles: os contratos de compra e venda, locação e convenções de condomínios que afetam seu patrimônio.

Internet
A despreocupação com o valor da informação pode ser notada no cadastro gratuito nas Redes Sociais, e-mails, que em regra é realizado de forma ingênua pelos usuários. Poucos sabem que as informações que prestamos sobre a nossa vida, preferências, amizades, vínculos, etc, podem ser utilizadas eternamente e de forma irrestrita constituindo a base da lucratividade das empresas que disponibilizam esses serviços em rede.

A utilização desses serviços exige que o usuário aceite os termos de uso dos serviços. Assim ele autoriza expressamente o uso de todos os dados que expõe, de forma ampla e perpétua. Esses dados são vendidos e sustentam as milionárias empresas prestadoras de serviços de relacionamento na internet, e-mails, dentre outros. Desse modo, o mercado “descobre” quais são as preferências das pessoas e passa, por exemplo, a anunciar produtos a cada possível consumidor.

A maioria das pessoas não lê os termos de uso dos serviços prestados na Internet, pois ignora o valor da informação que consiste em poder. A Política de Privacidade da Google sobre o Gmail, por exemplo, explicita: “Nosso objetivo é manter nossos serviços de modo a proteger informações de destruição acidental ou maliciosa. Assim, depois de excluir informações de nossos serviços, não podemos excluir imediatamente cópias residuais de nossos servidores ativos e pode não ser possível remover informações de nossos sistemas de backup.

As informações dos usuários da rede ficam eternamente disponíveis para o servidor e recebem tratamento desconhecido, inclusive após o falecimento do indivíduo. Para se cadastrar na rede social Twitter, o item 5 dos Termos e Condições de Utilização dos Serviços dispõe: “Ao submeter, publicar, disponibilizar ou exibir Conteúdo nos Serviços ou através destes, você concede ao Twitter uma autorização de âmbito geográfico mundial, não exclusiva e gratuita (com direito a conceder sublicenças) para utilizar, reproduzir, adaptar, modificar, publicar, colocar à disposição do público, transmitir, exibir e distribuir o conteúdo em qualquer tipo de meio de comunicação ou publicidade (existente atualmente ou que venha a existir no futuro)”.

Cada um é livre para divulgar a sua vida, torná-la pública ou para deixar de ler o que assina, bem como não consultar um especialista quando não domina o assunto. Entretanto, deve entender que não poderá culpar o destino ou terceiros caso tenha algum problema decorrente de sua postura despreocupada. A informação consiste na moeda de maior alto valor no mundo, e, portanto, todos os profissionais devem ser valorizados e reconhecidos pelo bem mais precioso que possuem – o conhecimento.

Kênio de Souza Pereira
Diretor da Caixa Imobiliária – Rede Netimóveis – (31) 3225-5599
Presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-MG.
Conselheiro da CMI- Câmara do Mercado Imobiliário de MG e do SECOVI-MG.

www.keniopereiraadvogados.com.br.

 

SHARE
Artigo anteriorÍndice da Construção Civil sobe 0,58% em agosto
Próximo artigoEscolha a bancada certa para a cozinha
Kênio de Souza Pereira Presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-MG Diretor da Caixa Imobiliária Netimóveis – BH-MG Conselheiro da Câmara do Mercado Imobiliário e do SECOVI-MG Representante em MG da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário Árbitro da Câmara Empresarial de Arbitragem de MG (CAMINAS) e-mail: keniopereira@caixaimobiliaria.com.br – tel. (31) 3225-5599.