Decorar com praticidade, estilo e bom gosto

0
605

Projetos da Casa Cor sugerem soluções práticas

Reformar ou ter uma casa de cara nova?  Por exemplo, para quem tem filhos na fase da adolescência, a arquiteta Gislene Soeiro projetou o Quarto do Adolescente. Segundo a profissional, todo o ambiente é funcional e prático.  “O piso é feito com laminado de madeira, ótimo custo-benefício, e o tapete é lavável. As paredes são em pintura texturizada de  concreto aparente, o que tem baixo custo e ótima manutenção. O painel decorativo é produzido com material reciclável de garrafa PET”, detalha.

Além disso, a cama é feita com lona de caminhão, material reciclável, lavável e de fácil manutenção. Outro detalhe importante é o instrumento musical que fica suspenso, assim evita gerar bagunça. “No ambiente, tudo que é apresentado é de fácil alcance para a maior parte da população. É um quarto muito atual, prático e funcional para o dia a dia”, afirma a profissional.

Falando em praticidade, a arquiteta Sandra Diniz projetou o Home Office, ambiente que mescla estilos, possibilitando que um espaço tenha mais de uma função.  O local multiuso é dividido em escritório, sala para Tv  e ainda área para a prática de exercícios físicos. No mundo moderno, o tempo vale ouro e está cada vez mais curto. As pessoas têm de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. O homem deve ser excelente profissional e ainda estar em forma. E foi pensando no cotidiano de um jovem empresário com esse perfil que a arquiteta idealizou o projeto.

Outra solução interessante, que foi apresentada pelas arquitetas Juliana Couri e Natacha Nascif, é usar o teto aparente, que juntamente com a parede de tijolinho, deixa o ambiente com um clima despojado. “O revestimento das paredes é de fácil instalação e cria um efeito aconchegante para o espaço”, pontua Natacha. No ambiente, há uma estante diferenciada. Segundo a profissional, o móvel, desenhado por elas, foge do padrão do cotidiano. “E é inusitado”, completa. O projeto da estante pode ser adaptado para outros ambientes e em proporções menores. As profissionais garantem que mesmo assim, o móvel continua com o charme apresentado.

Uma dica para garantir encanto para os espaços é visitar o Lumière Residences, para conferir o projeto de Nara Cunha. O ambiente mostra que com pequenas interferências como, pintar uma cômoda ou reformar um sofá antigo, beleza e sofisticação são garantidas. Além disso, o projeto apresenta revestimentos coloridos e sugere bancos na mesa de jantar, no lugar de cadeiras.

Espaços compartilhados

 A sugestão da designer de interiores Carolina Lage é reservar um local na casa para receber os amigos. Na correria do dia a dia, por que não separar um tempo para ficar com as pessoas Sala-Amigosqueridas? Na Sala de Jantar dos Amigos, as cadeiras deram lugar aos sofás, recheados de almofadas, de forma bem despojada e confortável. O local possibilita um jantar informal, sessão de TV ou escutar uma boa música. “A idéia é ter um espaço com layout diferenciado, algo mais descontraído e informal para receber os amigos”, completa Carolina.

Os charmosos Banheiros Públicos, projetados por Larissa Leão, trazem recursos diferenciados que também podem ser aproveitados em casa. A arquiteta destaca o uso do papel de parede, a iluminação com lâmpadas LED e a utilização de bacias e torneiras econômicas. De acordo com a profissional, o uso do papel de parede propicia um ambiente agradável e aconchegante, onde as inúmeras possibilidades de cor, textura e desenho garantem um espaço único e personalizado. A utilização das lâmpadas LED possibilita a maior durabilidade e o menor consumo de energia. E o uso de bacias e torneiras econômicas diminui o consumo de água, o que aumenta a contribuição para a preservação do meio ambiente.

Já o projeto dos arquitetos Juliana Vasconcellos e Carlos Maia alia a praticidade de poucos elementos em ambientes integrados. Na Suíte Presidencial são usados tonalidades neutras, para ser um espaço atual e chique, segundo Juliana. “Além de buscarmos uma sensação de amplitude, fazendo usos de espelhos, que são materiais acessíveis a grande parte da população”, explica a profissional. O ambiente apresenta o conceito de uma ampla suíte de hotel urbano, com características universais, que poderia ser implantado em qualquer metrópole.