Decoração temática ganha espaço em projetos residenciais

0
423
Decoração temática invade os ambientes e encanta pelos efeitos e singular beleza

Quem gosta de decoração já deve ter percebido que em exposições e mostras da área o que não faltam são espaços decorados de forma temática. Exemplo disso são os ambientes da Mostra Black, inaugurada no último dia 22 em São Paulo, e a própria Casa Cor, que estreia na capital paulista no próximo dia 29/05, tendo a moda como tema central. A novidade é que essa tendência de buscar a inspiração num tema preestabelecido tem extrapolado os limites das mostras e chegado aos projetos residenciais.

Segundo as decoradoras Fabiana Visacro e Laura Santos, esse tipo de decoração normalmente é solicitada por pessoas com perfis específicos. “São pessoas que se interessam por algum tema ou assunto particular. Esses clientes são criativos, sensoriais e exóticos. Geralmente, querem criar uma atmosfera especial e diferencia na casa”, contam.

Cama em formato tabular e mais baixa. O móvel é inspirado em padrões orientais
Cama em formato tabular e mais baixa. O móvel é inspirado em padrões orientais

É importante ressaltar que decoração temática nada tem a ver com a cenográfica. Diferente desta última, ela é mais sutil. Demonstra seu caráter temático com leves e charmosos toques, tudo muito bem dosado. “Nada de levar o tema escolhido ao pé da letra. É interessante deixar pontos fortes que caracterizem o ambiente sem, contudo, pesar ou chocar as pessoas”, explicam Fabiana e Laura.

Essa criativa maneira de compor ambientes é bastante solicitada, principalmente nos quartos, visto que é um lugar mais reservado. Assim, é mais fácil ousar e soltar a imaginação para desfrutar intensamente de todas as sensações e possibilidades do espaço. E para que isso seja possível, os profissionais contam com a cor, a iluminação e com o uso de plotagens temáticas. Juntos, esses elementos trazem ao local o conceito buscado no projeto.

Foi com base nesses conceitos que Fabiana e Laura conseguiram superar as expectativas de um dos seus clientes, que solicitou decoração temática, ao criarem um quarto com mote oriental. A plotagem de cereja, a iluminação com efeito cenográfico, a presença da nuance vermelha, típica de ambientes orientais, a cama de medidas baseadas nos padrões do oriente, mais baixa e de estilo tablado, tornaram o lugar belo e expressivo. Exagero? Só mesmo no encantamento que vislumbra diante dos olhos de quem conhece o ambiente.