Decoração prática para a casa que não tem empregada doméstica

0
638
Decoração prática facilitam manutenção da casa
Neste projeto de Iara Santos o piso facilitada a manutenção, pois a limpeza é feita com apenas um pano úmido e detergente

A melhor distribuição de renda no país, aliada ao crescimento da economia e à escolarização da população, tem gerado um fenômeno que já está evidente: as empregadas domésticas estão deixando de existir. Atentos a esse novo cenário, profissionais da arquitetura e da decoração já idealizam projetos residenciais pensando em detalhes que irão facilitar a manutenção do lar deixando-o sempre limpo e organizado. É a chamada decoração prática.

Espelhos, lustres e papéis de parede surgem como opções decorativas de fácil manutenção

Detalhes que devem ser observados desde o planejamento do projeto, tais como pisos e revestimentos. “Quanto mais lisa for a superfície, mais fácil será de cuidar. Azulejo retificado tem menos rejunte, o que facilita muito a limpeza. Espelho também é um revestimento fácil de ser mantido e foge dos modismos por ser sempre atual. Já para quem prefere pedras, o marmoglass é uma ótima opção, além de ter um brilho intenso é incrivelmente duro e resistente. Por fim, para as cozinhas e banheiros temos a fórmica ou laminado. Estes revestimentos têm alta resistência e podem ser lavados com detergentes e desinfetantes”, enumera a designer de interiores Klazina Norden.

Por falar em cozinha, este ambiente ganha atenção especial, já que costuma ser foco de muita bagunça. “É importante que a cozinha tenha muitos nichos, para acomodar os utensílios de forma organizada”, opina a designer de interiores Iara Santos. A designer Ana Karina Chaves concorda e acrescenta: “O uso de um bom exaustor na cozinha também é importante para evitar o acúmulo de gorduras”.

Até mesmo na hora de escolher a decoração da casa existem detalhes que facilitarão a vida de quem não pode contar com uma empregada. “A utilização de muitos adornos facilita o acúmulo de poeira. Abrir mão deles, porém, deixa a decoração muito impessoal. Então o ideal é pontuar a casa com alguns adornos mais importantes para a família e feitos com materiais nobres e, por isso, de fácil manutenção”, explica Iara Santos. “Quadros, papel de parede, espelhos e lustres também são ótimas opções decorativas que não exigem tanta manutenção”, avaliam as profissionais.

As designers ainda alertam sobre o uso de cortinas e tapetes. “É importante optar por cortinas de tecidos leves, pois fica mais fácil de serem retiradas para a lavagem”, lembra Iara. Ana Karina e Klazina dão outras sugestões. “Persiana é uma boa opção, pois a limpeza pode ser feita com aspirador ou vaporeto. Já os tapetes devem ser sempre aspirados e lavados periodicamente, evitando que fiquem encardidos pelo acúmulo de poeira”, avaliam.

Seguindo esses cuidados fica fácil cuidar da casa, economiza-se com o que seria gasto com a empregada e, em alguns casos, até sobra um espaço a mais na casa: o quartinho dedicado à funcionária. “Tenho feito ótimos projetos em que transformamos o quarto de empregada e despensa de suporte para a cozinha ou em rouparia. As opções são muitas”, finaliza Iara.