Cubas dão sofisticação aos banheiros

1
1074
As cubas de apoio (redondas e ovais) são interessantes, pois não deixam a sujeira juntar no fundo das peças

Além de facilitar o dia a dia pela funcionalidade, as cubas tornam os banheiros ricos em detalhes e dão um toque de glamour

Com várias opções de design, formato, cores e materiais, as cubas têm se tornado as queridinhas do banheiro e, muitas vezes, vem assumindo papel de protagonista. Elas se destacam nesse ambiente pela modernidade e estilo. Além disso, são funcionais, práticas e dão um toque charmoso a esse espaço do lar.

“As cubas podem ser de embutir, coladas por baixo das bancadas de granito; de semi-encaixe, que possuem parte da estrutura para fora da bancada e parte fixada para dentro, com leve saliência na área de cima da bancada; e de apoio, colocada inteiramente sobre a bancada de granito”, destacam as designers de interiores Fabiana Visacro e Laura Santos.

Cubas de sobrepor têm as bordas de apoio acima do tampo. Foto: Henrique Queiroga
Cubas de sobrepor têm as bordas de apoio acima do tampo. Foto: Henrique Queiroga

Existem ainda cubas de sobrepor, que são embutidas pelo lado de cima das bancadas, formando uma espécie de moldura, cubas de parede, que dispensam as bancadas, sendo fixadas diretamente na parede e as montadas, geralmente feitas com o mesmo material da bancada.

Com tantas opções no mercado é comum surgirem dúvidas sobre qual cuba usar e em qual tipo de décor. “As cubas de vidro e pedra são lindas para lavabos. Já para banhos comuns, caem bem as de louça branca, as pretas e beges”, lembra a designer de interiores Iara Santos

Fabiana e Laura também dão dicas. “As cubas são utilizadas em todos os estilos, pois são peças atemporais. Vale a pena destacar as de cobre, para ambientes mais rústicos e as folheadas a ouro e outros materiais nobres”, indicam.

Segundo Iara, para o dia a dia é ideal a cuba de semi-encaixe. “Elas são mais práticas para o manuseio e evita que a água molhe o chão”, salienta. Fabiana e Laura destacam outras que também facilitam o cotidiano: “As cubas ovais e redondas não deixam juntar sujeira no fundo”.

Cubas de semi encaixe são as mais práticas para se usar no dia a dia. Foto: Daniel Mansur
Cubas de semi encaixe são as mais práticas para se usar no dia a dia. Foto: Daniel Mansur

Para quem ainda está em dúvida do poder das cubas, Fabiana e Laura garantem: “Por meio das cubas, o banheiro ganha personalidade e encanto”.

Leia mais sobre cubas na decoração.