Dicas para valorizar seu imóvel

0
665
Não descuide da manutenção. Essa é uma boa forma de valorizar seu imóvel

Para valorizar seu imóvel, nada melhor do que reformá-lo. Se você pensa na reforma sem gastar desnecessariamente, e ainda não quer perder dinheiro se, um dia, precisar vendê-lo, o primeiro passo é o lilianplanejamento. Investir em melhorias é uma forma de aumentar o interesse dos possíveis compradores. O vendedor não consegue reaver o total investido na reforma, mas não se discute que um imóvel com uma boa aparência é um facilitador de vendas.

Não descuide da manutenção do imóvel. Se uma pequena mancha aparecer na parede ou no teto, pode ser uma infiltração. A manutenção preventiva é a forma mais barata de manter o valor de um imóvel.

Instalações elétricas e hidráulicas revisadas ou substituídas é uma forma de evitar curto-circuito, entupimento ou vazamento. Questão de segurança para os moradores.

Se você mora em casa, cuide do muro frontal. Muros pichados podem dar a ideia que a região é insegura, mesmo que não seja.

A grama do jardim deve estar aparada e o piso do quintal não deve ter partes trincadas ou quebradas.

Cuidar da grama, do muro e da área externa é fundamental para valorizar seu imóvel
Cuidar da grama, do muro e da área externa é fundamental para valorizar seu imóvel

Piscina e churrasqueira só valorizam um imóvel se forem usadas e de interesse do morador. Caso contrário, podem virar um elefante branco que pesa no bolso.

A área de lazer deve ser utilizada, caso contrário é melhor não ter. Projeto: Lilian Fajardo
A área de lazer deve ser utilizada, caso contrário é melhor não ter. Projeto: Lilian Fajardo

Quanto mais vagas de garagem possuir, maior seu valor imobiliário. Se houver espaço no terreno, prefira aumentar as possibilidades de guardar os veículos, sem infringir a legislação do município, é claro! É proibido cobrir o afastamento frontal.

O número de quartos também valoriza uma residência. É válido integrar um dos quartos para aumentar a área social, desde que esta possibilidade possa ser revertida posteriormente, caso queira.

Banheiros reformados enchem os olhos! Se não quiser investir em grandes alterações, uma opção é deixar todas as paredes claras e uma delas com um revestimento diferente. É uma forma de mostrar cuidado com a casa e trazer personalidade ao espaço.

O banheiro pode ser todo monocromático com uma parede diferenciada. Projeto: Lilian Fajardo
O banheiro pode ser todo monocromático com uma parede diferenciada. Projeto: Lilian Fajardo

A pintura deve estar em dia! Rebaixar o teto com gesso também é uma opção que realça a decoração, deixando a casa muito mais aconchegante, com a possibilidade da iluminação indireta e pontual, com plafons embutidos.

Cuide da sua casa para que ela se torne um lar!

Lilian Fajardo é arquiteta, urbanista e designer de interiores.

Trabalha com projetos residenciais e comerciais. 

Apresenta a coluna “Arquitetando” toda quinta-feira às 18:00h, no último bloco do programa “Revista BHNews”, com reprise às 22:00h, na BHNEWS TV, canal 09 (NET), canal 29 (UHF) ou pelo site www.bhnews.tv.br, em tempo real.

lfajardo.arq@gmail.com

www.lilianfajardo.blogspot.com.br

www.facebook.com/lilianfajardoarquitetura