Houseplants é uma tendência na decoração

0
547
Jardins verticais ou vasos estão em voga! São as houseplants

lilianAs houseplants já são uma tendência no décor. Para quem não tem um grande quintal ou um belo jardim, traga o verde para dentro de casa! Na hora de decorar, vale dispor as plantas em jardins internos, jardins verticais ou vasos que estão em voga! São as houseplants.

As houseplants têm ideias criativas para os vasos
As houseplants têm ideias criativas para os vasos

Ao invés dos tradicionais vasos, aproveite aquele velho livro para ser a “casa” da sua planta. É uma forma criativa de “vestir” as vegetações.

O cacto é uma planta que vive com pouca água e não precisa ser podado. No inverno, o cacto entra em repouso e não precisa ser regado. Caso contrário, podem surgir bactérias e fungos.

O porta-objetos pode ter lápis, canetas, revistas e... plantas!
O porta-objetos pode ter lápis, canetas, revistas e… plantas!

O verde também é bem-vindo no home-office para ajudar no relaxamento, principalmente nos dias de muito stress no estudo ou no trabalho.

O jardim vertical pode substituir um quadro na decoração da casa
O jardim vertical pode substituir um quadro na decoração da casa

Ao invés de um quadro, que tal uma obra de arte natural? Alguns pequenos cuidados podem manter suas plantas bem verdinhas e cuidadas. O principal motivo que fazem as plantas morrerem é o excesso de água. A terra deve estar úmida, mas não encharcada.

Não deixe água parada no pires! Além da raiz não poder ficar o tempo todo em contato com a água, contribuímos para evitar a dengue.

Um aquário ou baleiro pode virar o terrário
Um aquário ou baleiro pode virar o terrário

Para quem quer ter mini-jardins em casa, a opção são os terrários.O terrário reproduz as condições ambientais necessárias para as diferentes espécies, com pedra, areia, carvão mineral, terra vegetal, entre outros.

Objetos de vidro podem ser reaproveitados para abrigarem as houseplants
Objetos de vidro podem ser reaproveitados para abrigarem as houseplants

Com criatividade, uma varanda pode ser decorada com plantas suspensas sem, necessariamente, ter um jardim tradicional no piso.

A luz solar é outro componente importante! Cada planta tem sua necessidade específica de receber luz solar direta ou indiretamente, podendo variar a incidência, de acordo com a espécie.

Se aparecerem manchas marrons rodeadas pela coloração amarelada nas folhas, significa excesso de sol. Equivale a uma queimadura solar, podendo acontecer quando uma planta de baixa luminosidade, própria para desenvolver no interior da casa, é exposta à luz solar direta, na parte externa.

Uma boa dica é regar os vasos com a água usada para cozinhar legumes, depois de resfriada, pois é uma fonte rica em nutrientes. Ou a água usada para cozinhar ovos, sem sal.

Sua casa vai ficar mais verde e o planeta agradece!

Lilian Fajardo é arquiteta, urbanista e designer de interiores.

Trabalha com projetos residenciais e comerciais.

 Apresenta a coluna “Arquitetando” toda quinta-feira no programa “Revista BHNews” que começa às 17:20h, com reprise às 21:30h, na BHNEWS TV, canal 09 (NET), canal 29 (UHF) ou pelo site www.bhnews.tv.br, em tempo real.

 lfajardo.arq@gmail.com

www.lilianfajardo.blogspot.com.br

www.facebook.com/lilianfajardoarquitetura

SHARE
Artigo anteriorFinanciamento imobiliário: BB financia até 90%
Próximo artigoITBI em BH: como reclamar sobre o valor
Lilian Fajardo é arquiteta, urbanista e designer de interiores. Trabalha com projetos residenciais e comerciais. Apresenta a coluna Arquitetando toda quinta-feira no programa Revista BHNews que começa às 17:30h, com reprise às 21:30h, na BHNews TV, canal 09 da NET ou pelo site www.bhnews.tv.br, em tempo real.