Feira de Milão: a tendência é apostar no natural

0
671

Todos os anos em abril o mundo se reúne para pensar sobre o design da Feira de Milão. Muitas das maiores empresas do setor se juntam em uma feira e expõem o que acreditam sobre tendências a respeito de forma, cores, texturas, e maneira de compreender o homem e seu jeito de morar.

Estela-NettoA cidade fica contagiada por um espírito que une as pessoas ao redor de experimentações, instalações, performances e outras formas artísticas que caminham paralelas à feira. Tudo muito interessante, muito desafiador, mas nós vamos nos debruçar sobre uma percepção que tive em todos os locais da cidade. Da feira à Tortona, das ruas repletas de grifes à Lambrate: a necessidade do natural.

Há estudiosos em comportamento que apontam a necessidade do homem em buscar a natureza, voltar para o natural. Toda tecnologia existente por muito tempo também nos trouxe certa dureza, uma avidez na forma de morar. Milão este ano não deixa dúvidas, o homem precisa de sentir tocado, inspirado, emocionado pelo design e isso vem através do contato com as linhas orgânicas, com uma certa simplicidade, com o artesanal, com o que está repleto de memórias afetivas: a natureza.

O sofá Leonard 08 é um exemplo das linhas orgânicas e das curvas delicadas e acolhedoras presentes em vários móveis da Feira de Milão este ano
O sofá Leonard 08 é um exemplo das linhas orgânicas e das curvas delicadas e acolhedoras presentes em vários móveis da Feira de Milão este ano

Através das fotos cedidas pela Minotti, uma das empresas mais consagradas do planeta, podemos perceber como as pedras naturais, as fibras, as linhas orgânicas abraçam o homem e lhe dão conforto e até paz.

As texturas são largamente trabalhadas convidando o usuário à diferentes sensações. Couro, lã, fibras, tramas, vidro, madeira, pedra, enfim, uma infinidade de toques se sobrepõem, muitas vezes, até mesmo ao grande impacto das cores. Este ano não foi colorido como em outras épocas, mas foi repleto de sensações mais íntimas, mais pessoais, construídas pelo toque.

Feira de Milão - A Aston Dining 02 é uma cadeira que envolve a pessoa por meio de suas fibras acolhedoras e extremamente macias
Feira de Milão – A Aston Dining 02 é uma cadeira que envolve a pessoa por meio de suas fibras acolhedoras e extremamente macias
Dicas

Vou deixar algumas dicas práticas para você usar na sua casa e deixá-la tão fresca e nova como este último abril em Milão:

– Dourado: ele voltou com tudo, mais forte ou apagado. Em pés de mesas ou luminárias. Não importa o latão se mostra deslumbrante e sedutor.

– Mármore: coloque tampos de mesa em mármore, Não há dúvida, nada mais exclusivo do que um móvel que a própria natureza fez para você.

– Linhas orgânicas. Chega do que é duro e desconfortável, vamos priorizar as curvas delicadas e acolhedoras.

Deixo essa minha pretensiosa reflexão sobre design para vocês e agora vou desfrutar do conforto, do acolhimento e do relaxamento que a arquitetura nos convida.

Leia mais sobre Decoração. 

Estela Netto é arquiteta formada pela PUC Minas, especialista em História da Cultura e da Arte. Atua no mercado de arquitetura e design com projetos residenciais e comerciais.
Estela Netto Arquitetura & Design
Av. Bandeirantes, 442 / 2º andar, Mangabeiras
(31) 3264-6427
www.estelanetto.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/estela.nettoarquitetura.